in , , ,

AmeiAmei

Cursos técnicos: uma opção para você?

Você já ouviu falar em cursos técnicos profissionalizantes? Talvez sim, mas parece que não são todos, já que apenas 9% dos adolescentes terminam o ensino médio com um diploma de curso técnico. Contudo, saiba que os cursos técnicos têm o objetivo de preparar o aluno para exercer uma função no mercado de trabalho. Por isso, são também chamados de profissionalizantes. No entanto, só 5,2% dos brasileiros buscam essa formação depois de concluir o médio

Como resultado, o Brasil é o segundo pior colocado na categoria de formação técnica e profissional dos estudantes de ensino médio entre todos os 37 países membros e parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Mas, por que essa taxa é tão baixa aqui?

Antes de tudo, desinformação é a palavra chave a se pensar. Afinal, 77% dos estudantes de 14 a 17 anos não sabem que os cursos técnicos são opção de formação. Não apenas isso, mas a pesquisa encomendada pelo Itaú Educação no ano passado também descobriu que 69% dos mil alunos entrevistados gostariam de realizar um curso técnico durante o ensino médio se tivessem a oportunidade. 

E quais são as vantagens de fazer um curso técnico?

  • A sua duração é curta, podendo ser de 1 a 2 anos normalmente. 
  • Não é preciso ter o diploma do ensino médio para iniciar o seu curso técnico. É possível fazer os dois ao mesmo tempo.
  • Jovens com uma formação técnica recebem um salário em média 18% maior que aqueles que contam apenas com o diploma de médio.

Como escolher o seu curso técnico ideal?

Vamos lá, você já decidiu que tem pressa e quer sair da escola e logo ter uma profissão, podendo se inserir no mercado de trabalho. Mas aí surgem as dúvidas quanto a que curso escolher, onde cursar e como arcar com esse investimento. Certo? 

O Ministério da Educação (MEC) criou, este ano, um app que vai lhe ajudar a responder às primeiras duas perguntas: o SouTec. O aplicativo é gratuito, está disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android e é bem simples de usar. 

Nele você responde perguntas sobre o que gosta e não gosta de fazer para receber um resultado informando quais cursos técnicos se enquadram no seu perfil.

Captura de tela APP SouTec para cursos técnicos
Captura de tela APP SouTec para cursos técnicos

Além disso, após visualizar os resultados e delimitar seu raio de distância, o app informará as instituições de ensino mais próximas a você que possuem esses cursos técnicos. Nesse momento, você tem a possibilidade de filtrar entre instituições públicas ou privadas, cursos presenciais ou a distância, e, também, cursos integrados ao ensino médio ou não.

E agora, vamos falar de dinheiro?

Grande parte desses cursos são oferecidos por instituições privadas, e sabemos que mesmo sendo uma mensalidade mais baixa que graduações ou tecnólogos, ainda assim é algo que pode impactar o orçamento de muitos brasileiros. 

Pensando nisso, a Fundacred criou o CredTec: o crédito educacional para os cursos técnicos. 

Com o CredTEC:

  • Você paga apenas parte da mensalidade enquanto cursa. O restante fica para depois da conclusão do curso.
  • Você tem as menores taxas administrativas do mercado.
  • Sem juros remuneratórios.
  • O sistema de solicitação é simplificado e digital.

Quer começar agora? Acesse o portal, escolha a sua Instituição de Ensino, o curso desejado e faça a sua simulação agora!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Lições aprendidas com a trilogia High School Musical

Cursos_mais_procurados_CABECALHO

Graduação: saiba quais são os cursos mais procurados no Brasil