Você está na fase de escolher qual será a sua primeira ou até segunda graduação? Nesse caso, separe um minutinho para avaliar a faculdade de licenciatura como uma séria opção.
Acima de tudo, sabemos o quanto os tecnólogos são relevantes para o mercado de trabalho. Também, o quanto os bacharelados são reconhecidos. Mas existem motivos muito importantes para te convencer a seguir a carreira do ensino e escolher a faculdade de licenciatura certa para você. Olha só:
1. O Brasil precisa de mais professores
No Brasil, existem apenas 2,5 milhões de professores, a maioria no ensino básico. Isso quer dizer que temos 22 alunos para cada professor. Um dos números mais altos de todos os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Enquanto isso, a China tem um professor para cada 12 alunos. Sim, o país que não é apenas o mais populoso do mundo, mas que tem uma população três vezes o tamanho da brasileira.
O cenário de baixa procura pelas faculdades de licenciatura leva a um baixo número de novos educadores no país. Dessa forma, professores e professoras que já trabalharam por décadas acabam adiando a sua aposentadoria para não deixarem seus postos vazios.
2. O Brasil precisa de mais professores qualificados
Veja bem, o nosso país não precisa somente de professores, mas sim de professores formados e que possam ensinar a matéria que estudaram. Na verdade, os números podem ser assustadores: 46,7% dos professores de ensino médio no Brasil não são formados na matéria que ensinam.
Quando olhamos para os anos iniciais, essa taxa sobe para 63,1%. Esses números foram revelados pelo Censo Escolar 2019 feito pelo Inep.
Por isso, pesquise bem. Veja qual a sua afinidade entre as matérias do ensino fundamental e médio e decida qual ensinar. Você fará parte de um grupo seleto!
Afinal, menos de 20% dos estudantes universitários optam por uma faculdade de licenciatura. Desses, menos de 5% estudam física ou química, por exemplo.
Mas não estamos falando apenas de exatas ou biológicas, matérias das ciências humanas como sociologia, música e filosofia têm ainda menos estudantes universitários.
3. Empregabilidade e estabilidade
Como não poderia deixar de ser, a lei da oferta e demanda impera na busca por um emprego. Assim, depois de tantos anos formando cada vez menos professores, esses profissionais se tornaram escassos e valiosos.
Além disso, existe um sério potencial de estabilidade na profissão. Pois ser aprovado em uma vaga de concurso público traz tanto um diferente plano de carreira, quanto estabilidade profissional.
E aí, pronto para ensinar?
No fim das contas, faça essa escolha por você mesmo. O futuro da educação no país e desenvolvimento das futuras gerações são preocupações para você? Então, há uma grande chance que o ensino seja a carreira certa!
Mas seja qual for o seu próximo passo acadêmico, a Fundacred está aqui. Afinal, o nosso propósito é transformar vidas promovendo acesso à educação!
E como fazemos isso? Oferecendo o crédito educacional com baixas taxas e sem juros remuneratórios. Funciona da seguinte forma: parte da mensalidade é paga durante a faculdade e o restante após a conclusão, sem acúmulo de parcelas.
A contratação é 100% digital, portanto, nada de ter que imprimir contratos e passar horas no cartório ou em agência bancária. Além disso, não analisamos a renda do estudante e nem exigimos nota do Enem.
Acesse o Portal do Estudante agora mesmo, escolha a Instituição de Ensino desejada e veja como ficariam as mensalidades do seu curso com o benefício!