in ,

Dicas para estudar com a trilha sonora perfeita

Sim, você leu certo! As dicas para estudar de hoje não têm nada relacionado com planilhas e cronogramas de estudo. Porém, se você quiser saber como montar um, já demos orientações aqui no blog.

Hoje o assunto é música e acreditamos que disso todo mundo gosta! Pelo menos é o que diz o último relatório trimestral do Spotify, que informou para a Revista Exame um total de 158 milhões de assinantes na plataforma. 

Mas afinal, qual o objetivo de levar as playlists para o mundo dos estudos? 

Uma pesquisa britânica de 2013 atestou que, alunos participantes do levantamento e que estudaram ouvindo música clássica, tiveram um desempenho 12% melhor nas provas de matemática do que aqueles sem algum tipo de estímulo musical.

Já o blog Folha Dirigida, em uma publicação com a temática parecida, afirmou que estudar e ouvir música ativam dois hemisférios cerebrais diferentes. Sendo assim, há um funcionamento melhor do cérebro como um todo. 

Então que tal experimentarmos esse método? Confira abaixo três playlists para você começar! 

1. JAZZ

Primeiramente, nossas dicas para estudar começam com esse ritmo que surgiu em Nova Orleans, em 1980. Com raízes na música negra americana, o Jazz também tem influência do Blues! 

As músicas deste estilo têm um ritmo marcado, com rápidas mudanças de tom e utilização original dos instrumentos de percussão. Por isso, é o som ideal para deixar em um volume baixo, no ambiente em que você estiver estudando

Se quiser se jogar ainda mais nesse ritmo, nossas indicações são as músicas de Frank Sinatra e Nina Simone (essa última tem, inclusive, um documentário na Netflix). 

Para acompanhar esses grandes ícones, montamos uma playlist especial para você. Clique aqui para acessá-la!

2. MÚSICA CLÁSSICA

Criada na Europa por volta de 1500, a Música Clássica não poderia faltar nas nossas dicas para estudar, é claro. Se antes ela servia para divertir reis e rainhas ou acompanhar cerimônias religiosas, hoje também é uma boa aliada dos estudantes

Esse gênero pode ser descrito pela complexidade de seus instrumentos e por ser representado pela forma de sinfonia, ópera ou outros tipos de desenvolvimentos musicais.

Da mesma forma que com o Jazz, não poderíamos deixar de elencar grandes nomes para você apostar na hora de estudar: Beethoven, Mozart, Bach e Schubert são uns dos mais famosos. 

Por outro lado, se você quiser uma playlist com mais diversidade de artistas e músicas, preparamos uma novinha em folha com outros nomes talentosos. Acesse agora clicando aqui

3. SONS DA NATUREZA

Por fim, apostamos que você nem pensava em ver esse item na lista de dicas para estudar, mas a verdade é que ele pode ser muito útil! 

Os sons da natureza têm uma forte ligação com o nosso bem estar físico e mental. Enquanto uns podem ajudar a dormir melhor, por exemplo, outros  fazem com que o nosso subconsciente desperte ou fique mais atento.

Sons de chuva, água e  brisa são os mais famosos e procurados, já que estão ligados à pureza e tranquilidade. Nada mal para acalmar os ânimos enquanto estuda para uma prova, certo?

Para essa opção também montamos uma playlist especial, repleta de sons ambientes diversos para ajudar no seu aprendizado. Confere clicando aqui! 

Agora que você já tem no mínimo uma hora de som ambiente garantido para os estudos, é só se jogar nos livros e cadernos e botar a mão na massa

Curtiu as playlists? Segue a Fundacred no Instagram que por lá a gente tá sempre falando sobre música! Contamos com você para nos ajudar nas próximas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Em qual habilidade da Viúva Negra você mais se encaixa?

FIES e Novo FIES: como cancelar?