in

FIES e Novo FIES: como cancelar?

Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é a única maneira que muitos estudantes encontram para cursar uma graduação. 

Ainda assim, prazos e documentos necessários para a contratação, que costuma ser rígida, fazem muitas pessoas desanimarem dos estudos. Aqui no blog já fizemos um post sobre FIES e saúde mental, inclusive. Dá uma olhada!

Considerando isso, resolvemos ajudar aqueles que, nessa perspectiva, gostariam de cancelar o FIES ou o Novo FIES. Quer saber a diferença? Clique aqui!

Se esse for o seu caso, é só seguir as instruções a seguir, elas funcionam tanto para o FIES antigo, quanto para o novo! 

Passo a Passo

O primeiro passo para realizar o cancelamento do seu FIES, é entrar no site SisFies e efetuar seu login, com CPF e senha. Depois, é só seguir as orientações abaixo:

  • Clique no botão “Encerramento”;
  • Selecione no semestre disponível dentro da alternativa “referência”;
  • Escolha a forma de pagamento do valor em questão;
  • Clique em “Gravar” e depois em “Prosseguir”;
  • Conclua o procedimento clicando em “Confirmar”.

Embora pareça simples e ágil, para finalizar o cancelamento você deve ir até a agência bancária na qual assinou o contrato. Após sua anulação ser feita online, o sistema do FIES irá informar o prazo para você efetuar esse processo presencial. 

Depois de tudo acertado, a suspensão do contrato será feita oficialmente. 

Pontos de atenção

Ainda que tenha uma etapa presencial, o passo a passo para cancelar o FIES não tem mistério. No entanto, alguns pontos merecem atenção. 

O primeiro deles é a quitação da dívida, conforme citamos no tópico anterior. Ao cancelar seu financiamento, você é obrigado a pagar o valor restante do contrato, incluindo os juros. Para isso, existem algumas opções. 

Uma alternativa é quitar esse saldo na hora do cancelamento, porém, só valerá a pena se  você realmente estiver com esse dinheiro disponível

Por outro lado, se você estiver cancelando e continuará no Ensino Superior, existe a possibilidade de seguir o cronograma firmado nas fases de utilização, carência e amortização do contrato, pagando os encargos operacionais e depois as parcelas da dívida. 

Do mesmo modo, o FIES também possibilita a chance de você adiantar qualquer uma das três fases, efetuando o pagamento parcelado apenas das que não foram antecipadas. 

Por fim, caso você tenha firmado contrato a partir de 2018, período em que a fase de carência deixou de existir, as mesmas opções valem, ok? Basta desconsiderar esta etapa. 

Suspender o FIES também é possível

Caso você ainda não esteja totalmente certo dessa decisão, o FIES também permite a suspensão do financiamento. Isso porque, uma vez cancelado, você não pode retomar ou solicitar um novo contrato.

Neste caso, essa solicitação deve ser feita até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre. 

Vale ressaltar também que, após suspenso, o contrato descontinuado só estará valendo a partir do primeiro dia do mês seguinte.   

Caso queira um outro caminho…

…o +MAISACESSO pode ajudar! Já ouviu falar nele?

É o crédito estudantil da Fundacred que não exige fiador(a) e tem a solicitação 100% digital.

Fora esses benefícios extras, ele segue com as mesmas vantagens das demais soluções da Fundação, permitindo que você pague uma parte enquanto estuda e o restante só depois da formatura
Não perca tempo e simule valores agora. Acesse o Portal do Estudante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Dicas para estudar com a trilha sonora perfeita

Não tenho fiador e agora? Conheça o +MAISACESSO!