A população mundial já está beirando a 8 milhões de pessoas e a capacidade de interagir fora da nossa própria bolha é essencial. Por isso, somos cobrados por todos os lados para aprender novos idiomas e expandir nossos horizontes.
Talvez você já pensou “eu nem pretendo viajar” ou “eu posso sempre usar um tradutor online” e, portanto, chegou a conclusão de que não há necessidade alguma de realmente estudar outro idioma. Mas não é bem assim. O conhecimento de uma nova língua traz mais oportunidades.
Por exemplo:
- Amplia o leque de conteúdo acadêmico e de entretenimento a sua disposição.
- Destaca o seu currículo em seleções para empresas com parceiros internacionais.
- Aproxima de novas pessoas que podem compartilhar as suas diferentes realidades.
Mas e aí, qual língua estrangeira aprender?
Que tal começar pelas mais faladas mundo afora? Afinal, se o objetivo é se comunicar, vamos deixar as línguas mortas ou pouco usadas para quem tem algum motivo específico. Ou seja, caso você queira seguir uma vida eclesiástica, o latim é uma boa opção, claro.
- Mandarim: a língua materna mais falada no mundo
A China não é apenas o país mais populoso do mundo, com mais de 1.4 bilhões de habitantes. O país também é uma das duas maiores potências econômicas mundiais. Apesar de perder para os Estados Unidos, o país asiático está em constante desenvolvimento econômico e mostra sinais de chegar ao primeiro lugar. Logo, é uma grande vantagem falar essa língua fundamental no mundo dos negócios.
- Inglês: a língua mais falada por estrangeiros
Hoje, os Estados Unidos ainda é a maior potência econômica do mundo. E, além disso, é um foco de produção e exportação de conteúdo de entretenimento. Portanto, não é de se estranhar que o inglês seja a língua mais falada como segundo idioma no mundo. Dessa forma, é útil para além da comunicação com falantes nativos, sendo uma ponte para conectar diferentes culturas.
- Espanhol: a língua mais falada na América do Sul
Como brasileiros, somos também latinos e compartilhamos muitas semelhanças linguísticas e culturais com os nossos vizinhos hispânicos. Porém, por mais parecidos que sejam o português e o espanhol, eles não são a mesma língua. Isso quer dizer que enrolar um portunhol não é o suficiente. Quer um incentivo maior para aprender a língua mais falada pelos nossos hermanos? O terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China e dos EUA, é ela mesma, a Argentina.
- Alemão: a língua materna mais falada na Europa
A língua materna mais falada dentro da União Europeia é o alemão. Esse é um idioma conhecido por ser muito utilizado na ciência e nos negócios. Inclusive, você sabia que a cidade com o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha é a nossa São Paulo? Atualmente, a Alemanha tem a economia mais sólida do mundo e isso reflete na empregabilidade dos falantes da língua.
Ficou com vontade de aprender outra língua?
Confere essas dicas de como aprender um novo idioma rápido!