in , ,

AmeiAmei LegalLegal

MBTI: que curso escolher de acordo com sua personalidade?

Primeiramente, você já ouviu falar em MBTI? Não? Nos últimos tempos, o termo se tornou popular na internet, especialmente entre a geração Z. INFP, ENTJ, ISTJ… Caso tenha visto combinações de letras como essas e ficou sem entender, saiba que se tratam das 16 personalidades do MBTI! 

Por sua vez, saber qual o seu MBTI pode ajudar você a escolher seu curso na faculdade, como veremos mais adiante!

Afinal, o que é MBTI?

Em resumo, a sigla MBTI significa Myers-Briggs Type Indicator — ou, em português, Classificação Tipológica de Myers-Briggs. A teoria foi desenvolvida pelas estudiosas norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers com base nos tipos psicológicos retratados pelo psiquiatra suíço Carl Jung. 

Nesse sentido, de acordo com a teoria, há 16 personalidades definidas por combinações de quatro letras que representam nossas características. Além do mais, elas são separadas em quatro grupos: analistas, exploradores, diplomatas e sentinelas. 

Assim, podemos dizer que o MBTI tem certas semelhanças com os signos. Contudo, a diferença é que ele não é determinado pela posição dos planetas no dia do seu nascimento.

Leia também: Qual curso fazer na faculdade de acordo com o seu signo?

Logo, existem uma série de questionários na internet que ajudam você a descobrir em qual tipologia do MBTI se encaixa. Um dos sites mais famosos é o 16Personalities.

Qual graduação escolher com base na sua personalidade do MBTI?

Antes de mais nada, todo mundo sabe que a escolha da graduação não é nem um pouco fácil. Muita gente recorre, por exemplo, a testes vocacionais. Dessa forma, sua personalidade do MBTI também pode ser uma aliada ao decidir seu curso. Confira!

Analistas — INTJ, INTP, ENTJ e ENTP

A princípio, o perfil de uma pessoa analista é caracterizado por pragmatismo e racionalidade. Os analistas, em geral, são muito atentos aos detalhes durante a execução de tarefas e não gostam de subjetividade. 

Sendo assim, o curso de processos gerenciais é uma ótima pedida para pessoas desse tipo. Cursos na área de exatas, como engenharia, também combinam bastante com o jeito analista de ser. 

Exploradores —  ISTP, ISFP, ESTP e ESFP

Os exploradores tendem a ser criativos e dinâmicos. Além disso, possuem bastante facilidade de adaptação e adoram novas experiências.

Cursos na área de comunicação, como publicidade e propaganda, combinam bastante com as personalidades exploradoras. No mesmo caminho, envolvendo criatividade, temos design de moda

Ambos os cursos exigem um pensamento “fora da caixa”, algo que as pessoas desse grupo costumam ter de sobra.

Diplomatas — INFJ, INFP, ENFJ e ENFP

Os diplomatas são muito reflexivos sobre si e o mundo. Seus valores são fortemente levados em consideração na tomada de atitudes. 

Nesse viés, cursos com papel humanitário em evidência são uma boa escolha para quem é diplomata. Entre eles, jornalismo, direito e serviço social.

Sentinelas — ISTJ, ISFJ, ESTJ e ESFJ

Cooperatividade e praticidade definem bem as personalidades sentinelas. Aqueles que pertencem a esse tipo são extremamente realistas e evitam conflitos ao máximo. Por isso, podem se tornar ótimos líderes!

Logo, administração de empresas, medicina e licenciatura são carreiras a serem consideradas caso você seja um sentinela.

Por fim, esperamos que este post tenha ajudado você na escolha da sua profissão! Ah, e aqui está, novamente, o link para fazer o teste do MBTI, caso você ainda não saiba sua personalidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

TCC: veja como fazer e as regras da ABNT

Educação Maker: o que é e como aplicar?