in

AmeiAmei

Qual a diferença entre Curso Técnico e Tecnólogo?

Ao falarmos em Curso Técnico e Tecnólogo, criamos a falsa sensação de que ambos significam a mesma coisa, apenas porque os termos são parecidos. Mas isso não é verdade!

Os Tecnólogos fazem parte da modalidade Ensino Superior, já os Cursos Técnicos da modalidade de Ensino Técnico. Sabemos disso tão bem porque temos soluções de crédito estudantil para ambos os casos: o CredIES e o CredTEC

Por outro lado, as diferenças entre as opções vão muito além da categoria. E hoje você vai descobrir quais são, caso queira optar por alguma das duas. 

Leia mais: Faculdade ou técnico: o que vale mais a pena?

Tempo

À primeira vista, o que mais pesa é o tempo! Isso porque, para cursar alguma dessas alternativas você precisa estar em momentos específicos da vida. 

Além disso, a duração dos cursos também é diferente. Enquanto um Curso Técnico pode ir de meses a três anos, o Tecnólogo dura entre quatro e seis semestres

Nesse sentido também, como citamos no início, você precisa de alguns requisitos para estudar um ou outro. No caso do Técnico, as exigências podem variar entre determinar que você tenha apenas o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio completo. 

Em contrapartida, caso queira fazer um Tecnólogo, você obrigatoriamente precisa ter finalizado seu Médio, como todo curso de Ensino Superior exige

Formato

Do mesmo modo que no tópico anterior, o formato do Técnico tem algumas especificidades. Ele pode ser cursado em diferentes opções, conforme listamos: 

  • Profissional: um curso menos longo e voltado a quem já está inserido no mercado de trabalho, geralmente ainda no Ensino Médio.
  • Integrado: ideal se você ainda estiver cursando o Médio e desejar estudar os dois formatos ao mesmo tempo! Essa é uma alternativa que exige o Ensino Fundamental completo.
  • Concomitante: assim como Integrado, funciona caso você queira viver o Curso Técnico junto ao Ensino Médio. No entanto, você precisa ter concluído pelo menos o primeiro ano para se matricular na segunda modalidade!
  • Subsequente: por fim, essa é a escolha para quem terminou todos os anos do Ensino Básico e deseja se especializar em algo, sem necessariamente cursar o Superior logo em seguida. 

Ao contrário de todas as possibilidades citadas, o Tecnólogo funciona como uma faculdade. As aulas funcionam por semestres e todo o curso tem o mesmo objetivo, com poucas variações. 

Carreira

Não há como garantir que apenas por ter um Curso Técnico no currículo você será introduzido ao mercado de trabalho mais cedo. Assim como um diploma de Ensino Superior também não torna você apto automaticamente para cargos mais altos. 

O que temos, em relação às duas modalidades, são previsões! 

Por indicar uma aprendizagem mais prática, como o nome entrega, o Técnico costuma inserir os estudantes em seu ramo de forma ágil  E isso pelo estilo de ensino: a aula é “mão na massa” e ocorre conforme você igualmente aprende disciplinas básicas. 

Nesse sentido, também podemos mapear o mercado para a outra alternativa. Cargos de liderança e coordenação costumam exigir o diploma de Ensino Superior, ou seja, o Tecnólogo torna-se mais viável para esse objetivo. 

Contudo, como dito no início, os diplomas não asseguram uma realidade específica! Tudo vai depender do tipo de profissional que você se tornar. 

Crédito

Sopramos uma dica no início do texto, mas não custa ressaltar: se o seu desejo é cursar qualquer uma das opções com mais tranquilidade financeira, os créditos também são diferentes. 

Aqui na Fundacred temos para todas as modalidades, mas, no caso do CredIES e do CredTEC, os benefícios seguem os mesmos. Você consegue pagar uma parte dos estudos agora, enquanto cursa, e o restante fica para depois da conclusão

Além dessas vantagens, a taxa administrativa da Fundação também é a menor do segmento. Também não cobramos juros remuneratórios, uma prática dos financiamentos estudantis bancários, por exemplo.

Quer saber mais? Acesse nosso Portal, confira todos os detalhes e simule valores sem compromisso! Esperamos você. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Finanças comportamentais - colagem com cédulas de dinheiro e anotações

Finanças comportamentais: uma análise sobre gastos

Star Wars: colagem para representar as classificações da ordem Jedi

Star Wars: descubra sua classificação na ordem Jedi!