Muitos dos nossos beneficiários têm essa dúvida: afinal, a Fundacred cobra ou não cobra taxa de juros? Isso porque alguns desconhecem os tipos existentes e a diferença entre essas cobranças!
Sob esse ponto de vista, hoje vamos explicar dois em especial: a taxa de juros remuneratórios e a taxa de juros moratórios.
Taxa de juros remuneratórios
Primeiramente, os juros remuneratórios são aqueles que você paga geralmente quando faz um financiamento ou empréstimo privado. Ou seja: a instituição, pessoa jurídica ou física, cobra um valor extra para financiar, ceder ou emprestar esse dinheiro a você.
Essa taxa de juros também pode ser chamada de juros compensatórios e é medida, todo mês, pelo Banco Central. Se os valores cobrados por bancos, instituições financeiras ou afins for maior que a média determinada por essa autoridade, a quantia é considerada abusiva.
Taxa de juros moratórios
Em contrapartida à taxa de juros remuneratórios, também temos os valores moratórios ou igualmente conhecidos como juros de mora. Esses são aqueles valores que você paga por atrasar um pagamento ou descumprir um contrato!
Nesse sentido, a quantia cobrada acontece de acordo com o quanto você deve e aumenta conforme o atraso do seu pagamento. Ou seja, quanto mais tempo você levar para quitar a dívida, maior serão os juros no montante final, pois eles são somados pelos dias de atraso após a data do vencimento.
Esse acréscimo por dias devidos acontece em qualquer boleto que você precise pagar, seja por convenção contratual ou por constar nos termos do Código Civil Brasileiro. Em resumo, não é um valor estipulado pelas próprias instituições, diferente dos juros remuneratórios.
E a Fundacred?
Por fim, depois de conceituarmos dois tipos de taxa de juros, vale ressaltar: a Fundacred não cobra juros remuneratórios. Em outras palavras, não cobramos juros pelo serviço de crédito educacional prestado.
Já falando de juros moratórios, você só pagará o valor acrescido, nesse caso, se atrasar o pagamento dos seus boletos, assim como em qualquer outra instituição ou empresa.
Agora que você já sabe a diferença e também já tem conhecimento sobre como nosso crédito funciona, pode simular e contratar sem medo! Acesse o Portal do Estudante e saiba mais sobre as modalidades para ensino superior, técnico, básico e cursos Livres.