in

Estágio x trainee: qual a diferença?

Vivenciar as primeiras experiências na carreira escolhida é um grande passo para todo estudante! Assim, o estágio possui um importante papel para o desenvolvimento de competências profissionais

Aqui no blog, inclusive, tem post com dicas de plataformas para encontrar vagas. E quando falamos sobre recrutadores, saber passar café não é a única skill buscada (risos). 

Brincadeiras à parte, é importante relembrar que dentro dos programas de integração também existe o trainee. Da mesma forma que o estágio, o trainee é voltado para quem está iniciando a jornada no mundo corporativo.  

Contudo, você sabe a diferença entre os dois programas? Não? No post de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas!

Estágio

O estágio tem como foco estudantes de 16 anos ou mais que estejam cursando graduação, ensino médio ou técnico. Nessa ocasião, não há vínculo empregatício, ou seja, não segue as regras das contratações CLT

A carga horária diária de um estagiário costuma variar entre quatro e seis horas, no máximo. Já a de um colaborador efetivo é de oito horas, de acordo com as regulamentações trabalhistas.

Os contratos assinados não possuem uma duração mínima, porém, podem ser renovados por no máximo dois anos. Após esse período, o estagiário pode ou não ser efetivado, o que depende da disponibilidade de vagas e do desempenho nas atividades propostas.

Trainee 

Uma das maiores diferenças entre trainee e estágio é que os candidatos precisam estar no último ano da graduação ou terem concluído o curso há no máximo três anos. Aqui, a contratação é CLT, e o novo profissional escolhido é preparado para assumir futuros cargos de gestão na empresa. 

Espere ser incentivado a interagir com diferentes áreas corporativas, receber treinamento para se tornar especialista e também ter contato direto com gestores. Nesse sentido, as remunerações são consideravelmente maiores do que no estágio.

Outro aspecto bem diferente é que a vaga não precisa ser, necessariamente, na sua área de formação. Afinal, a empresa fornecerá a capacitação para que você desempenhe as funções do cargo.

Um recém formado em ciência da computação, por exemplo, pode se candidatar a um programa de trainee em um banco e desenvolver carreira em uma instituição financeira sem problemas. Você escolhe o caminho que tem mais a ver com seus objetivos!

E para concluir…

Apesar das divergências, tanto estágio como trainee são fundamentais para dar o start em uma jornada profissional de sucesso. E os estudos são indispensáveis nessa aventura, é claro.

Por isso, se precisar de uma ajuda financeira para conquistar o diploma, não deixe de conhecer nossos créditos estudantis, que permitem parte do pagamento agora e o resto depois de concluir o curso. 

Se liga nessas outras vantagens: menor taxa do segmento, ZERO juros remuneratórios e descontos em parceiros incríveis!

Faça já sua solicitação no portal!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Cursos do presente e futuro no INATEL

0

Quiz: Qual meme de 2022 é você nas férias?