A busca por vagas de estágio está cada vez mais maior, o que exige muita preparação para despertar o interesse das empresas. Nesse contexto, a elaboração de um bom currículo para estágio se torna um ponto muito importante.
Confira dicas que ajudarão você a criar um currículo de destaque, aumentando suas chances de conquistar a oportunidade dos sonhos!
Em resumo, um currículo para estágio precisa conter os seguintes tópicos:
Nome, sobrenome, cidade, e-mail e telefone são essenciais no currículo. Informações como RG, CPF e endereço não devem estar no documento por questões de segurança.
Deixe claro, logo no início, para qual vaga de estágio você está se inscrevendo. Isso guiará o recrutador na hora de avaliar seu currículo.
O seu curso não pode faltar! Estar estudando é o principal requisito para fazer um estágio. Vale graduação, técnico e ensino médio. Inclusive, a Fundacred oferece crédito educacional para todas essas modalidades de ensino.
Com o crédito, você divide a mensalidade em dois momentos: uma parte durante o curso e a outra só depois de terminar sua jornada na Instituição. É a opção ideal para quem quer estudar sem desiquilibrar as finanças.
Se nunca estagiou antes, sem problemas: a maioria das vagas de estágio não exigem experiência. Afinal, você é um estudante em fase de aprendizado. Nesse tópico, participação em empresa júnior de universidade e trabalho voluntário também valem, viu?
Caso já tenha tido experiências anteriores, adicione no currículo, sempre da mais recente para a mais antiga.
Coloque no currículo para estágio os idiomas que você tem conhecimento, seja em nível básico, intermediário, avançado ou fluente. Dependendo da vaga, são habilidades que podem te destacar entre os candidatos.
Aqui é o espaço para intercâmbio, seminários, cursos extracurriculares relacionados à vaga disputada. Vale dar uma olhadinha em todos os seus certificados e filtrar o que é mais importante para a oportunidade da vez.
Confira a resposta para alguns questionamentos comuns sobre currículo para estágio!
Não é indicado que o candidato coloque foto própria no currículo para estágio, a menos que seja uma exigência da empresa. A aparência não deve ser um critério de desempate no processo seletivo.
É comum vermos currículos para estágio com uma breve apresentação do candidato antes dos tópicos principais. No entanto, essa é uma parte que deve ser deixada para a entrevista, já que o objetivo dela é justamente conhecer melhor o estudante.
As soft skills — ou habilidades comportamentais, também ficam para a entrevista, ok?
Um currículo objetivo e organizado vale mais do que um currículo “bonito”. Dica: não utilize colunas e nem abuse das cores. Isso pode dificultar a leitura das informações pelo recrutador e até mesmo ser prejudicial à sua seleção.
Se a vaga for na área de criação, por exemplo, separe um espacinho para colocar o link do seu portfólio. Provavelmente, ele será avaliado pelo gestor da área após a triagem de currículos, e não pelo recrutador.
Ah, e independentemente se seu currículo seja feito no Word, Canva ou em outro programa de edição, salve sempre em PDF.
Baixe já nosso modelo de currículo gratuito!
Um bom currículo é a chave de entrada para aquela vaga de estágio que você tanto sonha. Afinal, o documento é o primeiro ponto a ser analisado pelo recrutador em um processo seletivo, e você certamente quer passar uma boa primeira impressão, não é mesmo? Esperamos que consiga atingir seu objetivo com nossas dicas!
E sempre bom lembrar: o Crédito Educacional da Fundacred possibilita que você faça a faculdade dos seus sonhos com mensalidades reduzidas! O melhor? Não precisa ter feito o Enem, os juros remuneratórios são ZERO e estudante negativado também pode solicitar.
Acesse o Portal da Fundacred agora mesmo, simule e solicite para estudar com equilíbrio financeiro!