in ,

O que é aspiração de carreira? Entenda tudo!

Provavelmente em um processo de seleção, o recrutador deve ter lhe feito essa pergunta: “Qual é a sua aspiração de carreira?”. Em um primeiro momento, pode parecer simples de responder. Basta falar de seus projetos para o futuro e seus objetivos profissionais, certo?

Na verdade, sim e não. Os recrutadores utilizam essa pergunta para obter informações mais precisas sobre seu potencial e para saber se suas competências representam um valor agregado para a empresa.

Leia também: Teste: Que era da Taylor Swift é você na faculdade?

Portanto, sua resposta vai ajudá-los a determinar se você apresenta um bom perfil e se você pode ter uma carreira bem sucedida dentro da companhia.

Então, para ajudar você a elaborar a resposta para essa questão, vamos explicar o que é aspiração de carreira e em que ela se difere dos seus objetivos pessoais, bem como fazer um planejamento de carreira!

O que é aspiração de carreira?

Aspiração de carreira corresponde à sua visão de futuro. Ela representa o que você espera alcançar na sua vida profissional. Em outras palavras, uma aspiração profissional é um projeto a longo prazo que desejamos seguir.

Saiba que aspirações e objetivos profissionais não são a mesma coisa. Um objetivo é geralmente mais preciso e mais a curto prazo e se baseia em um plano detalhado a alcançar.

O que os diferencia é algo sutil, mas importante. Com um objetivo, visamos um resultado tangível e preciso, enquanto uma aspiração de carreira é mais geral, pois pode direcionar para vários caminhos.

Por exemplo, você tem como objetivo se formar em Direito, mas sua aspiração é seguir a carreira de advogado criminalista, ou seja, é algo muito além do que ser um simples advogado. Portanto, você não vai medir esforços para alcançar o que deseja profissionalmente.

Por que os recrutadores se interessam por sua aspiração de carreira?

Quando um recrutador pergunta sobre quais suas aspirações profissionais, ele busca saber se elas estão alinhadas com a visão de futuro da empresa e com seus valores. Ele também vai avaliar seus pontos fortes e fracos, a fim de verificar se você poderá alcançar seu objetivo profissional no cargo em questão.

Se for o caso, a boa notícia é que você tem grande chance de ser contratado e por muito tempo. As empresas fazem isso justamente para evitar a rotatividade de profissionais e manter no seu quadro somente os colaboradores alinhados com os objetivos da organização. Além disso, é possível reconhecer suas ambições e determinar se você vai conseguir realizá-las.

O que é uma boa aspiração de carreira?

Pegando o conceito de aspirações profissionais, elas não são boas nem ruins. Mas certas se mostram mais pertinentes com a sua realização profissional.

A pertinência das aspirações depende de:

  • sua jornada profissional;
  • o tipo de emprego que você almeja;
  • a empresa;
  • o que busca o recrutador.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido sobre a aspiração de carreira dos adolescentes revelou uma lacuna entre seus objetivos e as oportunidades reais que foram oferecidas a eles. Por isso, uma boa aspiração profissional se alinha com sua ambição profissional e a visão de futuro da empresa.

Um exemplo de boa aspiração de carreira é o seguinte: você ocupa hoje um cargo de webdesigner em uma empresa de publicidade, mas aspira trabalhar com marketing digital e quem sabe ser até o CEO da empresa.

Agora, o ideal é você conseguir combinar isso com suas aspirações pessoais, pois traz mais motivação para correr atrás dos seus planos de carreira.

Como fazer um planejamento de carreira?

O planejamento de carreira passa por uma etapa chave que consiste em visualizar seus objetivos a curto e longo prazos. Ou seja, um plano de carreira não se trata apenas de trocar de trabalho para uma atividade mais lucrativa. Vai muito além disso!

Constitui um conjunto de objetivos e ações que permitem você alcançar, a longo prazo, seu objetivo profissional. Sem isso, será difícil decidir qual direção você deseja dar à sua vida profissional.

Veja algumas perguntas que você pode se fazer:

  • o que você deseja fazer e em que ambiente?
  • quais são as competências comportamentais (soft skills)?
  • o que lhe motiva?
  • quais são suas forças e fraquezas?
  • aonde você deseja chegar e o que fazer para chegar?

As respostas que você dará a essas perguntas lhe ajudarão a ter mais claro os seus objetivos de carreira e a elaborar um plano de ação visando alcançá-los. Além disso, saber o que você sabe fazer bem no seu ambiente de trabalho pode servir de trampolim para o seu crescimento profissional.

Suas preferências profissionais e os fatores de motivação pessoal têm também uma influência na direção que você deseja dar à sua carreira e os esforços que terá que fazer para conseguir.

Por fim, seu plano de carreira deve se adaptar em função das circunstâncias pessoais e profissionais, ou seja, um plano de carreira flexível para adaptá-lo aos seus sucessos ou fracassos, em tempo real.

Leia também: Veja as profissões em alta para 2023

Conclusão

Agora que você entendeu melhor o que é aspiração de carreira, qual é a sua? Em que lugar pretende chegar daqui a 5, 10 ou 15 anos?

Apenas se lembre de que aspiração profissional e pessoal, embora sejam coisas distintas, podem muito bem andar lado a lado, inclusive, uma pode fortalecer a outra!

Por isso, dedique um tempo e reflita com bastante calma sobre cada um dos pontos mostrados aqui, pois pode ser útil para você em sua jornada profissional!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Quiz: Que personagem de Wandinha é você na faculdade?

Quiz: Quem é você na Saga Crepúsculo?