in

Por que uma instituição sem fins lucrativos ganha dinheiro?

À primeira vista, uma das dúvidas que nossos beneficiários mais têm é: se a Fundacred é uma instituição sem fins lucrativos, por que ela ganha dinheiro?

Apesar de essa resposta ser simples para quem trabalha internamente na Fundação, nem todos compreendem, de cara, o que uma entidade como a nossa representa. Ainda assim, mesmo para os que possuem um pouco mais de conhecimento sobre a natureza de instituições parecidas, alguns detalhes também são confusos. 

Leia também: A Fundacred tem taxa de juros?

Nesse sentido, hoje vamos explicar, de uma vez por todas, como se dá esse processo. Para que tudo fique mais fácil, separamos algumas perguntas e respostas. É só seguir rolando a página para conferir! 

O que é uma instituição sem fins lucrativos? 

Sobretudo, uma instituição sem fins lucrativos, ou uma fundação, no caso da Fundacred, é de natureza jurídica e leva esse nome pois tem o objetivo de realizar uma mudança social.

No nosso caso, essa mudança é clara e está, inclusive, em nosso propósito amplamente divulgado: transformar vidas promovendo o acesso à educação

Além disso, falando especificamente de dinheiro, as entidades que se enquadram nessa delimitação levam o nome “sem fins lucrativos” pois toda a sua arrecadação e receita são reinvestidas na própria instituição

Ou seja: não possuem o objetivo de acumular capital ou gerar, como o título já diz, lucro para seus conselheiros ou diretores. Toda a renda arrecadada vira combustível para a própria instituição se aprimorar e cumprir o seu papel. 

Seja como for, dentro do que chamamos de instituições sem fins lucrativos existem duas delimitações. São elas: 

  • Associações: pessoas que se reúnem com o mesmo objetivo e, a partir de uma assembleia, criam um estatuto registrado em cartório e passam a funcionar mesmo sem renda ou dinheiro investidos.
  • Fundações: criadas a partir de uma pessoa ou investidor, são regidas pelo Ministério Público para aprovações e alterações de política e estatuto, também mantidas por quem iniciou o projeto. 

Por que elas existem?

Sob o mesmo ponto de vista do item anterior, uma instituição sem fins lucrativos existe pois contribui com grandes mudanças na sociedade, sejam elas relacionadas à cultura, saúde, ou, como a Fundacred, à educação. 

Atualmente, a Fundação já levou o ensino a mais de 90 mil estudantes que, talvez, não teriam outra forma de acessarem o conhecimento sem ser com o CredIES, CredTEC, CredNEX, CredNEO e outras tantas modalidades que oferecemos. 

Dá para imaginar quantas tantas outras vidas mudamos ao longo dos nossos 50 anos?

E a Fundacred?

Em conclusão, agora que você já entendeu como funciona uma instituição sem fins lucrativos e o poder transformador que elas têm, vale dizer que a Fundacred reinveste o dinheiro arrecadado em colaboradores qualificados, melhorias nos processos e no seu ciclo 100% Success Fee, onde um crédito garante o outro. 

Recentemente, por exemplo, lançamos duas atualizações para beneficiários: pagamentos por PIX e o acesso a boletos sem a necessidade de efetuar login. Tudo para que sua experiência com a gente fique ainda mais fácil e rápida! 

Além de todas as melhorias práticas, há poucas semanas também demos uma repaginada total na nossa identidade visual! A nova campanha de crédito “Sonhe e Seja” está no ar, tanto no Portal, quanto nas redes sociais. Dá uma olhada!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Educação financeira: 5 livros para ler nas férias

3 dicas para descansar TOTALMENTE nas férias