in

AmeiAmei LegalLegal UAUUAU HahaHaha

Você tem skills necessárias para profissões do futuro?

Em um mundo cada vez mais automatizado, é óbvio dizer que as profissões do futuro também exigirão mais habilidades. Elas, por sua vez, são chamadas atualmente de “skills”, que nada mais é do que a tradução da palavra para o inglês. 

Vamos pensar sobre isso juntos?

Leia também: O que é e qual o papel da educação empreendedora?

A conta é básica: se todo dia surgem novas tecnologias e elas estão substituindo muitas funções humanas, suas competências como profissional devem se destacar. Por outro lado, o mercado não está mais à procura de aptidões básicas, ele quer que você prove que é indispensável!

Com isso em mente, você pode investir em técnicas de marketing pessoal para aplicar na carreira, é claro. Em contrapartida, saber exatamente em quais skills depositar energia pode te economizar tempo. E esse é o post perfeito para esse caso!

Dá uma olhada em quatro habilidades que separamos para você estar em dia com as profissões do futuro. Caso você não tenha, por natureza, alguma delas, também consegue exercitá-las com as nossas dicas…

Pensamento analítico e crítico 

Igualmente ao que falamos nos primeiros parágrafos, ao contrário de sistemas automatizados, você tem características analíticas e críticas como aliadas. Afinal, você é um ser humano! 

O que precisa ser avaliado para as profissões do futuro é a forma como esses pensamentos são impostos. Se tiver um perfil mais operacional e não gostar de se envolver tanto em debates, talvez seja melhor reavaliar esse comportamento. 

É claro que uma linha tênue também é essencial nesse processo!

Não basta apenas discordar por discordar, ou fazer comentários rasos: um perfil analítico exige bons apontamentos e que você também esteja por dentro dos detalhes. 

Para exercitar isso no seu trabalho atual, procure pesquisar referências, comparar projetos com concorrentes e apresentar até mesmo seus gostos pessoais quando for solicitado. Talvez você seja o público-alvo de um serviço ou produto e essa visão fará toda a diferença!

Criatividade e originalidade

Com essa habilidade, alguns pensamentos podem surgir: qual a novidade em ser criativo? Não é óbvio que precisamos criar? Sim, de fato! Mas o que muda, para as profissões do futuro, é a originalidade

Estamos em um mundo repleto de informações e é muito difícil encontrar uma ideia que, efetivamente, não tenha saído de outra. Dentro disso existe a referência, a transformação e a cópia ou plágio. 

Nem precisamos dizer que dos últimos você deve fugir, certo?

Mas voltando a falar dos primeiros, eles também são sobre criatividade! Isso porque você consegue captar padrões e transformá-los em algo novo. 

Dentro do trabalho, esse processo criativo pode surgir de absolutamente tudo: um filme que você assistiu, um livro lido no final de semana ou mesmo de outros profissionais que você admira. 

Lembre-se: referência não é a mesma coisa que cópia, mas saiba diferenciar isso. 

Resolução de problemas

Podemos, como sociedade, estarmos em evolução, mas uma coisa é fato: evoluir também traz alguns problemas. Saber resolvê-los é o que te levará mais longe!

Nesse sentido, estudar sobre o Design Thinking e o poder das soluções criativas é uma opção, já que o conceito fala justamente sobre soluções. Porém, se já tiver essa característica na sua personalidade, melhor ainda. 

Importante dizer também que, quando falamos do tema, não estamos nos referindo a somente utilizá-lo no surgimento de uma questão específica. Ele igualmente funciona para evitar situações! 

Quando você é bom em resolver, também consegue prever conflitos e possíveis obstáculos. Ou seja: se torna necessário dentro de uma empresa ou posição, principalmente para profissões do futuro. 

Liderança

Falando em se tornar necessário, ninguém é tão indispensável quanto um bom líder! Não por acaso todos os setores têm um, certo?

Ao contrário desse pensamento, também podemos enxergar a liderança como uma habilidade para qualquer cargo! Se você é Estagiário, Assistente ou Analista, mesmo não necessariamente comandando um time, consegue dirigir suas emoções e projetos. 

Do mesmo modo, conduz bem suas tarefas do dia e consegue gerir pequenas crises que possam afetar sua pauta. Isso, por sua vez, também é ser um bom líder. 

Ainda assim, se você não possui, por natureza, essa skill específica das profissões do futuro, tudo bem! 

Construí-la, nesse caso, pode ser mais trabalhoso e envolver cursos ou treinamentos, ao contrário das demais que citamos. No entanto, é totalmente possível exercitar essa competência e chegar a um posto de coordenação, caso esse seja seu objetivo final.

Estude, pratique e saiba se posicionar! Os resultados virão. 

Leia também: Finanças comportamentais: uma análise sobre gastos

Além das skills…

Depois de ter conhecimento sobre as habilidades mais valorizadas nos próximos anos, precisamos também falar dela: a educação!

Não podemos considerar o estudo uma skill, já que ele não se trata de uma aptidão e sim de uma ação direta. Mas, seja como for, ele é muito importante para as profissões do futuro (e para as atuais também). 

Portanto, além de exercitar o seu perfil profissional, você também precisa investir nessa área da vida. E tudo fica ainda mais fácil com o crédito educacional da Fundacred! 

Temos opções para todos os níveis de ensino (Superior, Técnico, Básico e Cursos Livres) e com a gente você paga apenas uma parte enquanto estuda. O resto fica para depois da conclusão do curso!

Acesse o Portal da Fundacred para saber mais.  

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Dicas de marketing pessoal para aplicar na sua carreira

Metaverso: descubra 10 cursos sobre o futuro da tecnologia