in

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?

Terminou a faculdade e já está pensando na pós-graduação? Esse é quase sempre o primeiro caminho a ser escolhido, já que ele especializa o profissional exatamente na área desejada.

Por outro lado, algumas dúvidas podem surgir, já que existem muitas alternativas disponíveis. Aqui no blog, por exemplo, já existe um post abordando a pergunta: “Que tipo de pós-graduação escolher para prosseguir nos estudos?”. 

Sob o mesmo ponto de vista e ainda falando de conteúdos já publicados, também diferenciamos recentemente a pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, debatendo todas as suas oposições e semelhanças.  

Por fim, outra opção de especialização também tem chamado a atenção dos estudantes: o MBA. Afinal, qual a diferença dele para uma pós comum? Vamos descobrir suas particularidades na lista abaixo! 

Público

Primeiramente, é importante destacar que os públicos entre pós-graduação e MBA se diferem. Isso porque, no segundo caso, se enquadra qualquer estudante que deseja seguir se especializando em alguma área da sua graduação já cursada. 

Em contrapartida, o MBA é totalmente voltado para aqueles que desejam estudar, em uma nova etapa, no âmbito dos negócios. Ou seja: se esse é o seu caso, sua decisão já praticamente pode ser tomada aqui

Isso não quer dizer que alunos interessados na parte mais comercial e processual de uma profissão não podem estudar em uma pós-graduação usual, pelo contrário. 

Porém, é comum que quem opte por seguir uma carreira mais prática, escolha ser Mestre em Administração de Negócios. 

Estilo de aula

Conforme já entregamos no tópico anterior, um MBA é focado totalmente na parte prática de um negócio.

Independente da sua área ou graduação, esse tipo de curso vai exercitar suas tomadas de decisão, pensamento estratégico, habilidades com marketing e demais temas relacionados à administração de uma empresa ou marca. 

Já no caso da pós-graduação, isso é totalmente diferente. É claro que também são abordadas questões práticas, afinal, você estará se especializando em um assunto. Mas neste currículo também entram disciplinas teóricas, noções gerais sobre o tema e detalhes densos dentro de cada informação. 

Vale, portanto, refletir se o seu perfil de estudo é mais aprofundado ou “mão na massa”!

Finalidade

Por fim, agora entra a parte estratégica da decisão e também a noção de como e onde você pode aplicar um MBA ou uma pós-graduação. 

Como dissemos acima, não há uma regra básica que proíba alguns estudantes ou permita outros em cada caso. No entanto, é sensato que você analise seu plano de carreira e até mesmo seu curso para optar por uma alternativa ou outra

Vamos aos exemplos: se você cursou Psicologia na faculdade, provavelmente ao sair dela deseja se especializar em alguma das tantas abordagens que existem na área. Para isso, o mais indicado é uma pós-graduação comum, visando realmente tornar-se autoridade em tal conhecimento. 

Por outro lado, caso você tenha estudado Marketing, uma das mais visadas opções de mercado é a atuação estratégica dentro de grandes empresas ou instituições. Para isso, um MBA pode trazer noções processuais e técnicas que irão te preparar com essa finalidade. 

Deu para entender? Uma coisa não anula a outra, mas é muito importante que você saiba em que momento da sua vida isso entrará e de que forma esse estudo será aplicado.  

Preço 

De acordo com a 4ª Pesquisa Salarial da Catho Educação, publicada pela Forbes, profissionais pós-graduados em cargos de liderança recebem 47,2% a mais. Sendo assim, você já sai futuramente ganhando em qualquer um dos casos!

Agora falando especificamente dos preços, existem sim algumas variantes!

Segundo a Folha de S. Paulo, a média de valores de programas de MBA, ainda em 2017, totalizava cerca de R$ 32.000,00 aos estudantes. 

Em contrapartida, não há como saber ao certo uma média relacionada à pós-graduação. Isso porque, neste caso, existem uma infinidade de instituições, modalidades, cursos e cargas-horárias. 

O que podemos destacar, no entanto, é que por ser uma alternativa mais comum de se encontrar nas universidades e centros acadêmicos, a pós comum tem preços mais acessíveis

Que tal uma ajudinha?

Seja qual for a sua escolha, existem algumas opções de financiamento para pós-graduação que você pode cogitar. O CredIES, crédito educacional para Ensino Superior, é uma delas! 

Com ele, você paga uma parte da sua especialização enquanto cursa e o restante só depois de concluir os estudos. O mesmo também ocorre com o +MAISACESSO, crédito que também se aplica a essa modalidade, mas que não exige fiador. 

Ambos não exigem comprovação de renda, conta em banco ou cobram juros remuneratórios. E ainda contam com a expertise e segurança da Fundacred, instituição que há cerca de 50 anos garante o acesso à educação a milhares de estudantes!

Curtiu? Acesse nosso Portal, simule valores e defina seus próximos passos agora.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Estudante surpresa para representar a dúvida sobre o que fazer no ensino médio

O que fazer depois do Ensino Médio?

Menina ilustrando uma estudante da faculdade de administração

Faculdade de Administração: 3 motivos para cursar!