in ,

Enem 2022: o que você precisa saber sobre a prova

Sobretudo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a principal porta de entrada para a faculdade. Então, se você pretende se tornar um universitário em breve, o friozinho na barriga bate só de ouvir essa sigla, não é mesmo? 

Afinal, esse é um momento decisivo para sua jornada acadêmica e, consequentemente, profissional. A pressão por resultados positivos vem tanto de pais como de professores. Porém, lembre-se de não deixar sua saúde mental de lado durante o período.

Assim, trouxemos um compilado de informações sobre o Enem 2022 que você precisa estar por dentro antes e depois da prova. Anote, planeje-se (especialmente se essa for a sua primeira vez) e evite a ansiedade!

Datas e horários

Em primeiro lugar, o Enem 2022 ocorrerá nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro. Em ambos os dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. O exame começa às 13h30. 

Portanto, não deixe de conferir o local de prova com antecedência e organizar seu deslocamento. Você não quer se tornar meme por se atrasar igual estudantes em anos anteriores, certo? 

Também vale relembrar que, fora a redação, as provas são objetivas e contam com 45 questões cada

Confira as áreas do conhecimento e o tempo de prova de cada dia:

13 de novembro

Áreas: Redação; Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas

Tempo de prova: 5h30 (término às 19h) 

20 de novembro

Áreas: Ciências da Natureza; e Matemática

Tempo de prova: 5h (término às 18h30)

Checklist para o dia do Enem

  • Documento original com foto recente (cara-crachá, cara-crachá). 
  • Caneta preta transparente (outras cores impossibilitam a leitura óptica do cartão de respostas).
  • Lanches leves (nada de hambúrguer ou que vá fazer barulho e sujeira, mas também nada de fazer a prova com pressão baixa).
  • Garrafinha de água transparente sem rótulo (manter-se hidratado pode melhorar o seu desempenho; sem gás é melhor para não ter surpresas).
  • Vestimentas confortáveis (vale dar uma olhada na previsão do tempo e levar um casaquinho, pois pode ter ar-condicionado ou ventilador na sala).
  • Sono em dia (sem rolê até tarde no sábado, viu?).

Onde a nota do Enem 2022 poderá ser utilizada?

Antes de mais nada, é possível utilizar a nota do Enem 2022 para se inscrever em vagas de universidades públicas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Então, fique atento(a): as inscrições do Sisu 2023 estarão abertas entre 15 e 18 de fevereiro. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 22 do mesmo mês

E olha que bacana: até mesmo instituições de Portugal aceitam a nota do Enem! Confira a lista dos locais.

Nesse sentido, também há o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas. Além do mais, temos o Financiamento Estudantil (Fies). Dessa forma, é importante que você confira os editais de cada um desses programas e não deixe as oportunidades escaparem!

Por fim, caso você não zere a redação e atinja uma pontuação maior ou superior a 450 pontos nas provas objetivas, é possível se isentar do vestibular tradicional de algumas universidades privadas.

Leia também: MBTI: que curso escolher segundo sua personalidade?

Mas não se preocupe se não for bem…

Existem outras alternativas de ingressar na faculdade! Com o CredIES, nossa solução de crédito educacional para ensino superior, você paga apenas uma parte da mensalidade enquanto estuda, e o resto depois de concluir o curso. 

Sendo assim, temos as menores taxas do mercado e os juros remuneratórios são ZERO. O melhor? A nota do Enem não é exigida!

Acesse o Portal do Estudante e saiba mais!

E dá para concluir o ensino médio pelo Enem?

Não! Pelo menos, não mais. Em 2017, as certificações para o ensino médio passaram a ser obtidas por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), bem como para o ensino fundamental

Dessa maneira, o estudante que desejar concluir o ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos. Aos que desejam terminar o ensino médio, a idade mínima é 18 anos. O exame, geralmente, é aplicado em agosto. As inscrições para o Encceja são gratuitas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Teste: Que era da Taylor Swift é você na faculdade?

Dicas para limpar o nome e aumentar seu score no Serasa