Aqui no blog já falamos sobre as muitas vantagens de contratar o crédito educacional da Fundacred. No entanto, você sabe o que é um crédito educacional? Hoje vamos contar um pouco de como esse benefício para estudantes começou a ser utilizado para promover o acesso à educação.
O crédito educacional ajuda estudantes e instituições de ensino há muito tempo. Enquanto um realiza o sonho de se qualificar pela educação, o outro retém e fideliza alunos, além de evitar a inadimplência.
Como começou o crédito educacional?
Um pouco de história: o crédito educacional no Brasil surgiu em 1976. Mas foi na Colômbia, há mais de um século, que Gabriel Betancourt Mejía deu início a essa solução para estudantes.
Primeiramente, ele saiu batendo de porta em porta até encontrar um empresário que apostou nele e emprestou dinheiro para que Gabriel estudasse nos EUA. A gente já fez um vídeo contando como surgiu o crédito educacional. Não deixe de conferir!
Depois de estudar, ele voltou ao país e pagou o empréstimo. Após, implantou o primeiro modelo de crédito universitário colombiano. Esse modelo inspirou a criação da Apice, em 1969, projeto para que toda a América Latina tivesse o crédito educacional.
E então voltamos ao começo deste texto. Em 1976, o médico Rolf Zelmanowick, ao lado do padre Irmão José Otão e do professor Daniel Juckowsky, que haviam trazido a ideia da Colômbia, criaram a Fundaplub. Em 2015, ela se tornou Fundacred, sendo a pioneira de crédito no Brasil.
E o que é crédito educacional?
O crédito educacional é uma solução para que estudantes que não podem pagar o valor integral da mensalidade consigam estudar. Dessa forma, você faz o seu curso, no seu tempo, e paga apenas um percentual do valor enquanto estuda. O restante do pagamento é feito após a conclusão.
Mas para quem é destinado o crédito educacional?
Todo estudante que quiser utilizar o crédito educacional pode contratar. O crédito educacional da Fundacred não tem restrição quanto a renda familiar, por exemplo, pois apenas a renda do fiador é analisada.
Além disso, não há exigências como nota da prova do Enem. É só fazer uma solicitação no Portal da Fundacred e passar pelas etapas de contratação, 100% digitais.
Também não podemos deixar de mencionar que temos as menores taxas do país e não cobramos juros remuneratórios. Faça já uma simulação no Portal da Fundacred para saber como ficará o pagamento da mensalidade com o crédito aplicado!