Diversas turnês de artistas renomados têm sido anunciadas no Brasil. Porém, os valores inteiros dos ingressos pesam no bolso, não é mesmo? E a meia-entrada surge como alternativa para dar uma aliviada nos custos de quem mais precisa, incluindo estudantes, como verá a seguir!
O que é a meia-entrada?
A meia-entrada permite que estudantes paguem apenas 50% do valor de ingressos para eventos culturais, esportivos e de lazer. Determinado pela Lei 12.933/2013, cerca de 40% dos bilhetes devem ser destinados para o uso da meia-entrada.
Vale ressaltar que o benefício está disponível apenas para alunos de nível básico, técnico e superior. Cursos livres não estão inclusos nas modalidades de ensino beneficiadas.
- Obs: crianças de até 12 anos de idade não pagam ingresso para eventos (Afinal, ainda estão em idade escolar obrigatória ).
Como usufruir da meia-entrada?
Para garantir a meia-entrada, o estudante precisa comprovar sua situação. Alguns locais aceitam apenas comprovante de matrícula na instituição de ensino.
Contudo, grande parte dos estabelecimentos têm exigido o Documento Nacional do Estudante (DNE), uma carteirinha emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
- Importante: no caso de compras de ingressos online, é preciso apresentar o documento no dia do evento.
Como solicitar o DNE?
O DNE deve ser solicitado pelo site da UNE e custa R$40,00 sem o frete incluso. O processo de solicitação é sem muitas burocracias: basta que o estudante preencha os dados pessoais necessários, realize o pagamento da taxa de emissão e envie fotos de seus documentos.
Em até sete dias úteis, a carteirinha, válida no Brasil inteiro, estará em suas mãos! Além disso, também estará disponível na versão digital ao logar no site.
- Atenção: a validade do DNE vai até 31 de março do ano seguinte ao da emissão. Isso quer dizer que, tanto um documento gerado em janeiro de 2023 quanto um solicitado em novembro de 2023, serão válidos até o mesmo dia de março de 2024. Ou seja, fazendo o quanto antes você aproveita por mais tempo!
Isenção de taxa
Estudantes de baixa renda têm direito a solicitar o DNE de forma gratuita. Para isso, é preciso ser usuário do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). Ainda ele ofereça meia-entrada em alguns eventos, apenas a carteirinha a garante oficialmente.
Basta se cadastrar no site sem realizar o pagamento e, após, enviar o número da solicitação para o endereço de e-mail sae@documentodoestudante.com.br. O envio de uma foto do ID Jovem também será necessário.
Veja outras vantagens do ID Jovem, requisitos para ser usuário e como solicitá-lo no site do Governo Federal.
Agora que você já sabe sobre a meia-entrada, aproveite a fase estudantil para curtir todos os shows, filmes no cinema ou peças de teatro que quiser!