Blog Fundacred

Financiamento estudantil bancário: vale a pena? - Blog Fundacred

Escrito por Eduarda Narciso | Jun 14, 2024 12:54:00 PM

O financiamento estudantil bancário é uma opção caso você não tenha conseguido o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ou outro programa disponibilizado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sabemos que a possibilidade é conhecida por ser mais direta, já que os alunos conseguem tratar de forma objetiva com o banco, mas será que vale a pena? 

Esse tipo de financiamento estudantil é considerado, pois os prazos de pagamento costumam ser maiores. Também há uma maior variação de escolhas, já que existem diversas empresas oferecendo o serviço. Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú são algumas delas.

Apesar desses fatores, outros itens a respeito do financiamento estudantil bancário precisam ser levados em conta. Pensando nisso, trouxemos pontos importantes para você prestar atenção. Confira!

Por que não fazer um financiamento estudantil bancário?

O custo do financiamento estudantil bancário é bastante elevado devido aos juros, às taxas e aos valores adicionais, que ultrapassam até mesmo os do FIES. Caso opte por esse tipo de contrato, analise a situação a longo prazo e veja se tem condições de arcar com a quantia prevista. Não seja pego de surpresa!

Existem opções melhores para facilitar o pagamento dos seus estudos, como o crédito estudantil, mas falaremos sobre isso mais adiante. Veja, agora, por que contratar um financiamento estudantil bancário pode não ser a melhor escolha para investir na sua formação. 

Análise para aprovar o financiamento estudantil

Os bancos exigem comprovação de renda para contratar o financiamento estudantil, ou seja, você passará por uma análise financeira. Caso esteja negativado, não poderá usufruir do benefício. 

A necessidade de um fiador, aquele que garantirá o pagamento da sua dívida, também está inclusa no processo de contratação. Se tiver algum problema nesses pontos, é melhor encontrar outra saída.

Não dá para atrasar

Para escolher esse tipo de financiamento estudantil, você também deve pensar sobre as possíveis multas e taxas extras relacionadas ao atraso. É claro que o plano é não deixar nenhuma parcela em aberto, mas saiba que isso pode aumentar bastante a quantia paga. 

Se você costuma esquecer parcelas ou tem uma renda que pode variar a ponto de influenciar sua prestação, talvez essa não seja uma boa alternativa. 

Nem todos são dinâmicos

Em grande parte dos casos, a contratação do financiamento estudantil bancário requer que o estudante vá até a agência para efetuar o financiamento. Nesse caso, também é necessário levar  uma declaração de aptidão emitida pela Instituição de Ensino, tornando o processo ainda mais burocrático.

Qual a melhor forma de estudar com mensalidades menores?

O financiamento estudantil bancário não é o único jeito de se capacitar e conseguir melhores oportunidades profissionais. Apresentamos a você o jeito mais acessível de atingir esse objetivo:

Crédito estudantil

O crédito estudantil é uma excelente pedida para quem quer estudar sem preocupação financeira. Com mais de 50 anos de experiência, a Fundacred é pioneira no segmento e já transformou a vida de mais de 100 mil estudantes. A fundação, que é sem fins lucrativos, oferece crédito para todas as modalidades de ensino. 

Como o crédito estudantil funciona?

Com o Crédito Estudantil da Fundacred, as mensalidades são divididas em dois momentos: uma parte durante o curso e a outra só depois de encerrar a jornada com a Instituição de Ensino. Os contratos são semestrais, ou seja, você pode utilizar o benefício por quantos semestres preferir.

Quais as vantagens do crédito estudantil?

São diversas as vantagens do crédito estudantil, incluindo a possibilidade de o estudante negativado também poder solicitar, ao contrário do financiamento por banco. Além disso, a nota do ENEM não é exigida, e não há limite máximo de renda, diferentemente do FIES. 

Veja outros motivos que comprovam por que o crédito é a melhor escolha!

Acesso à educação

As finanças te impedem de ingressar na Instituição de Ensino dos Sonhos? O crédito educacional é a solução. Mais do que um passaporte de acesso à educação, esse benefício ajuda você a dar o start na carreira

Zero juros remuneratórios   

A Fundacred não cobra juros remuneratórios pelos serviços prestados. Afinal, somos uma fundação sem fins lucrativos com o objetivo de transformar vidas promovendo acesso à educação.O que temos é uma baixa taxa administrativa para manter nosso sistema de retroalimentação. 

Pagamento facilitado

O Crédito Educacional da Fundacred permite o parcelamento das mensalidades do seu curso sem juros remuneratórios, como falamos acima. Os boletos de restituição podem ser facilmente acessados pelo Portal do Estudante, e as formas de pagamento são variadas. 

Como solicitar o crédito estudantil?

A solicitação do crédito estudantil é 100% digital e sem grandes burocracias. Basta acessar o Portal Fundacred e clicar em “Iniciar Solicitação”. Após, preencha as informações necessárias e envie os documentos solicitados. Para agilizar, listamos abaixo o que você precisa ter em mãos. 

Documentação necessária:

  • Documento de identificação seu e do fiador.
  • Comprovante de residência seu e do fiador.
  • Documento de identificação do seu cônjuge e certidão de casamento (se tiver).
  • Documento de identificação do cônjuge do seu fiador e certidão de casamento de ambos (se tiver).
  • Comprovante de renda do fiador.

Conheça o CredIES e o +MAISACESSO

O CredIES é o Crédito Estudantil da Fundacred para ensino superior. Nessa modalidade, você precisa de um fiador. Inclusive, algumas Instituições de Ensino conveniadas permitem que você tenha até dois fiadores. 

Lembrando que também temos uma opção sem fiador: o +MAISACESSO. Essa alternativa facilita a acessibilidade de pessoas negativadas, já que não analisa a renda. 

Estude pagando menos com a Fundacred! 

Acesse já nosso portal e inicie sua transformação de vida.

Conclusão

Apesar de popular, o financiamento estudantil bancário possui alguns obstáculos, tanto para a obtenção do benefício como para o pagamento dos valores. Neste artigo, apresentamos uma opção mais viável para facilitar a sua jornada: o crédito estudantil, solução sem juros remuneratórios e com o menor número de burocracias.