Vale a pena fazer faculdade? Esse é um questionamento de peso. Capacitar-se e buscar aprimoramento constante é um grande diferencial para se destacar na área desejada.
Ter ensino superior e/ou especialização técnica adequada pode abrir muitas portas no mercado de trabalho e, para quem já está inserido no meio corporativo, garantir uma promoção no emprego atual.
Tem dúvidas se vale a pena fazer faculdade? Veja se cursar uma graduação é uma boa opção para você
Vale a pena fazer faculdade? Quais as vantagens?
Nas décadas anteriores, o ensino superior era visto como um diferencial não-acessível. Hoje, com maiores oportunidades de ingresso, o curso superior passou a ser um pré-requisito para ocupar cargos específicos.
De fato, a faculdade ainda é um espaço amplo de aprendizado e desenvolvimento de habilidades e competências. Confira as principais vantagens!
Escassez de mão de obra capacitada
Atualmente, falta mão de obra capacitada no Brasil. Isso quer dizer que, cada vez mais, estão abrindo vagas de trabalho que não são preenchidas por não haver pessoas suficientes que estudaram e se especializaram para ocupar o cargo.
Aliás, não estamos falando apenas de especialização como pós-graduações. Vagas que exigem formação como curso técnico, tecnólogo e até mesmo licenciatura deixam de encontrar profissionais qualificados.
Crescimento pessoal e profissional
A experiência de cursar uma graduação vai muito além de adquirir conhecimentos específicos naquela área de atuação. O ambiente acadêmico também desenvolve o pensamento crítico, o respeito pela diversidade, a autonomia para resolver problemas e outras características fundamentais para o crescimento pessoal de qualquer indivíduo.
Networking
A faculdade é uma excelente forma de expandir sua rede de contatos. Lembre-se: professores universitários muitas vezes possuem os próprios escritórios, agências, consultórios, empresas e contatos no ramo.
Não apenas eles, mas seus colegas e demais profissionais podem auxiliar no seu crescimento. Portanto, assim como em cada área e momento da vida, vale a pena nutrir suas relações na faculdade.
Maiores salários
Apesar do seu ganho financeiro depender da carreira escolhida, pesquisas apontam que a média salarial daqueles que se formam em qualquer nível após o ensino médio é superior. Mais especificamente, uma pessoa com ensino técnico completo recebe quase 20% a mais.
Enquanto isso, alguém com graduação recebe o dobro, e aqueles com pós chegam a receber o quádruplo.
Estágios
Já falamos aqui sobre a diferença entre estágio e trainee. Agora, o que você precisa saber é que os estágios da faculdade são uma grande oportunidade para conhecer, na prática, diferentes áreas de atuação, empregadores e profissionais.
Nesse momento, você terá mais liberdade para descobrir suas preferências próprias e poderá ingressar no mercado de trabalho em locais que poderão escolher te efetivar como funcionário. Assim, você faz um test drive de áreas e empresas enquanto expande sua rede de contatos e oferece, também, uma amostra de suas habilidades como estudante.
Oportunidades na carreira
Quem cursa uma graduação, e/ou se especializa com uma educação formal pode direcionar a carreira com mais precisão. E o que isso significa? Que, se já estiver atuando profissionalmente, é possível seguir se qualificando para subir de cargo e conquistar remunerações ainda melhores.
Quais os principais desafios para fazer faculdade?
A jornada universitária pode ser um tanto desafiadora, mas os obstáculos ajudam você a se desenvolver, amadurecer e aprender – habilidades comportamentais desejáveis no mundo corporativo.
Veja os principais desafios enfrentados e saiba como contornar:
Pouco tempo para estudar
Para quem já está atuando no mercado de trabalho, pode ser difícil frequentar uma sala de aula. Uma boa opção é o Ensino a Distância (EaD), que traz vantagens como flexibilidade de horários, estudar de qualquer lugar e mensalidades mais acessíveis.
Duração do curso
Os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Porém, não são as únicas opções de graduação. Existem também opções como um Curso Superior de Tecnologia (ou tecnólogo), que dura de 2 a 3 anos e é focado em uma área profissional específica.
Essa formação foi criada especialmente para atender às necessidades do mercado de trabalho. O diploma de tecnólogo é de nível superior, o que possibilita ocupar cargos que exijam esse grau de escolaridade ou continuar os estudos com cursos de pós-graduação.
O preço da faculdade não cabe no orçamento
Um dos grandes dilemas ao se perguntar se 'vale a pena fazer faculdade' é a questão financeira. Para driblar esse problema, muitos buscam por Instituições de Ensino Públicas e bolsas de estudos, geralmente oferecidas pelos programas do governo ou nas próprias universidades privadas.
Além disso, é possível optar por créditos educacionais, financiamentos ou empréstimos bancários com condições especiais para estudar.
Crédito educacional para fazer faculdade, vale a pena?
O crédito educacional é uma excelente oportunidade para quem não consegue arcar com a mensalidade integral. Por meio dessa solução, o valor é dividido em dois momentos: uma parte durante a graduação e a outra após encerrar o vínculo com a Instituição de Ensino.
Dica: a Fundacred, por ser uma fundação sem fins lucrativos com propósito transformador, não cobra juros remuneratórios. Além disso, não exige que o estudante apresente a nota do Enem, ao contrário de programas governamentais.
Precisa de crédito educacional para entrar na faculdade?
Acesse o Portal da Fundacred e solicite agora mesmo!
Que tal uma mão para deixar a faculdade mais tranquila?
Agora que já vimos que vale a pena fazer faculdade, nada mais justo que falar de como realizar esse feito com valores que caibam no seu bolso.
Acesse agora o Portal Fundacred, selecione o curso e a Instituição de Ensino desejada e solicite já seu crédito educacional! O processo é 100% on-line e sem grandes burocracias.
A Fundacred já impulsionou o sonho de mais de 100 mil estudantes, e você também pode fazer parte dessa história!