in

5 áreas onde o profissional de Fotografia pode atuar

A área da Indústria Criativa forma cada vez mais profissionais para atuar nas mais variadas setores. Entre as diversas opções existentes, o profissional de Fotografia é um dos que tem o maior leque de atuação.

Uma coisa importante de se entender é que, em uma grande parte das instituições de ensino, a graduação em Fotografia é um curso tecnólogo. Isso, claro, não tira o mérito da área e ainda garante a possibilidade do estudante trabalhar mais rapidamente.

Além disso, a graduação em Fotografia conta com inúmeras opções de cursos livres e rápidos que aumentam as habilidades do estudante. Fatores que tornam um profissional de Fotografia ainda mais afiado e pronto para o mercado de trabalho. 

Confira agora algumas opções de onde o fotógrafo pode atuar.

Profissional de Fotografia no jornalismo

A área de fotojornalismo é bastante procurada pelos estudantes de Fotografia. Mesmo que muitos jornais prefiram estudantes e profissionais de Jornalismo, grandes veículos optam por contar com um quadro de fotógrafos para auxiliar os repórteres.

Dessa forma, muitos deles acompanham os jornalistas e, enquanto o repórter entrega as informações de forma escrita, o profissional de Fotografia garante que o leitor vá ter uma visão total do acontecido.

Inclusive, o prêmio Pulitzer conta com premiação para fotojornalistas. Ao premiar esses profissionais, o troféu mais importante da notícia mostra que a fotografia e a imagem são parte importante da informação.

Fotografia social como opção de carreira

Essa é para o profissional de Fotografia que quer poder trabalhar por conta própria. Ao escolher a área de fotografia social, o fotógrafo pode trabalhar com eventos dos mais variados. Sejam casamentos, festas infantis ou chás de panela. 

Além disso, ele ainda pode optar por fotografar eventos de grande porte, porém diferente de como um fotojornalista cobriria. Ele realizaria um trabalho mais social e pessoal do que informativo. Em outras palavras, ao fazer a área de fotografia social, o profissional fica responsável por garantir as fotos para as redes sociais.

Em resumo, quando o profissional trabalha com fotografia social, ele pode atuar de forma autônoma ou contratado por agência ou produtora. Isso permite mais liberdade para o profissional atuar da forma que mais lhe agradar.

Moda para profissionais de Fotografia

Desfiles, editoriais e ensaios. O mundo da moda aliado ao da Fotografia é amplo e cheio de possibilidades. Grandes nomes da Fotografia são Patrick Demarchelier e Mario Testino. Ambos são grandes nomes da Fotografia de Moda e trabalharam com nomes tão grandiosos quanto em revistas como Harper’s Bazaar e Vogue.

E por qual motivo você precisa saber disso? Para o profissional de Fotografia que quer seguir a carreira de Fotografia de moda, saber mais do que apenas clicar é de grande importância. Para quem quer atuar nessa área, referência é de grande importância.

Em outras palavras, é importante conhecer profissionais que atuem no segmento que você quer atuar. Dessa forma, você entende o que está sendo feito no setor e consegue nortear não só seu trabalho como também seus estudos. Como, talvez, uma Pós-Graduação para garantir mais conhecimento.

Profissional de Fotografia Publicitária

Assim como o Jornalismo, há muitos estudantes de Publicidade e Propaganda que acabam por se especializar em fotografia. No entanto, algumas agências preferem utilizar seus próprios colaboradores para realizar essa tarefa. Mas se você é um profissional de Fotografia com foco na publicidade não tema, ainda há espaço no mercado.

A fotografia com foco em Publicidade passa pelas mais variadas possibilidades: fotografia de produtos, modelos, veículos ou imobiliária. Todas essas opções podem vir de especializações feitas pelos próprios graduandos ou formados em Fotografia.

Com um pouco de foco e vontade, é uma área promissora para quem quer atuar com fotografia e, claro, tem possibilidade de estudos para aprimorar as skills.

A fotografia infantil

Talvez essa área possa ser confundida com a Fotografia Social, mas essa é mais específica. O profissional de Fotografia que atuar com crianças tem como principal necessidade e requisito: gostar delas.

Ensaios de recém nascidos, mêsversário e acompanhamento do crescimento são alguns dos trabalhos que o profissional dessa área vai realizar. Quando se trabalha com esse tipo de fotografia, é preciso estar preparado para os mais variados imprevistos.

No entanto, é uma área promissora e com grande mercado. Cada vez mais os pais buscam eternizar os momentos com seus pequenos e um profissional de Fotografia que atua diretamente com ensaios infantis sempre tem trabalho.

Gostou das dicas? Aqui você encontra mais dicas sobre as mais variadas profissões. Confira o Blog da Fundacred.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Três estudantes de medicina

CredIESMed: o Crédito estudantil para Medicina da Fundacred

Menina pensando sobre Crédito Estudantil

Quem pode ser meu fiador no Crédito Estudantil?