Escolher uma faculdade é uma decisão complexa, já que estamos falando do seu futuro acadêmico e profissional. Para tornar essa escolha mais fácil, além de pesquisar a fundo sobre cursos e Instituições, é fundamental conhecer os tipos de faculdades existentes.
No post de hoje, vamos sanar todas as dúvidas sobre o assunto e ajudar você na missão ingressar no ensino superior. Continue a leitura!
A modalidade de ensino e o grau de formação fazem parte dos diferentes tipos de faculdades. Saiba quais são as modalidades de ensino e como cada uma delas funciona:
Na modalidade presencial, todas as aulas e atividades do curso são feitas no campus da Instituição de Ensino e divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite.
O estudante tem contato direto com professores e colegas, o que facilita o surgimento de novas amizades e networking. Além disso, pode desfrutar da estrutura física da Instituição, como biblioteca, laboratórios e áreas de convivência.
Se você quer ter uma imersão total no mundo universitário, gosta de interagir com pessoas e se sente energizado para começar os estudos, esse tipo de faculdade é uma ótima opção! Planeje-se com antecedência, já que gastos com transporte e alimentação serão necessários.
Na modalidade EaD (educação a distância), as aulas ocorrem de forma remota por meio de plataformas virtuais, videoaulas e materiais didáticos on-line.
Em outras palavras, o estudante pode estudar em qualquer horário e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Algumas Instituições de Ensino dispõem de polos de apoio presenciais para atividades práticas, avaliações e tutorias.
Segundo o último Censo da Educação Superior, a oferta de cursos EaD no Brasil aumentou 700% nos últimos 10 anos. Tais dados podem ser explicados pelos valores mais acessíveis que a modalidade oferece, o que contribui para a democratização do ensino.
A falta de necessidade de deslocamento também é um fator determinante para isso, já que facilita, principalmente, a vida de quem precisa conciliar trabalho e estudo.
O ensino híbrido/semipresencial também está entre os tipos de faculdades e combina elementos do ensino presencial e EaD.
O universitário frequenta a Instituição de Ensino em dias e horários específicos para aulas práticas, trabalhos em grupo, entre outras atividades. Além disso, pode acessar o conteúdo e realizar atividades on-line quando desejar.
Esse modelo é uma excelente pedida se você quer ter flexibilidade sem abrir mão da vivência em uma sala de aula tradicional. Outro ponto positivo é que, assim como o EaD, o ensino híbrido/semipresencial costuma ter valores mais acessíveis.
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são os tipos de graus de formação oferecidos na maior parte das faculdades. Cada um deles possui disciplinas específicas, que preparam o estudante para atuar na área escolhida. Veja a seguir:
O bacharelado é o mais tradicional entre os tipos de faculdades e concentra a maioria das matrículas no Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior. Em geral, dura de quatro a seis anos e promove uma formação generalista, unindo prática e teoria.
As oportunidades para bacharéis são bastante amplas. Os egressos podem atuar tanto no mercado de trabalho como na pesquisa científica. Então, se você se interessa por um assunto e quer saber tudo sobre ele, aposte no bacharelado!
Sonha em transformar vidas por meio da educação? Acha que tem boa didática para ensinar as pessoas? Caso a carreira de professor esteja no seu radar, uma licenciatura pode ser um dos tipos de faculdades ideias para você!
Na licenciatura, além de aprender conhecimentos específicos sobre o curso escolhido (história, biologia, química, etc), o estudante é capacitado para transmitir esses conhecimentos no ensino básico, formação que abrange o primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Disciplinas como história da educação e aprendizagem de jovens e adultos costumam fazer parte da grade curricular das licenciaturas, que têm duração média de quatro anos.
O tecnólogo é voltado àquelas pessoas com certeza sobre qual carreira seguir e desejam adquirir os conhecimentos práticos da profissão.
Esse tipo de faculdade promove uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, pois dura por volta de dois a três anos, um tempo menor que bacharelados e licenciaturas.
Costuma ser comumente confundido com curso técnico por terem nomes parecidos e serem voltados à prática. No entanto, os dois cumprem finalidades diferentes: enquanto o tecnólogo é de nível superior, o técnico é de nível médio. Ou seja, quem faz tecnólogo pode fazer pós-graduação.
Agora que você já sabe os tipos de faculdades existentes, aqui vão algumas dicas para tornar sua decisão a respeito do ensino superior mais tranquila e assertiva.
Precisa de crédito para ingressar na faculdade? Acesse!
Quanto mais informações você tiver sobre os tipos de faculdades, cursos e Instituições de ensino, mais fácil será dar início à sua vida acadêmica. Esse é um momento pessoal e único, por isso, dedique o tempo que for necessário para tomar a decisão final.
E lembre-se: você pode investir na sua graduação pagando menos por mês com o Crédito Educacional da Fundacred! É livre de juros remuneratórios, não exige nota do Enem e possui uma série de outros benefícios. Conte com a gente!