in ,

FIES e saúde mental: como manter o equilíbrio?

Ainda em 2020, um levantamento exclusivo da CNN apontou que existiam 790 mil contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) em dívida no Brasil, provavelmente agravados pela pandemia.

Muito além do cenário econômico desfavorável devido à Covid-19, sabemos que, mesmo em contextos normais, lidar com a renovação do FIES, prazos e juros envolvendo os contatos, não são tarefas tão simples

Por dependerem exclusivamente disso para estudar, muitas pessoas enfrentam, inclusive, grandes períodos de estresse por conta das burocracias que envolvem o processo (já falamos mais aqui no blog sobre como funciona o novo FIES, caso você queira relembrar!). 

Que tal ajudarmos nisso? Aí vão algumas dicas para você manter o equilíbrio:

1. Adote um método de organização

Organizar suas tarefas é um item essencial se você quer manter a vida, como um todo, mais simples. Porém, se tratando de FIES, essa organização envolve ainda mais dedicação

Caso você seja mais adepto à organização manual, adote um planner ou calendário onde consiga visualizar datas de renovação, bem como prazos para entrega de documentos, entre outras tarefas.

Por outro lado, o digital também pode ajudar nisso! Marque lembretes no seu celular ou na sua própria agenda do Google, assim você será lembrado sobre afazeres relacionados ao financiamento e pode tirar isso da sua cabeça temporariamente. 

2. Mantenha-se informado

Além de ter sua própria organização e planejamento, é importante também se manter atualizado sobre todas as notícias e mudanças no FIES a cada semestre. Para isso, o Portal FIES pode ajudar! 

Por lá estão todos os cronogramas, legislações e principais dúvidas acerca do assunto. Sendo assim, delimite uma rotina para visitar o site e conferir se nenhuma informação foi adicionada desde a última vez que você o visualizou.

Ps: você pode utilizar o tópico anterior e anotar essa lembrança também na sua agenda! 

3. Tente se organizar melhor financeiramente

Como falamos no início do texto, sabemos que o cenário atual, considerando a pandemia, não está sendo fácil para a maioria das famílias brasileiras. Fora isso, ter uma educação financeira em dia também não é tão comum no nosso país

Por outro lado, quando falamos de FIES, é sim imprescindível que você tenha, ao menos, uma noção sobre ganhos e gastos. Assim fica mais fácil de se manter em dia com o contrato, certo?

Aqui no blog já falamos sobre planejamento financeiro para pagar a faculdade. Ainda que não seja o mesmo objetivo direto, as dicas por lá já ajudam bastante: estruture um planejamento, dispense o que não é necessário e escolha opções que facilitem!

4. Já que falamos de escolhas que facilitem…

…você já considerou o crédito educacional da Fundacred? Ele é uma alternativa mais simples para você investir nos estudos, já que uma parte das mensalidades você paga apenas ao concluir o curso escolhido

Além disso, qualquer uma das modalidades (Graduação, Pós, Ensino Técnico, Ensino Básico ou Cursos Livres) pode ser contratada sem juros remuneratórios e sem análise de renda ou necessidade de conta em banco. 

Para dar a você ainda mais tranquilidade, que tal simular valores pelo +MAISACESSO, nosso serviço que não exige fiador(a)? Escolha uma instituição de ensino compatível com a sua rotina e se joga!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Responda em qual tipo de estudante você se encaixa e diremos qual vacina você deve tomar!

ENEM 2021: relembre as datas e prepare-se!