in

Dicas para parar de procrastinar

O dia todo trabalhando. Tarefas de casa, ainda mais agora com o home office. Aí chega a noite e é hora de fazer aquele curso que você comprou há quase um ano e pronto… você não faz. Procrastina e deixa para depois. Quantas vezes você já se pegou fazendo isso? Não tema, hoje vamos ensinar você a parar de procrastinar.

Primeiramente, você sabe o que é procrastinação? Quando você deixa para depois uma tarefa e vai postergando ela, mesmo sabendo que precisa fazer e mesmo sabendo que tem um tempo limitado para fazer, bem… isso é procrastinar.

Então, para que você consiga otimizar seu tempo e ainda assim conseguir realizar todas as tarefas e atividades de lazer que você deseja, vamos te ajudar. Aqui vamos dar algumas dicas que vão fazer você manter todas as tarefas do seu dia bem encaminhadas para não precisar mais procrastinar.

Dê o primeiro passo para parar de procrastinar

Como toda grande mudança, parar de procrastinar requer o primeiro passo. Primeiramente você precisa entender os motivos que levam você a postergar tarefas. Depois disso, entender por qual motivo quer ou precisa fazer determinar demandas. Dessa forma, você coloca tudo em perspectiva e consegue visualizar a importância de se dedicar.

Você não precisa correr com tudo. Não precisa fazer um curso inteiro de uma vez, comece com poucas horas por dia até terminar. Não precisa realizar uma grande tarefa em pouco tempo, pode fazer as pequenas primeiro e ir tirando tudo da frente. Os micro passos importam na hora de parar de procrastinar.

Mais cuidado com as emoções

Você quer se tornar um fotógrafo. Compra o curso, a câmera, começa empolgado e então… para. O equipamento pega poeira e seu curso está lá esperando para ser iniciado. Se você tinha esse sonho, por qual motivo acabou procrastinando e não dando início na busca por ele? 

Inclusive, aqui no blog falamos de algumas áreas que o profissional de fotografia pode atuar. Você não precisa esperar um dia bom para começar a fotografar, por exemplo. Está triste? Pegue a câmera e dê um passeio pelo bairro fotografando as coisas. 

Se você ficar esperando o momento certo para realizar algo, esse momento pode nunca acontecer. Afinal, todos temos uma vida e há muitos dias de cansaço ou mau humor e, quanto mais você espera o dia bom, mais difícil é parar de procrastinar.

Por isso, use suas emoções. Quer ser fotógrafo? Fale com seus amigos e os convide para passear e fazer um ensaio. Seu sonho é ser escritor? Comece escrevendo um diário, mesmo nos dias tristes. Sempre gerencie suas emoções para que a tarefa a ser feita se complemente com seu estado de espírito, modificando ele. 

Comemore pequenas vitórias

Perdeu 500g durante uma dieta? Comemore. Fez seu primeiro texto completo? Enalteça a si mesmo. Para parar de procrastinar não adianta apenas ficar visualizando um futuro de sucesso, é preciso comemorar cada pequena conquista que está te guiando até lá. 

Dessa forma, você não se frustra com a aparente demora para fazer algo e a procrastinação não te vence.

Seja gentil com você mesmo

Para parar de procrastinar, antes, é preciso entender que todo mundo já procrastinou na vida. Você não é pior que ninguém por isso. Entenda seu momento e os seus motivos e seja gentil consigo mesmo. Não fique se auto criticando, mas pense nas coisas incríveis que vai conseguir ao dar andamento para as tarefas.

Autocuidado e auto compaixão são importantes também e criar bons hábitos para sua vida ajuda  a manter as coisas no lugar. Você é um ser humano e não uma máquina e nem sempre vai estar bem para realizar suas tarefas, ou correr atrás de seus objetivos pessoais. 

E se precisar de um tempo para controlar as emoções, temos uma dica de vídeo que ajuda você a meditar para controlar a ansiedade.

E tudo bem. Entenda seu momento. Para parar de procrastinar, é preciso parar de criticar a si mesmo como se fosse a única pessoa da terra que faz isso. Curtiu as dicas? Aqui no blog da Fundacred temos mais um montão de dicas e ideias para você. Confere aí.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Crédito educativo: você sabe o que é?

6 motivos do porquê ser minimalista é bom para você