in ,

AmeiAmei

3 motivos para fazer faculdade de licenciatura

Você está na fase de escolher qual será a sua primeira, ou até segunda, graduação? Nesse caso, separe um minutinho para avaliar a faculdade de licenciatura como uma séria opção. 

Acima de tudo, sabemos o quanto os tecnólogos são relevantes para o mercado de trabalho. Também, o quanto os bacharelados são reconhecidos. Mas existem motivos muito importantes para te convencer a seguir a carreira do ensino e escolher a faculdade de licenciatura certa para você. Olha só:

1. O Brasil precisa de mais professores

No Brasil, existem apenas 2,5 milhões de professores, a maioria no ensino básico. Isso quer dizer que temos 22 alunos para cada professor. Um dos números mais altos de todos os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  

Enquanto isso, a China tem um professor para cada 12 alunos. Sim, o país que não é apenas o mais populoso do mundo, mas que tem uma população três vezes o tamanho da brasileira.

O cenário de baixa procura pelas faculdades de licenciatura leva a um baixo número de novos educadores no país. Dessa forma, professores e professoras que já trabalharam por décadas acabam adiando a sua aposentadoria para não deixarem seus postos vazios.

2. O Brasil precisa de mais professores qualificados

Veja bem, o nosso país não precisa somente de professores, mas sim de professores formados e que possam ensinar a matéria que estudaram. Na verdade, os números podem ser assustadores: 46,7% dos professores de ensino médio no Brasil não são formados na matéria que ensinam. Quando olhamos para os anos iniciais, essa taxa sobe para 63,1%. Esses números foram revelados pelo Censo Escolar 2019 feito pelo Inep.

Por isso, pesquise bem. Veja qual a sua afinidade entre as matérias do ensino fundamental e médio e decida qual ensinar. Você fará parte de um grupo seleto!

Afinal, menos de 20% dos estudantes universitários optam por uma faculdade de licenciatura. Desses, menos de 5% estudam física ou química, por exemplo. Mas não estamos falando apenas de exatas ou biológicas, matérias das ciências humanas como Sociologia, Música e Filosofia têm ainda menos estudantes universitários. 

3. Empregabilidade e estabilidade

Como não poderia deixar de ser, a lei da oferta e demanda impera na busca por um emprego. Assim, depois de tantos anos formando cada vez menos professores, esses profissionais se tornaram escassos e valiosos

Além disso, existe um sério potencial de estabilidade na profissão. Pois ser aprovado em uma vaga de concurso público traz tanto um diferente plano de carreira, quanto estabilidade profissional.

E aí, pronto para ensinar?

No fim das contas, faça essa escolha por você mesmo. O futuro da educação no país e desenvolvimento das futuras gerações são preocupações para você? Então, há uma grande chance que o ensino seja a carreira certa para você.

Mas seja qual for o seu próximo passo acadêmico, a Fundacred está aqui para você. Afinal, o nosso propósito é transformar vidas promovendo o acesso à educação!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Cursos_mais_procurados_CABECALHO

Graduação: saiba quais são os cursos mais procurados no Brasil

expericiencias_vida_universitária

6 Experiências da vida universitária fora da sala de aula