Sim, como o nome do serviço já entrega: existe um crédito estudantil para cursos técnicos, sabia? Estamos falando do CredTEC!
Antes de mais nada, vale ressaltar que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda em 2019 essa modalidade foi cursada por 49,3 milhões de pessoas que haviam concluído o ensino médio, conforme pesquisa divulgada pelo site Educa Mais.
As informações só comprovam a realidade da educação no Brasil. Ou seja, que os cursos técnicos são a possibilidade de acesso rápido ao mercado de trabalho. Então, por que não facilitar o ingresso ao ensino desse modelo?
Logo, a Fundacred, com seus mais de 50 anos de expertise, pensou nisso. E portanto criou o crédito estudantil para cursos técnicos, que permite uma parte do pagamento agora e o restante só depois.
Curtiu? Dá uma olhada em como funciona na prática!
Durante os estudos
Conforme falamos na introdução do post, o CredTEC permite que você pague apenas uma parte do curso técnico enquanto estuda.
Assim, você pode contratar no seu ritmo, conforme possibilidades e objetivos. Além disso, essa contratação pode ser feita mesmo que você esteja negativado(a), já que sua renda não será analisada, apenas a do(a) seu(a) fiador(a).
Durante esse período você também tem total acesso à Fundacred, caso queira tirar dúvidas por chat, WhatsApp ou e-mail.
Depois de concluído
Por outro lado, após concluir os estudos, você começa a pagar a outra parte do valor do seu CredTEC. Tudo com o mesmo tempo para quitar o saldo.
Igualmente nesta etapa, as mensalidades são acrescidas da menor taxa de crédito educacional do país: 0.35% ao mês. Do mesmo modo, as parcelas se mantêm com o mesmo valor, sem juros remuneratórios.
Tudo para você ter tranquilidade financeira e foco total nos estudos!
Como solicitar?
Por fim, para contratar o CredTEC, basta acessar o Portal da Fundacred e simular os valores da sua mensalidade. Depois, criar login e senha para solicitar, selecionando a instituição de ensino escolhida e o curso que você deseja fazer.
O passo dois está na indicação do(a) fiador(a), ou mais de um, se sua IE permitir. Após essa fase, você encaminhará os documentos necessários para serem analisados. Confira a listagem:
- Documento de identificação: seu e do(a) fiador(a)
- Comprovante de residência (seu e do fiador)
- Documento de identificação do(a) seu(sua) cônjuge e certidão de casamento (se tiver)
- Documento de identificação do(a) cônjuge do(a) seu(ua) fiador(a) e certidão de casamento (se tiver)
- Comprovante de renda do(a) fiador(a)
Em conclusão e com tudo enviado, a Fundacred e a instituição de ensino analisarão todos os documentos para liberarem a sua contratação. Se os arquivos enviados forem aprovados, o contrato será disponibilizado a você também lá no Portal.
Por fim, você e as pessoas envolvidas na contratação receberão um e-mail da Clicksign para assinarem o documento de forma eletrônica. Basta seguir as orientações e pronto!
Agora que você já sabe todos os passos, é só entrar no Portal e bater o martelo para cursar seu próximo curso técnico. Bons estudos!