in , ,

AmeiAmei

3 filmes sobre educação para assistir na Netflix

Na calada da noite, logo antes de dormir, a gente sabe que você também pesquisa no Google: filmes para assistir na Netflix. Acertamos?

À primeira vista, o catálogo da gigante do streaming parece recheado de títulos legais, mas quando você vai rolando a tela, nenhuma história prende. Ou prendia, porque agora seus problemas quanto a isso acabaram! 

Leia também: Educação financeira: 5 livros para ler nas férias

Unindo o útil ao agradável, separamos várias obras interessantes para você adicionar na lista. E todas com um tema que tem tudo a ver com a gente: educação. Vamos dar o play juntos? Separa a pipoca!

Escritores da Liberdade

Antes de tudo, queremos convencer você a assistir esse filme apenas com um nome: Hilary Swank. A estrela, vencedora do Oscar de melhor atriz por duas vezes, já deveria ser motivo suficiente! 

Seja como for, neste título ela interpreta Erin Gruwell, uma professora sonhadora e muito dedicada ao seu trabalho que conseguiu um emprego inusitado. Ela assume, ao longo da trama, a tarefa de ser docente para uma turma de jovens muito problemáticos e em sua maioria negros.

E por que a cor, nessa história, é relevante? Porque os alunos a enxergam como diferente, não acreditando na conexão que ela possa criar em sala de aula, devido à distância entre classes sociais, etnias e  história de vida de cada um. 

Ao passo que Erin não se deixa levar pelos comentários negativos a seu respeito, ela começa a conquistar cada um deles, pouco a pouco. Por fim, cria um projeto de leitura e escrita por meio do livro “O Diário de Anne Frank” e mostra à toda a escola que investir na educação, mesmo em uma turma vista como problema, vale muito a pena

Você não vai mais pesquisar “filmes para assistir na Netflix” enquanto não maratonar Escritores da Liberdade, combinado? 🤞

Escola do Rock

Ao contrário do que muitos pensam, Escola do Rock não é apenas um filme sobre música! Por outro lado, o título gira em torno de Dewey Finn, um cantor e guitarrista que se disfarça como professor substituto de uma escola super renomada. 

Imediatamente após conhecer o talento de todos os alunos, ele inscreve sua turma na Batalha das Bandas, uma competição que premia jovens músicos. Inicialmente, a ideia de Dewey era apenas levantar dinheiro para pagar seu aluguel, mas ele acabou revolucionando uma escola totalmente conservadora com suas ideias. 

E o que realmente esse professor inovador, com pensamentos modernos, pode nos ensinar sobre educação? Da próxima vez que você estiver procurando filmes para assistir na Netflix, é só dar o play e descobrir! 

Ah, e se estiver em busca de mais motivos para investir seu tempo nessa história, aí vai: o título é um clássico da cultura pop dos anos 2000 e, inclusive, já virou um musical encenado na Broadway. 💚

Leia também: Zendaya: a formação por trás de Euphoria e Homem-Aranha

O Menino que Descobriu o Vento

Por fim, chegamos na dica mais emocionante da nossa lista de filmes para assistir na Netflix! Aproveita e já separa o lencinho.

Essa história tem como protagonista William Kamkwamba, um jovem carente que enfrenta a fome e a miséria no Malauí, região Oriental da África. Para se sustentar, sua família investe em agricultura local. No entanto, com um longo período de seca, o pai de William não teve mais condições de mandá-lo para a escola. 

Em contrapartida, o jovem não aceitou sua dura realidade e passou a frequentar a biblioteca – e até algumas aulas – de forma clandestina. Por lá, seu amor pela ciência cresceu e posteriormente William descobriu que poderia usar seu tempo de estudo para beneficiar toda a comunidade em que vivia.

Nesse sentido, ele construiu moinhos de energia que passaram a bombear a água em escassez da aldeia onde morava. Assim, mesmo em períodos de seca, a agricultura familiar da região voltou a crescer. E tudo devido ao seu empenho em estudar!

Acima de tudo, o filme vale o play não apenas pela narrativa emocionante, mas porque essa história é real: William Kamkwamba atualmente é um inventor, engenheiro e autor famoso em seu país. Hoje ele trabalha com inúmeros projetos para que jovens, como ele, também possam ter acesso às oportunidades na ciência. 🧪

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Por dentro da taxa administrativa da Fundacred

Finanças comportamentais - colagem com cédulas de dinheiro e anotações

Finanças comportamentais: uma análise sobre gastos