in

AmeiAmei

Cinco exercícios mentais para estimular a memória

De antemão, algumas pessoas não costumam praticar exercícios que estimulem áreas da cognição. É certo que, com a velhice, o ser humano passa por um processo mais lento de apreensão, retenção e evocação de sua memória.

Assim, disfuncionalidades no cotidiano dos idosos tendem a ocorrer. Dessa forma, o melhor caminho é consultar um médico especialista no assunto.

Leia também: Terapize e Fundacred trazem terapia online facilitada para você

Nesse sentido, existem alguns exercícios mentais para manter a memória a todo vapor. Confira cinco deles:

1) Treinar a atenção e a memória imediata – Nesse exercício, será preciso duas pessoas. Enquanto uma delas vai ler um grupo de frases, a outra precisará dizer, após o término, as últimas palavras de cada frase dita.

2) Escreva o nome de 20 jogos diferentes – Podem ser jogos que pertencem a um grupo específico, por exemplo: eletrônicos, de tabuleiro, etc.

3) Treino de ordem auditiva e memória de curto prazo – Mais uma vez, duas pessoas precisarão participar dessa atividade. Enquanto uma falará comandos a serem feitos pela outra, por exemplo: “segure sua orelha, olhe para direita, olhe para cima e para baixo”, a outra ouvirá e fará o exercício na sequência. Pode ir aumentando do nível fácil para o difícil.

4) Escreva o nome de 30 objetos que podem ser encontrados em uma escola ou universidade – Essa tarefa pode ser realizada por uma só pessoa

5) Treino de ordem auditiva e memória de trabalho Enquanto uma pessoa dita uma sequência de números, a outra precisará dizer essa sequência na ordem contrária.

A terapia pode auxiliar nos processos de aquisição da memória?

Sim! Por meio de uma avaliação psicológica e também neuropsicológica, esta última realizada por um neuropsicólogo, que é o profissional que estuda a relação do cérebro com o comportamento, o terapeuta pode perceber a necessidade de estimular e reabilitar áreas da memória ou outras caso haja necessidade.

Portanto, com estímulos simples, é possível manter o cérebro com resultados mais funcionais no campo das memórias.

Texto escrito por Monique Bastos, psicóloga da plataforma Terapize.

Leia também: Dicas para manter a saúde mental em dia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Terapize e Fundacred trazem terapia online facilitada para você

Entenda o funcionamento da memória