Estudar é uma tarefa indispensável quando buscamos a aprovação em alguma prova. Isso não é novidade, certo? Só nem sempre é fácil manter disciplina com tantas distrações ao nosso redor. É aí que entra o cronograma de estudos, uma alternativa para ajudar você a atingir seus objetivos educacionais de forma estratégica.
Hoje vamos explicar o que é um cronograma de estudos, sua importância e as vantagens desse método de organização. Continue a leitura!
Um cronograma de estudos é uma ferramenta de planejamento que tem como objetivo auxiliar estudantes na organização do tempo, levando em consideração a rotina de cada um. Assim, fica mais fácil de saber o que, como e quando estudar.
A aprovação em vestibulares, Enem e concursos requer muita dedicação, principalmente por serem provas que exigem conhecimento em diferentes áreas. Então, caso esteja prestes a realizar algum desses tipos de exames, considere ter um cronograma de estudos bem estruturado.
Em um mundo altamente tecnológico, permanecer concentrado por horas é algo difícil. A gente sabe que rolar a For You do TikTok ou assistir aos stories do seu influenciador favorito pode parecer mais interessante do que memorizar conteúdos e fazer uma lista de exercícios, por exemplo.
No entanto, você precisa lembrar do seu objetivo final e do que precisa fazer para chegar lá. Um cronograma de estudos com dias e horários definidos é um grande aliado para que você evite distrações e siga uma rotina produtiva, fazendo seu tempo valer a pena.
Como deve ter percebido até o momento, um cronograma de estudos facilita o caminho rumo à aprovação desejada. Veja abaixo três motivos para você montar o seu o quanto antes!
Revisar o conteúdo é uma etapa muito importante e que não pode ser deixada de lado. A partir da revisão, o estudante fixa as informações no cérebro e consegue retê-las de fato, ao invés de ficar apenas na famosa “decoreba”.
Você certamente não quer que algo fique para trás, certo? Por isso, inclua no seu cronograma de estudos a revisão de resumos ou mapas mentais. Ou seja, materiais sem muitas informações para não se perder.
Além da revisão de conteúdos, organize seu tempo para que consiga inserir simulados na sua rotina. Assim, você testa seus conhecimentos e se prepara melhor. Na internet, é possível encontrar todos os arquivos e vários vídeos comentando as questões.
Ter horários organizados é indispensável se você quer obter sucesso na hora da prova. Defina o tempo de estudo para cada matéria, levando em consideração pausas para descanso, fazer um lanche e beber água.
Não adianta ficar estudando por muitas horas sem interrupções, pois você ficará cansado e não conseguirá fixar as matérias da melhor forma.
Existem maneiras de melhorar o controle do seu tempo, como usar a Técnica Pomodoro. A ideia é estudar por 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos, voltar aos estudos e seguir esse ciclo.
Na hora do descanso, não faça nada que requeira muito esforço mental, pois a ideia é justamente recarregar as energias do cérebro.
Seguir um cronograma de estudos ajuda a se concentrar melhor, isso porque nosso cérebro associa fatores, lugares e horários. Mantenha-se focado no seu cronograma, tendo sempre em mente onde você quer chegar, e torne isso um hábito diário. Essa prática não só beneficia a concentração, mas também promove um aprendizado eficiente e duradouro.
Ficou com vontade de montar seu cronograma de estudos depois das vantagens que mostramos? Siga as dicas abaixo!
O tempo de estudo diário recomendado é de quatro a cinco horas por dia, porém, essa indicação não é uma regra e nem mesmo a fórmula do sucesso.
Caso sua rotina seja mais ocupada, lembre-se de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Dedique-se ao máximo na hora dos estudos e certamente alcançará ótimos resultados!
Novamente, não existe regra no tempo de estudo de cada matéria. Especialistas recomendam entre 40 minutos a uma hora e meia, com intervalos. Analise o seu caso e veja o que melhor funciona para você.
Coloque no papel as matérias que precisam ser estudadas. Se o seu objetivo é Enem e vestibular, provas em que áreas têm peso diferente de acordo com o curso escolhido, foque nas áreas que mais serão levadas em conta.
Lembre-se: não deixe de dedicar seu tempo às demais, pois elas também serão importantes para a sua aprovação. Caso seja um concurseiro de plantão, a dica é estudar por mais horas as matérias mais difícieis, no momento em que você rende melhor.
Precisa de crédito estudantil para começar os estudos? Acesse!
Ter um cronograma de estudos é um dos primeiros passos para obter sucesso no aprendizado e alcançar voos mais altos na vida estudantil e profissional. A organização é peça-chave quando queremos atingir objetivos, de modo a evitar contratempos na caminhada rumo a aprovação dos sonhos.