in

Qual faculdade fazer? Saiba decidir!

Qual faculdade fazer?

Se você está saindo do Ensino Médio e ainda se pergunta qual faculdade fazer, entenda: você não passa por isso sozinho(a). Muitos estudantes, ainda no último ano da escola, não sabem qual carreira seguir ou mesmo entram em alguma graduação e desistem por não se encaixarem. 

Para fazer a escolha certa e não integrar esse grande grupo, confira nossas dicas antes de responder a pergunta crucial da sua carreira!

Defina sua área

De nada adianta considerar sobre a carreira de engenheiro se você odeia números, ou sobre a de professor de literatura se você odeia ler, certo? Então, a primeira coisa a se fazer, durante a escolha da faculdade,  é definir a sua área de atuação. 

Para isso, identifique suas habilidades e o quê você faz de melhor. É possível usar como referência seus interesses pessoais e suas matérias favoritas na escola, por exemplo. Além disso, um bom teste vocacional também ajuda, delimitando seu campo de visão. 

O match de faculdades e profissões Que Curso é um dos mais completos (e longos) disponíveis, com perguntas sobre o ambiente de trabalho ideal e relações interpessoais. 

O teste do Guia da Carreira também pode ser um bom começo, já que ajuda a traçar seu perfil psicológico com base na Teoria das Escolhas Vocacionais, do pesquisador John Holland.

Conheça o mercado

Pesquise sobre a profissão em que você está interessado, qual a média salarial, se é comum ocorrer promoções de cargo e se há oferta de vagas. Ouça pessoas que já escolheram essa área e pergunte sobre o dia a dia de sua profissão. 

Se imagine exercendo as funções de quem atua com isso: você gostaria de estar nesse ambiente? Acharia o trabalho chato ou divertido? Haveria espaço para colocar suas habilidades em prática? Reflita!

Investigar números sobre o mercado de trabalho também pode ser uma ótima ideia. Para isso, algumas plataformas podem ajudar, como a Glassdoor, que disponibiliza informações de salários, avaliações e perguntas de entrevista.

Outros exemplos são a Infojobs, que publica vagas e notícias sobre carreira, e a Catho, que além de tudo isso também disponibiliza um guia de profissões e um blog com a mesma temática.

Assim, é possível ter mais segurança na hora de solucionar a questão qual faculdade fazer, evitando que ela seja tomada só a partir da imaginação ou de desejos alheios.

Faça uma análise SWOT

SWOT é a sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Inventado em Stanford, esse mecanismo é muito utilizado por gigantes do Vale do Silício na adoção de estratégias mais assertivas e seguras. Você também pode usar o método para tomar sua decisão! 

Comece elencando cada um dos fatores SWOT: os pontos fortes e fracos de um lado e as oportunidades e ameaças de outro. Depois, relacione-os às principais características que você encontrou sobre a profissão na sua pesquisa de mercado. E pronto! 

Agora, é só visualizar as vantagens e desvantagens que você terá ao escolher qual faculdade fazer! 

Pesquise as instituições

Conhecer mais sobre as instituições de ensino é essencial para tomar sua decisão final. Dessa forma, procure quais universidades oferecem os cursos que você tem interesse e busque mais informações sobre os professores, o currículo e as vantagens de cada faculdade.

Acesse também o portal do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o medidor do MEC para a qualidade dos cursos de graduação no país, e veja a pontuação da instituição que você tem interesse! 

Por fim, no processo de escolha sobre qual faculdade fazer, pondere a localização, o investimento necessário e o tempo de conclusão do curso dentro do seu orçamento. 

Falando em orçamento…

Depois de escolher qual faculdade fazer para realizar o sonho da graduação, vale cogitar,  também, como o pagamento das mensalidades será feito. Já parou para pensar sobre isso? 

Aqui no blog já fizemos um post especial sobre planejamento financeiro para pagar a faculdade. Mas, se você quiser ainda mais ajuda, a obtenção de um crédito educacional pode ser a melhor escolha. 

Com o CredIES, o crédito para o Ensino Superior sem juros remuneratórios da Fundacred. você paga uma parte enquanto cursa e o restante só depois de concluir seus estudos ou encerrar seu vínculo com a instituição escolhida. 

Simule os valores no Portal do Estudante e tenha a oportunidade de fazer o curso desejado com a menor taxa do país

Agora você já tem todos os métodos infalíveis para a sua escolha, assim como uma alternativa de crédito com muitos benefícios, é só se jogar na graduação! 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Formatura na pandemia: dicas para não surtar

Qual música do BTS é você?