in ,

LegalLegal AmeiAmei

Google Acadêmico: como usar na sua rotina de estudos

Se você está na internet, também está no Google, isso é fato. Não há como não utilizar  o buscador, considerando que há mais de 3.5 bilhões de pesquisas realizadas nele por dia. Mas você já conhece o Google Acadêmico?

Apesar de levar esse nome, que remete a um ambiente universitário, a ferramenta tem várias funções, servindo para estudantes de qualquer nível de ensino. E hoje você vai aprender a usá-la na sua rotina de estudos!

Leia também: O que é e qual o papel da educação empreendedora?

O que é o Google Acadêmico?

À primeira vista, e de acordo com a própria plataforma, o Google Acadêmico é uma maneira simplificada de realizar pesquisas em meio à literatura acadêmica. Com ele você consegue acessar artigos, teses, livros, monografias e muito mais!

A ferramenta foi criada oficialmente em 2004, chamada de Google Scholar, mas foi em 2006 que ganhou uma versão brasileira e passou a oferecer pesquisas também em português. 

Em contrapartida ao Google usual, ao qual estamos acostumados, o Acadêmico não abrange pesquisas em páginas de qualquer tipo, como blogs e sites. Ele é totalmente focado no estudo e, por isso, pode facilitar sua rotina. 

Abaixo estão três formas de utilizá-lo!

O Google Acadêmico para pesquisar citações

Ainda que você não esteja na fase do Trabalho de Conclusão de Curso, lá no final da faculdade, citações podem ser importantes para tarefas e provas, independentemente do seu nível de ensino. E a plataforma é extremamente útil para esse fim! 

Nesse sentido, ao pesquisar um tema específico como “Marketing Digital”, você vai encontrar uma variedade imensa de autores, tanto de livros como de outros trabalhos, que já pesquisaram ou construíram algum material acadêmico acerca do assunto.

Logo, depois que você encontrar um trecho ou argumentação de seu interesse, pode citá-lo no seu artigo, texto ou redação, dando os créditos, é claro. 

Em conclusão, o Google Acadêmico é uma excelente ponte para você conhecer outros estudantes, acadêmicos, profissionais e autores que talvez você não teria acesso se não estivesse pesquisando especificamente na plataforma. 

O Google Acadêmico para acessar bibliotecas e livros

Ainda falando de como a ferramenta pode ser uma ponte para o conhecimento, você sabia que ela é vinculada a diversas bibliotecas gratuitas mundo afora? 

Por outro lado, nem todos os conteúdos, principalmente os livros, são liberados para acesso. Alguns cobram uma taxa e outros exigem que você adquira a obra completa. 

Ainda assim, você consegue visualizar trechos específicos, se quiser, e um número limitado de páginas (o que pode te ajudar se sua pesquisa não precisar ir tão a fundo). 

Caso você tenha acesso a alguma outra plataforma específica e universitária, como a biblioteca de Yale, por exemplo, você também consegue adicioná-la nas configurações. Ou seja: é possível organizar seu acervo de pesquisa em um só lugar!

Leia também: Educação financeira: 5 livros para ler nas férias

O Google Acadêmico para monitorar assuntos específicos

Por fim, além de todos os conteúdos disponíveis, o Google Acadêmico também permite que você crie alertas sobre algum tema! Isso mesmo: você pode ficar atualizado mesmo sem pesquisar todos os dias diretamente pelo buscador. 

Igualmente dentro das configurações, você consegue adicionar notificações específicas para cada vez que uma palavra-chave for citada em algum material. Assim também funciona com autores! Você passa a receber todas as publicações de uma pessoa em especial ou, caso o autor for renomado, de cada vez que esse nome for citado também.

Essas notificações vão direto para o seu e-mail, facilitando muito o processo de estudo ou da construção de algum projeto. 

Agora que você já sabe mais sobre uma ferramenta que pode te acompanhar em todos os níveis de ensino, também vale saber que a Fundacred tem a mesma função! Nossas opções de crédito educacional vão do Ensino Superior aos Cursos Livres e ajudam você a pagar seus estudos de uma maneira mais tranquila e sem burocracia. 

Curtiu? Acesse nosso Portal e simule valores! A gente promete que sua rotina vai ficar ainda mais flexível do que quando você usa o Google Acadêmico. 😁

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

3 coisas para aprendermos com Malala Yousafzai

4 séries para maratonar e refletir sobre profissões