in

CredIES: da solicitação à aprovação do crédito estudantil

Muito falamos sobre o CredIES aqui no blog da Fundacred, afinal, ele é uma das melhores vantagens para estudantes que procuram crédito estudantil para graduação ou pós. Ainda assim, pensamos que faltava um conteúdo mais completo sobre o nosso queridinho. 

O blog já abordou, por exemplo, o que é crédito educativo e como funcionam os tipos de crédito estudantil da Fundacred. No entanto, ainda que tenhamos alguns pontos explicados, o objetivo hoje é apresentar, aqui, o CredIES de maneira aprofundada. Segue o nosso guia:

O que é o CredIES? 

O CredIES é um crédito educacional promovido pela parceria entre a Fundacred e as Universidades conveniadas. Com ele, você paga parte da mensalidade enquanto cursa e o restante só ao concluir os estudos (ou quando terminar seu vínculo com a instituição escolhida). 

Como funciona na prática?

O CredIES funciona com a contratação do crédito educacional, por parte do(a) aluno(a), por quanto tempo precisar e de acordo com seu orçamento e projetos. 

Acompanhe os passos: 

  • Primeiro, você acessa o Porta da Fundacred;
  • Depois, seleciona a instituição e curso de sua preferência e clique em “solicitar crédito”;
  • Em seguida, informa quem será seu fiador;
  • Finalizando, você envia, pelo Portal e de maneira 100% digital, os dados e documentos seus e de seu(a) fiador(a) para que a gente analise; 
  • Por último, é só aguardar a aprovação da Fundacred, que pode levar até três dias úteis, e da sua Universidade. 

Assim que a análise for feita, um retorno sobre a aprovação ou reprovação será enviado por e-mail. Além disso, você pode acompanhar o status pelo Portal do Estudante, se preferir.

Caso reprove, não tema. Você saberá o motivo da reprovação e poderá corrigir os erros, bem como reenviar a solicitação para análise. 

Quem pode ser fiador(a)? 

Algumas faculdades exigem que o CredIES seja autorizado com apenas um(a) fiador(a). Neste caso, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, não estar negativada e nem ter união civil, estável ou ser casado(a) com você.

Agora, se sua instituição de ensino permitir dois fiadores(as), as mesmas regras se aplicam. Nesse caso, ambos podem ser cônjuges entre si. 

Lembramos também que a renda familiar e o crédito do fiador (ou fiadores) serão analisados pela Fundacred e precisam chegar ao valor mínimo – que é informado durante a solicitação do crédito estudantil. 

É possível solicitar se já estou cursando? 

Na maioria das Instituições de Ensino, sim! A dinâmica é exatamente a mesma e o processo segue igualzinho como nas orientações anteriores. Consulte o regulamento da universidade escolhida. 

Consigo simular antes?

Sim! O CredIES permite uma simulação totalmente sem compromisso, também no Portal da Fundacred. Por lá, você seleciona o local e o curso desejados. 

Ah, caso não encontre a Instituição que você deseja e esteja disposto a uma mudança, a Fundacred ajuda você a achar uma Universidade que seja próxima do seu endereço – ou de fácil acesso. Basta entrar no nosso site, ativar o filtro da sua localização e ver as Instituições de Ensino que aparecem em “Veja o que encontramos”.

Depois, é só preencher o valor da mensalidade, seu e-mail e simular o crédito estudantil. Nosso simulador mostra a mensalidade de acordo com a porcentagem de crédito da instituição. Ou seja, o crédito pode variar conforme a parceria que a universidade tem com a Fundacred. 

Você consegue ter acesso, portanto, ao que paga durante o curso e o valor que pagará também depois de concluir os estudos. Simule para medir o impacto no seu orçamento! 

Esses valores também podem variar, conforme as  mudanças na mensalidade do seu curso, ok? Se sua universidade aumentar os valores do curso, as parcelas serão ajustadas de acordo.

Posso solicitar se estiver negativado(a)?

Sim! Estar com o nome sujo não é um problema para o CredIES. Mesmo negativado(a), você consegue solicitar o crédito estudantil da Fundacred. Conforme falamos, apenas o(a) fiador(a) tem seu crédito analisado. Dessa forma fica mais fácil para estudar!

Quais documentos preciso?

Durante a solicitação do CredIES, você poderá anexar os documentos no próprio Portal. No entanto, não precisa se preocupar, nosso site é seguro e seus dados são tratados seguindo todas orientações da LGPD.

Esses documentos são fundamentais para garantir a segurança e o bom funcionamento do crédito estudantil para todas as partes envolvidas: você, a Fundacred e a Instituição de Ensino. 

Confere o que precisa ser apresentado: 

  • Documento de identificação: seu e do(a) fiador(a)
  • Comprovante de residência (seu e do fiador)
  • Documento de identificação do(a) seu(sua) cônjuge e certidão de casamento (se tiver)
  • Documento de identificação do(a) cônjuge do(a) seu(ua) fiador(a) e certidão de casamento (se tiver)
  • Comprovante de renda do(a) fiador(a)

Fui aprovado(a). E agora? 

Quando sua solicitação for aprovada, o contrato será disponibilizado no Portal do Estudante. Dessa forma, na primeira folha do contrato você verá instruções sobre os próximos passos de acordo com os requisitos da sua Instituição. Entretanto, geralmente você precisará:

  • Imprimir o contrato;
  • Assinar e recolher assinatura do(a) seu(ua) fiador(a);
  • Reconhecer as assinaturas em cartório;
  • Enviar ou entregar o contrato assinado para a Instituição de Ensino ou diretamente na Fundacred;

Agora que você já está por dentro de todo o processo envolvendo o CredIES, basta solicitar! Caso você não queira subir toooooodo o texto para achar o link, sem problemas. Nós te ajudamos: simule e solicite seu CredIES!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Lato sensu e stricto sensu: qual a diferença?

Me formei em Farmácia ou Fisioterapia, e agora?