in

LegalLegal AmeiAmei UAUUAU

Metaverso: descubra 10 cursos sobre o futuro da tecnologia

A cada dia que passa, viver em um universo virtual 3D está se tornando realidade. Anunciado pela empresa dona do Facebook, a Meta, o Metaverso vem sendo um dos assuntos mais discutidos dentro e fora da internet. 

Nesse sentido, com o avanço das tecnologias disponíveis para o público em geral, novos meios de comunicação e interação surgiram na internet. Atualmente, um dos fatores perceptíveis é a maneira em que os seres humanos estão se relacionando.

Conforme o tempo passou, as formas de interação entre nós passaram por várias mudanças. O mesmo ocorreu com processos operacionais dentro das empresas, onde dispositivos de controle industrial tiveram aprimorações bastante significativas.

A tecnologia, por sua vez, é responsável por boa parte dessas mudanças. Após a internet se instaurar por completo na sociedade, o mercado de trabalho começou a acompanhar diariamente os avanços tecnológicos.

Antes que você comece a procurar o seu curso na “vida real”, procure analisar como será no “mundo digital”. Assim você saberá quais serão as carreiras que irão te proporcionar mais renda!

Leia também: O que é e qual o papel da educação empreendedora?

Seja como for, o Metaverso pode ser um termo desconhecido para algumas pessoas por se tratar de uma tecnologia relativamente “nova”. Por esse motivo iremos contextualizar o tema explicando essa nova tendência, para só então listar os 10 cursos que estão ligados com o futuro da tecnologia.

O que é Metaverso?

Assim como há mudanças que acontecem diariamente no mundo real, o mesmo vem acontecendo com o mundo virtual.

De fato, estamos em universos paralelos em que, da mesma forma em que as evoluções acontecem para equipamentos de automação de chillers, ocorrem para outros recursos, tanto no mundo dentro como fora da internet.

Em um espaço onde os usuários conseguem se relacionar rapidamente com outras pessoas, não importando a distância física que as separam. Apenas com uma internet rápida, há também grandes mudanças acontecendo.

Boa parte dessas alterações ocorrem, inclusive, em áreas específicas da indústria, como a automação residencial áudio e vídeo que torna a casa ainda mais tecnológica.

A expectativa com a chegada do Metaverso é criar relações em mundo virtual completamente 3D, por meio de simuladores, ambientes com cenários digitais, tradução simultânea de idiomas e com representações de pessoas reais que terão o seu avatar.

Na teoria essa tecnologia já vem sendo aplicada, porém a realidade é que ela ainda tem um caminho muito grande para trilhar até se popularizar, da mesma forma que, por exemplo, um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos levou para ser usado. 

Em conclusão, resumidamente o Metaverso será um espaço onde as pessoas poderão incorporar seus personagens e viver em um mundo cheio de possibilidades, igual ao mundo real.

Conheça as profissões do futuro

Com a chegada da internet 5G, os smartphones sendo construídos com processadores cada vez mais potentes e os avanços significativos de programas baseados em inteligência artificial, a realidade virtual deixou de ser uma exclusividade somente para os games.

Em outras palavras, para tornar mais simples de entender o conceito do Metaverso, basta imaginar um jogo extremamente avançado onde as pessoas do mundo real são os protagonistas.

Nesse universo elas poderão fazer praticamente tudo o que quiserem, até mesmo usar um controlador de acesso para condomínio para saber como o equipamento funciona.

Leia também: Você tem skills necessárias para profissões do futuro?

Entenda agora, quais são essas profissões que possuem grandes chances de participar do mercado de trabalho.

1. Mineração de dados no Metaverso

Acima de tudo é preciso entender que a base para esta profissão são os cursos de Tecnologia de Informação, incluindo também domínios em matemática aplicada para o desenvolvimento de programas relacionados a:

  • Games;
  • Inteligência artificial;
  • Publicidade interativa;
  • Interconexão de dados e de informações.

Conforme a internet ganhe mais velocidade, ela ganhará a possibilidade de fazer o multiprocessamento em tempo real, articulando diversas fontes de dados para produzir, sintetizar ou checar informações que são necessárias para colocar o Metaverso em operação.

2. Criação de projetos no Metaverso

O Metaverso também será espaço para que profissionais que trabalham com projetos possam colocar suas criações em sua verdadeira forma. Dessa forma, o profissional poderá mostrar aos seus clientes como um leitor biométrico para controle de acesso funciona na prática.

Sob o mesmo ponto de vista, o Metaverso é o espaço ideal para os profissionais que possuem uma mente mais aberta para novas possibilidades.

Engenharia e design

Os projetistas que pretendem atuar com as suas profissões no Metaverso precisam pensar na solução de usabilidade, especificar as tendências em tecnologia e design, orientar os projetos e os testes de efetividade.

Os cursos que mais estão ligados a essa nova tecnologia, são: Engenharia de Software, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Ou seja: os cursos de design terão um papel muito importante nessa realidade, que é desenvolver interfaces simples e comunicativas.

3. Desenvolvedor de ecossistemas

Por mais que você esteja em uma internet extremamente rápida, disponível via cabo ou wi-fi, é necessário que os dispositivos das pessoas e que os chips e sensores possam manter, de maneira segura, as informações que transmitem entre si.

Para entender melhor, imagine uma geladeira que possui conexão com internet e precisa aprender a fazer a leitura do que tem dentro dela, incluindo também, a forma que as pessoas fazem os seus consumos, e a validade de cada produto para que a família saiba quais alimentos precisam ser comprados.

Para que todas estas operações ocorram, é necessário que todos os sistemas estejam integrados entre si, para só então sinalizar a família sobre determinada informação. Sem isso, não há chances para que o ecossistema funcione.

Tecnologia, design e engenharias

Isso vale para as pessoas que possuem um nível de familiaridade com a tecnologia. Resumidamente, os cursos são: Redes de Informática, Design de Produtos, Desenvolvedores de Sistemas, Engenheiros de Mecatrônica, e Eletromecânica e Engenheiros Elétricos.

4. Gerente de Cibersegurança no Metaverso

A possibilidade de compartilhar informações para atingir grandes níveis de integração é uma das promessas do Metaverso.

Contudo, onde há um grande fluxo de dados há também riscos relacionados à privacidade das pessoas. Vale dizer também que, nesse jogo, é preciso ter uma segurança maior com as informações sensíveis e os fatores que podem ocorrer no cibercrime.

Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Criar maneiras de proteger os dados das pessoas que fazem parte desse universo 3D é uma tarefa bastante difícil, e mais difícil ainda é fazer essa segurança se tornar realidade. Para isso, o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas é mais cotado para lidar com essas questões.

5. Criação de equipamentos inovadores

Grande parte dos equipamentos que possuem níveis significativos de tecnologia você já conhece. Podemos citar os próprios smartphones, que estão cada vez mais finos e rápidos para navegar na internet. Inteligência artificial e os sensores espalhados já são realidade nos países desenvolvidos.

Entretanto, para acessar o Metaverso é necessário ter em mãos outros tipos de equipamentos que, quando construídos, terão suas particularidades que os tornaram diferentes dos celulares, videogames e outras tecnologias.

O óculos virtual e os projetores de holograma em tamanho e em tempo real são um dos equipamentos necessários para acessar o Metaverso, que darão liberdade tanto para acessar uma armazenagem e distribuição logística ou qualquer outro espaço.

Criatividade

Nessa profissão, as pessoas que desejarem atuar com a criação de equipamentos precisam cursar Engenharia de Mecatrônica.

6. Roteiristas de experiências de imersão

O profissional que deseja atuar nessa profissão basicamente irá criar roteiros dentro de um universo virtual 3D onde as pessoas terão uma experiência altamente imersiva.

Como exemplo podemos usar os parques da Disney que já proporcionam esse tipo de experiência, mas dessa vez você não precisará sair de casa para ter a mesma diversão.

Cinema, Comunicação, Arquitetura e Roteiristas

Podemos dizer que essa profissão está relacionada ao entretenimento, cenografia, dramaturgia e arquitetura.

7. Criação de mundos virtuais

Estar em um mundo onde você pode desenvolver vários poderes já é mais que uma realidade nos games, porém o mesmo pode acontecer em um simulador onde pessoas reais também podem assumir vários talentos.

Portanto trata-se de um simulador onde as pessoas terão ações que, mesmo tomadas no universo virtual, terá também consequências no mundo real.

8. Mídia digital em 3D

Uma das receitas mais rentáveis das redes sociais estão ligadas aos anúncios de publicidade geradas por pesquisas que fazemos nos mecanismos de busca.

No Metaverso haverá uma nova realidade para o mercado de Publicidade e Propaganda. A expectativa é que os usuários terão a liberdade de vivenciar e experimentar determinado produto antes mesmo de comprar.

9. Especialistas em finanças digitais

Por se tratar de uma tecnologia que será utilizada em grande parte dos países, o mundo financeiro ligado ao Metaverso terá uma escala global.

Pelo fato de já termos o hábito de comprar diariamente na internet, o mesmo deve acontecer no mundo virtual, portanto é necessário profissionais de Administração, Contabilidade ou Economia para lidar com as formas de pagamento.

10. Estilistas digitais

Na internet é muito comum encontrar pessoas postando frequentemente que estão felizes ou mostrando a sua maneira de viver, incluindo também o estilo de roupa que vestem.

No Metaverso os usuários não estarão à vontade se estiverem com os seus personagens “largados”. Para isso, a expectativa é que haverá estilistas digitais para te ajudar nesse processo.

Por fim, consideramos que o metaverso será uma porta de entrada para várias possibilidades, da mesma forma que foi a internet para a população.

O que nos resta agora é esperar que essa tecnologia se torne realidade, da mesma forma que equipamentos como calibração de termorresistência e outros possam ser desenvolvidos, e que possa de alguma maneira ajudar a sociedade em suas principais dificuldades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Você tem skills necessárias para profissões do futuro?

Qual personagem de Stranger Things é mais parecido com você?