in

Presencial para EAD: vale a pena mudar?

Com as mudanças ocorridas durante a pandemia do novo Coronavírus, as aulas passaram da modalidade presencial para EAD. Pesadelo para alguns estudantes, uma mudança que veio bem a calhar para outros. Mas, conforme o tempo vai passando e uma possível vacina chega, já se projeta como vai ser a retomada do ensino nas instituições.

Para alguns, voltar ao presencial pode deixar de ser uma opção. E é aí que fica o questionamento: vale a pena mudar o curso superior do presencial para EAD?

Seu curso permite?

Nem todos os cursos podem ser feitos na modalidade a distância. Essa é a primeira coisa que é preciso ter em mente. Muitos cursos, principalmente nas áreas da Saúde, precisam de aulas práticas e mesmo que tenha sido necessário se adaptar durante o período de distanciamento social, ainda assim, para algumas modalidades não há como modificar. Ou seja, se você faz um curso desses a resposta de: se vale a pena mudar do presencial para EAD é não.

O que muda do presencial para EAD?

Do presencial para EAD a principal mudança está na aula em si. O professor não vai estar ao vivo com você, apenas online e, apesar dele responder em tempo real – quando a aula é remota e não gravada – ainda assim, nem todos os estudantes gostam dessa forma de ensino.

No conteúdo, não há diferença do presencial para EAD, mas é necessário entender a forma como ele será ministrado. Se o curso traz aulas gravadas, é preciso disciplina para não se perder na matéria e ver as aulas, além de participar dos fóruns e debates, entregar os trabalhos e interagir nas redes de comunicação. 

Além disso, caso esteja falando em ingressar em outra instituição que não aquela na qual você já estudava, é preciso conferir se os cursos são certificados pelo MEC para não ter surpresas na hora de se formar. Por fim, é importante saber se há a possibilidade de mudança e transferência de modalidade em sua instituição, basta se informar com o administrativo.

Aqui no blog tem algumas dicas de como se adaptar ao ensino a distância e, claro, se precisar o CredIES pode ser solicitado também para o EAD, basta acessar o portal e verificar se a sua instituição de ensino também tem!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Educação versus tecnologia: quando uni-las ou separá-las na aprendizagem?

Educação versus tecnologia na aprendizagem?

Quando fazer Doutorado? Confira essas dicas