Quando falamos do Fundo de Financiamento Estudantil, surgem algumas dúvidas como “Quando abre o FIES?” de forma quase imediata, principalmente para os estudantes que dependem de programas como esse para ingressar e se manter no ensino superior.
O FIES é uma das principais portas de entrada para estudantes que precisam de apoio financeiro para arcar com as mensalidades, pois facilita o acesso à educação superior ao custear uma parte ou até mesmo a totalidade dos custos por um período de tempo.
Se você está interessado em saber quando abre o FIES e como participar, acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as datas e processos essenciais, além de quem pode participar, como se inscrever e muito mais.
A dúvida sobre quando abre o FIES é uma das mais recorrentes entre os estudantes, por isso vamos respondê-la primeiro.
No primeiro semestre de 2024, a abertura das inscrições do FIES teve início no dia 12 de março e se estendeu até o dia 15 de março, com pré-seleção no dia 21 de março e a seleção dos candidatos inscritos na lista de espera entre os dias 28 de março a 30 de abril.
Já na edição do segundo semestre de 2024, as inscrições aconteceram entre os dias 22 a 27 de agosto, enquanto a divulgação dos resultados ocorreu no dia 9 de setembro.
Durante uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e o INEP no dia 16 de janeiro, o ministro Camilo Santana informou que o atraso na publicação do edital do FIES 2024 ocorreu por conta de alterações nas regras do programa.
Uma das mudanças mais significativas mencionadas pelo ministro é a intenção do governo de unir o ProUni ao FIES.
Em 2024, o objetivo é permitir que os estudantes possam utilizar 50% da bolsa do ProUni e financiar a outra metade do curso por meio do FIES, com o objetivo de oferecer uma solução combinada entre os programas, para beneficiar um número maior de estudantes.
Outra novidade de 2024 é o FIES Social, com uma reserva de vagas e condições especiais de financiamento para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O FIES está disponível semestralmente, oferecendo duas oportunidades de inscrição por ano, portanto, se você perder o prazo do primeiro semestre, não se preocupe! Ainda terá a oportunidade de se inscrever no segundo semestre.
Dessa forma, o programa oferece flexibilidade para estudantes que, por algum motivo, não puderam participar da primeira fase de inscrições. Quando abre o FIES no meio do ano, os estudantes têm uma segunda chance para reunir e organizar os documentos.
Tanto estudantes graduados quanto não-graduados de todo o Brasil podem se candidatar ao Novo FIES. O principal critério de seleção é a renda familiar mensal per capita, que determina o tipo de financiamento ao qual o candidato pode ter acesso:
Outro requisito essencial é ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com um desempenho mínimo aceitável correspondente a uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não zerar a redação.
Além disso, estudantes que já são beneficiários de bolsas parciais do ProUni também podem participar do FIES, que nesse caso serve como complemento para financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa.
O FIES Social é uma modalidade especial do Fundo de Financiamento Estudantil, regida pela Portaria n. 167/2024, e se destina a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Criado para ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, essa modalidade estipula alguns critérios específicos de participação, que são:
Além disso, o FIES Social prioriza a inclusão de grupos historicamente marginalizados, entre eles, estão:
Para garantir maior equidade, 50% das vagas do FIES em 2024 serão destinadas a essa modalidade, além disso, essa versão do programa possibilita o financiamento de até 100% do valor do curso, dependendo da disponibilidade orçamentária do governo.
Depois de sanar a dúvida sobre quando abre o FIES, o processo de inscrição se torna a tarefa mais importante para os estudantes que, felizmente, podem se inscrever no programa de forma 100% online.
Para se inscrever, é necessário seguir os seguintes passos:
A documentação correta garante que o financiamento seja concedido a quem realmente se enquadra nos critérios do programa. Confira abaixo os documentos essenciais:
Esses documentos são obrigatórios tanto para o candidato quanto para os membros de sua família e devem ser apresentados para comprovar a identidade e cidadania dos envolvidos.
Entre as opções aceitas, estão:
O candidato também deve comprovar seu local de residência e, para isso, os seguintes documentos são aceitos:
Para demonstrar que o candidato está apto a ingressar no ensino superior, é necessário apresentar:
A comprovação de rendimentos é importantíssima para verificar se o candidato atende aos requisitos de renda familiar e os documentos são bastante variados de acordo com a atividade econômica do estudante ou de seus familiares:
De maneira detalhada, no segundo semestre, o FIES foi divulgado com as seguintes datas:
Desde a sua criação, o FIES passou por diversas alterações que modificaram suas condições de financiamento, a mudança mais recente, conhecida como Novo FIES, divide o financiamento estudantil em três modalidades:
💡Para saber mais sobre como funciona o FIES, acompanhe o nosso artigo sobre o tema!
Se você perdeu o prazo de inscrição do FIES ou não deseja submeter-se à uma comprovação excessiva de documentos, existem alternativas ao financiamento estudantil que podem ajudar a realizar o sonho de cursar uma faculdade.
Uma das opções mais procuradas é o crédito educacional oferecido por instituições como a Fundacred, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma dividida durante o curso e após o término do vínculo com a instituição de ensino.
A Fundacred é uma instituição sem fins lucrativos que oferece soluções de crédito educacional para estudantes de todo o Brasil.
O diferencial da Fundacred é que o financiamento estudantil é concedido sem a cobrança de juros, apenas com uma pequena taxa administrativa mensal, o que permite aos estudantes cursarem a faculdade com equilíbrio financeiro.
Tendo em vista a importância que os programas de financiamento estudantil possuem na carreira e vida dos estudantes, saber quando abre o FIES, assim como os critérios para participar e o processo de inscrição são um fatores cruciais.
Com as informações deste artigo, você tem todas as ferramentas para não perder nenhum prazo e garantir seu financiamento estudantil.
E caso o FIES não seja uma opção, lembre-se que existem alternativas como o crédito estudantil da Fundacred, que pode ser uma excelente solução para realizar o seu sonho de estudar em uma instituição privada com menos burocracia.