in ,

Como se preparar para as provas sem sair de casa

Este ano está sendo um ano surpreendente e sem precedentes. Desde março, quando iniciaram os protocolos de distanciamento social pelo país, precisamos fazer muitas coisas pela primeira vez. De trabalhar de casa a se preparar para as provas sem sair de casa, têm sido uma série de adaptações em um curto período de tempo.

Mas o mundo não pode parar e, inclusive, muita gente aproveitou a oportunidade para realizar cursos e estudar mais no tempo livre, já que até hoje ainda não é recomendado sair com frequência de casa. Porém, o que muitos não esperavam é que não era tão fácil quanto parecia.

Estudar sem a supervisão de um professor, ouvindo o barulho da tv do cômodo ao lado ou os latidos do cachorro do colega de classe pela webcam, muitos foram os imprevistos que surgiram para quem precisou estudar pela internet para não perder o ritmo. Por isso, separamos aqui algumas dicas práticas e rápidas que apesar de simples podem ajudar e muito quem ainda está com dificuldade para se adaptar à nova forma de estudar em tempos de pandemia. Confira!

Organize-se

Enquanto antes você saía de casa e ia até um local para estudar, encontrar colegas e professor para cumprir a carga horária do dia, hoje todo esse ritual deixou de existir, pelo menos por um tempo. Por isso, crie seu próprio ritual, determinando uma faixa de horário ideal para estudar e evitando ao máximo a procrastinação. Criar uma lista de tarefas que deve ser atualizada diariamente também é uma ótima maneira de se organizar ao mesmo tempo em que você se motiva ao perceber que está evoluindo.

Estabeleça metas reais

Ainda relacionado ao item anterior, uma ótima forma de manter-se firme no objetivo é estabelecer metas. E, claro, existe a grande recompensa ao final de tanto estudo, mas foque em pequenas conquistas diárias. Ler um determinado número de capítulos, estudar por número x de horas, etc. O importante é que essa meta seja desafiadora, mas ao mesmo tempo possível de ser cumprida sem um sacrifício extenuante. Assim fica mais fácil manter-se no cronograma e ainda assim sentir-se estimulado.

Encontre o seu espaço

Na hora de estudar, não é qualquer lugar que serve. É preciso encontrar um espaço que tenha boa iluminação e o menor número de estímulos possível. Ou seja, pouco movimento (de pessoas, animais, etc), o mínimo de barulho e até mesmo,  quase nada de coisas à vista. Afinal, naquela baixa de atenção que todos damos de vez em quando durante os estudos, qualquer coisa pode virar uma distração e deixar escapar preciosos minutos.

Descubra seu jeito de estudar

Se preparar para as provas sem sair de casa demanda que você conheça novos métodos de estudo. Pela internet, é todo um novo universo e, consequentemente, um novo aprendizado. Talvez você goste de anotar diretamente num editor de textos, no celular ou quem sabe no bom e velho caderno. Talvez você consiga prestar mais atenção apenas ouvindo ou descubra que é melhor assimilar se estiver lendo. Infelizmente não existe receita pronta, pois cada um tem seu próprio jeito de estudar, mas não desista até encontrar o seu. Você vai perceber rapidamente que a sua produtividade vai aumentar, e muito!

Não deixe de cuidar do seu corpo ao se preparar para as provas sem sair de casa

Agora que não há mais um professor para chamar sua atenção durante as aulas, é sua responsabilidade cuidar para que mantenha uma boa postura durante as horas de estudo. Um bom começo é procurar um lugar que naturalmente proporcione isso, como uma mesa e cadeira adequados. Ou seja, sofás, camas e até mesmo o chão não são boas escolhas para estudar por horas a fio. Fique atento.

Hora de conectar

Antes bastava um caderno. Agora, é preciso computador e uma boa conexão com a internet. Certifique-se de sua máquina está em boas condições tanto para as aulas quanto para as tarefas que precisará realizar – e isso inclui todos os programas necessários. Assim você se sente mais seguro e evita distrações desnecessárias que, se checadas com antecedência, poderia poupar o incômodo.

Atente a todos esses pontos que citamos acima e, quando a energia baixar, lembre-se de que a vida lá fora continua acontecendo com ou sem pandemia. E quando tudo isso passar, você vai estar preparado para um futuro ainda mais brilhantes e repleto de possibilidades. E claro, vai sempre poder contar com o CredIES para estudar presencialmente ou à distância. Estamos todos juntos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Quando fazer Doutorado? Confira essas dicas

Crédito da Fundacred é melhor opção

Crédito da Fundacred é a melhor opção?