Para atingir os resultados que desejamos, é preciso criar um plano de ação. Nele, devem estar incluídos todos os passos para realizar o objetivo definido.
Essa é uma tarefa difícil muitas vezes, afinal deve se realizar uma análise interna e externa de tudo que será necessário para alcançar seu objetivo, além de comprometimento e foco.
Contudo, o processo fica mais fácil quando se cria um checklist do que precisa ser feito. Veja os passos:
1) Identificar o objetivo
Todo plano de ação parte de um objetivo, por isso ele deve ser identificado na origem. A escolha do objetivo servirá como um guia para o restante das ações.
Portanto reflita profundamente sobre o que você deseja e dentro dos objetivos elencados, organize as prioridades. Não adianta focar em muitos ao mesmo tempo, pois é capaz de você se atrapalhar e não alcançar nenhum.
2) Definir os caminhos
Esse é talvez o ponto que mais exige reflexão, já que escolher um caminho errado, por mais que traga aprendizado, acarretará em atraso.
3) Prever obstáculos
Entender os possíveis obstáculos é a continuidade da tarefa de definir caminhos e uma forma sólida de se preparar melhor para o que será feito.
4) Estabelecer metas mensuráveis
A criação de uma meta deve levar em conta a capacidade de monitorá-la e readequá-la durante a execução do plano.
5) Utilizar recursos visuais
Planilhas, relatórios e um mapa do seu plano são exemplos de recursos visuais que ajudam a lembrar dos objetivos.
Não existe regra sobre o que usar, sendo as suas preferências a chave para fazer a escolha certa.
6) Delimitar um prazo
Se identificar um objetivo é o ponto de partida, o prazo final é o ponto de chegada.
Será isso, inclusive, que ajudará a realizar as atividades no tempo estabelecido e não deixar a procrastinação vencer. Dessa forma, estabeleça a data precisa que você tem de prazo para realizar seu objetivo.
Você também pode incluir outros passos no seu checklist caso julgue necessário, pois cada plano de ação é único e apresenta suas peculiaridades.
Vale lembrar também da importância de usar essa ferramenta com frequência para ter mais chances de atingir o que mais deseja e até atingir seu propósito profissional.