in

AmeiAmei

O que é e qual o papel da educação empreendedora?

A princípio, o termo educação empreendedora nos remete a negócios, certo? Ainda que você ligue o conceito também ao ensino, é inevitável pensar que estamos falando de algo diretamente conectado a empresas, ao comércio ou ao mercado. 

Por outro lado, a relação que você talvez não faça automaticamente é a de como o empreendedorismo pode ser indispensável na educação como um todo. Ou seja, como seria interessante que aprendêssemos ideias ligadas a ele desde a escola, por exemplo. 

Leia também: Finanças comportamentais: uma análise sobre gastos

Tais ensinamentos não servem apenas para formar novos empresários e empreendedores, apesar de eles estarem crescendo exponencialmente no Brasil. A ideia é que você, ao ter mais contato com uma educação empreendedora, também consiga aplicar habilidades em sua vida pessoal! 

Que tal elencarmos algumas?

Leia também: 10 exercícios mentais para turbinar seu cérebro

Criatividade

Antes de mais nada, a criatividade é o ponto de partida do empreendedorismo. Afinal, se você pensa em abrir um negócio, a primeira coisa a se fazer é justamente criá-lo do zero. Ou seja, delimitar o quê, para quem, onde e quando. 

Por outro lado, também podemos trazer essa capacidade para o nosso dia a dia. Quando você se depara com um problema, conflito ou obstáculo, precisa ser criativo para encontrar uma solução!

Nesse sentido, a criatividade pode ser usada no trabalho, mesmo que você não seja diretamente um empreendedor, com a família ou com os amigos. E se todos estabelecêssemos contato, desde criança, com a educação empreendedora, poderíamos exercitar essa competência há muito mais tempo.

Empatia

Do mesmo modo, não há como falar de empreendedorismo sem falar de pessoas. E pessoas demandam empatia. Com o mundo, com os outros e com si mesmas! 

Em outras palavras, quem inicia um novo negócio precisa, de algum modo, saber lidar com colaboradores e clientes, mesmo que essa não seja sua função direta. Assim também funcionam nossas relações interpessoais, certo?

Precisamos, a todo o momento, nos relacionarmos com outros seres humanos. Estes, por sua vez, têm suas próprias vivências e realidades. E é isso que nos torna tão diferentes e únicos! 

Mas, no meio disso tudo, a empatia é o que torna esse processo mais simples e natural. Assim, com a educação empreendedora, você também é capaz de aprender e exercer essa aptidão tão importante. 

Liderança

Se você for um bom empreendedor, não necessariamente será um bom gestor. Em contrapartida, seu negócio terá mais resultados se você também for um bom líder! 

Seja como for, na vida precisamos dessa habilidade e não apenas para estar no lugar de comando. A liderança nos dá mais autonomia, poder de decisão e gerenciamento para enfrentar desafios. 

Quando você pratica a liderança, aprende sobre como coordenar sua casa, por exemplo. Também está apto para cargos de chefia em outras empresas, para se dar bem em trabalhos em grupo na faculdade e para participar de grandes projetos. 

Da mesma maneira, consegue liderar resoluções de problemas e, junto com a criatividade, outra habilidade que a educação empreendedora proporciona, isso se torna ainda mais fácil!

Comunicação

Por fim, o empreendedorismo também exige que você saiba se comunicar. Seja com outras pessoas ou apenas sobre suas decisões! E essa é uma competência que complementa todas as outras. 

Quando nos comunicamos bem, conseguimos ser mais criativos, aperfeiçoamos a empatia e tornamos o papel da liderança mais dinâmico. E essa comunicação pode acontecer dos mais variados jeitos: por meio da escrita, da fala ou de qualquer outra forma de expressão. 

Seja como for, a educação empreendedora ajuda você a treinar essa aptidão e tornar sua suas ideias ainda mais prontas para a vida! 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse conceito, também pode, como o nome já diz, estudar de forma aprofundada sobre ele. Principalmente se esses conteúdos não foram apresentados a você desde a escola, como seria o ideal. 

Uma Graduação ou Pós voltada ao empreendedorismo pode cumprir esse papel, assim como um Curso Livre relacionado à área. 

Aqui na Fundacred temos crédito estudantil para os dois casos (CredIES e CredNEO), o que torna tudo ainda mais fácil. Para saber mais, basta acessar o nosso Portal!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Star Wars: colagem para representar as classificações da ordem Jedi

Star Wars: descubra sua classificação na ordem Jedi!

3 coisas para aprendermos com Malala Yousafzai