in ,

AmeiAmei LegalLegal

Educação financeira: 5 livros para ler nas férias

De zero a dez, quão bem você consegue administrar suas finanças? Qual seu atual conhecimento sobre educação financeira?

Sabemos que o sistema de ensino no Brasil não nos prepara para lidarmos com isso. Não somos ensinados sobre a importância de poupar dinheiro, de investir, e de ponderar antes de realizar uma compra. Não aprendemos, também, como evitar cair em armadilhas que nos fazem pagar altos juros, ou até mesmo fugir das ciladas que levam nosso nome para a lista do temido SERASA.

Leia também: Dicas para limpar o nome e aumentar seu score

Por outro lado, talvez você esteja pensando que esse post não serve para você, uma vez que você recebeu uma educação financeira de qualidade. Talvez você pertença ao raro grupo de pessoas no Brasil que se sentem seguras com o dinheiro ao ponto de não precisar se preocupar com futuras dificuldades. 

Bem, temos uma notícia: com educação financeira, ou sem educação financeira, a instabilidade pode chegar a qualquer momento

Leia também: Planejamento financeiro para pagar a faculdade

Mas não se preocupe! Não viemos aqui para te assustar. Na verdade, estamos aqui para te mostrar que educação financeira vai muito além da matemática, e que qualquer um pode começar a se organizar financeiramente, e a qualquer momento, não importa se sua renda é baixa ou alta.

Já chega de enrolação! Preparamos 5 indicações de leituras que vão te ajudar a se planejar financeiramente e a se programar para qualquer evento que o futuro reserve para você! Vamos lá? 

1. Orçamento sem Falhas – Nath Finanças

Antes de mais nada, temos uma pergunta: você é do grupo que não entende nada de finanças? Se a sua resposta for sim, não precisa se desesperar. Nath Finanças, listada na Forbes Under 30 de 2020 como um dos destaques do mundo das finanças no Brasil, te ensinará, em seu livro Orçamento sem Falhas, como montar um planejamento financeiro pessoal.

A autora explica que para nos organizarmos financeiramente, precisamos refletir sobre nossa realidade, as pressões sociais que sofremos, o que é realmente necessário para nossa vida, o que é desejo temporário e quanto vale a nossa hora de trabalho. Assim, saberemos quantas horas estamos perdendo ao fazer uma compra. 

Leia também: Como economizar enquanto estuda?

Contudo, é necessário anotar em um papel, ou em uma planilha de Excel, nossa receita, nossos gastos, e nossos objetivos. A partir do entendimento sobre quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai, somos capazes de cortar os gastos desnecessários e poupar um pouco todo mês.

A autora ensina também como evitar os dois maiores “vilões” das finanças: dívidas e cartão de crédito. Por fim, também é elucidado que podemos expandir nossa educação financeira através do estudo das ferramentas financeiras do mercado. Aprenda mais sobre o sistema financeiro e deixe de ser escravo das preocupações! 

Capa do livro “Orçamento sem Falhas”

2. Dinheiro: Os Segredos De Quem Tem – Gustavo Cerbasi

Da mesma forma que no item anterior, onde fizemos uma pergunta provocativa, agora pare um pouco e tente lembrar de alguma situação em que você tenha se arrependido de gastar dinheiro. Pensou em várias, não é? Algumas dessas situações passam despercebidas, mas a verdade é que elas são mais rotineiras do que pensamos. 

Gustavo Cerbasi, um dos maiores consultores financeiros do Brasil, explica em seu livroDinheiro: Os Segredos De Quem Tem que isso ocorre porque damos mais importância a uma nota de R$100,00 do que às notas de valores menores. De real em real acabamos gastando centenas de reais!

Nesse sentido, já pensou o quanto você economizaria se desse valor para cada centavo? O autor esclarece que a fórmula para não sofrer financeiramente é dar valor ao dinheiro e investir parte do que você ganha. Afinal, investimentos geram juros compostos, e juros garantem uma renda extra. 

Seja como for, se você deseja se organizar financeiramente a fim de conquistar tranquilidade, então, não se esqueça dos principais ensinamentos desse livro: não gaste mais do que recebe, invista a diferença, e quando o dinheiro render, invista os juros para que um dia sua renda anual seja suficiente para viver tranquilamente. 

Capa do livro “Dinheiro: Os Segredos De Quem Tem”

3. The Total Money Makeover – Dave Ramsey

A indicação que temos agora é para você que gostaria de ter aprendido sobre educação financeira há tempos, e que, infelizmente, já adentrou o caminho, quase sem volta, das dívidas. O livro que apresentaremos é nada mais nada menos que o mais popular livro de finanças de todos os tempos!

Dave Ramsey, autor bestseller listado pelo New York Times, explica em seu livro The Total Money Makeover que é normal que dificuldades financeiras apareçam, e que, a partir delas, as dívidas surjam. Em contrapartida, não lutar para mudar a situação é um comportamento irresponsável. 

Então, a dica para se livrar das dívidas é começar listando-as das menores para as maiores. Segundo o autor, ao pagar as dívidas menores, acabamos por nos inspirar para lidar melhor com as dívidas maiores.

Em seguida, a próxima ação é criar um fundo de emergência. Deposite todo mês uma pequena quantia. Ainda que esse valor não cubra as suas dívidas, ele diminuirá suas chances de se endividar com emergências. 

Em conclusão: entenda sua realidade. Não compre um celular de R $5.000,00, se no seu orçamento só cabem R$1.500,00. Lembre-se sempre: só gaste seu dinheiro com aquilo que puder comprar, esqueça o resto! 

Capa do livro "The Total Money Makeover"

4. Idiotices que Pessoas Inteligentes Fazem com o Próprio Dinheiro – Jill Schlesinger

Jill Schlesinger, vencedora do prêmio Gracie Awards pela CBS News, aborda em sua obra Idiotices que Pessoas Inteligentes Fazem com o Próprio Dinheiro cada erro financeiro que cometemos, e apresenta as saídas mais inteligentes para cada problema.

Uma das maiores idiotices que cometemos quando se trata de planejamento financeiro é não falar sobre dinheiro. São raras as famílias que compartilham informações sobre as finanças com os mais novos. Dessa forma, os jovens costumam crescer sem saber se planejar para os gastos da vida adulta

Do mesmo modo, para te ajudar a evitar descontroles financeiros que podem surgir ao nos tornarmos “independentes”, a autora debruça-se sobre idiotices que devemos evitar cometer e possíveis soluções inteligentes para remediá-las. Vamos verificar algumas? 

  • Mantenha o controle do fluxo do seu dinheiro; 
  • Seja aberto sobre suas finanças com seu parceiro. Caso haja discussões por motivos financeiros, procure um consultor financeiro para te auxiliar; 
  • Evite débitos durante a faculdade para que isso não afete seus planos de carreira;
  • Tenha um fundo de emergência que possa suprir os imprevistos por, pelo menos, um ano
  • Invista seu dinheiro em ações de baixo risco

Ou seja, evite idiotices financeiras para que você possa aproveitar tranquilamente os frutos do trabalho duro que tem feito. Lembre-se: “errar no começo é normal, persistir no erro é burrice”. 

5. A Psicologia Financeira – Morgan Housel

Nossa última indicação é para provar que nossos resultados financeiros dependem apenas de nosso esforço individual. No livroA Psicologia Financeira, Morgan Housel, duas vezes vencedor do prêmio Best in Business Award, afirma que grande parte das más decisões financeiras que tomamos estão ligadas ao nosso ego. 

Segundo o autor, um dos maiores erros financeiros que as pessoas cometem é guardar dinheiro apenas porque possuem um objetivo específico, ou seja, comprar algo que é desejado. Por outro lado, ninguém pensa em poupar e se organizar sem nenhuma razão certa, ou melhor, para se preparar para imprevistos. 

A obra nos faz entender que possuir uma margem para acasos, nos permite seguir com nossos planos sem precisar abrir mão de nossos objetivos. Para não cairmos na armadilha de gastar nosso dinheiro de emergência e das nossas metas, lembre-se: ter o suficiente não é ter pouco. Não ceda à ganância.

Por último, Morgan Housel é enfático em afirmar que para se tornar livre financeiramente é preciso aprender a guardar mais do que gastar. Afinal, bons resultados requerem certos sacrifícios. Então, é indiscutível que, primeiramente, você se atenha ao que é essencial, para desfrutar, mais tarde, de suas conquistas!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

A Fundacred tem taxa de juros?

Por que uma instituição sem fins lucrativos ganha dinheiro?