Você já ouviu falar em cursos técnicos profissionalizantes? Talvez sim, mas parece que não são todos, já que apenas 9% dos adolescentes terminam o ensino médio com um diploma de curso técnico. Contudo, saiba que os cursos técnicos têm o objetivo de preparar o aluno para exercer uma função no mercado de trabalho. Por isso, são também chamados de profissionalizantes. No entanto, só 5,2% dos brasileiros buscam essa formação depois de concluir o médio.
Como resultado, o Brasil é o segundo pior colocado na categoria de formação técnica e profissional dos estudantes de ensino médio entre todos os 37 países membros e parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Antes de tudo, desinformação é a palavra chave a se pensar. Afinal, 77% dos estudantes de 14 a 17 anos não sabem que os cursos técnicos são opção de formação. Não apenas isso, mas a pesquisa encomendada pelo Itaú Educação no ano passado também descobriu que 69% dos mil alunos entrevistados gostariam de realizar um curso técnico durante o ensino médio se tivessem a oportunidade.
Vamos lá, você já decidiu que tem pressa e quer sair da escola e logo ter uma profissão, podendo se inserir no mercado de trabalho. Mas aí surgem as dúvidas quanto a que curso escolher, onde cursar e como arcar com esse investimento. Certo?
O Ministério da Educação (MEC) criou, este ano, um app que vai lhe ajudar a responder às primeiras duas perguntas: o SouTec. O aplicativo é gratuito, está disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android e é bem simples de usar.
Nele você responde perguntas sobre o que gosta e não gosta de fazer para receber um resultado informando quais cursos técnicos se enquadram no seu perfil.
Além disso, após visualizar os resultados e delimitar seu raio de distância, o app informará as instituições de ensino mais próximas a você que possuem esses cursos técnicos. Nesse momento, você tem a possibilidade de filtrar entre instituições públicas ou privadas, cursos presenciais ou a distância, e, também, cursos integrados ao ensino médio ou não.
Grande parte desses cursos são oferecidos por instituições privadas, e sabemos que mesmo sendo uma mensalidade mais baixa que graduações ou tecnólogos, ainda assim é algo que pode impactar o orçamento de muitos brasileiros.
Pensando nisso, a Fundacred criou o CredTec: o crédito educacional para os cursos técnicos.
Com o CredTEC:
Quer começar agora? Acesse o portal, escolha a sua Instituição de Ensino, o curso desejado e faça a sua simulação agora!