Você está prestes a concluir a escola e pensa: qual o próximo passo? Ficar em dúvida sobre qual curso escolher ou até mesmo não saber o que fazer depois do Ensino Médio é super normal. Então, sem julgamentos por aqui.
Você não precisa, necessariamente, terminar a escola e já começar uma faculdade. Existem outras formas de iniciar sua carreira profissional, como verá a seguir!
Faculdade, Curso Técnico e intercâmbio estão entre as alternativas mais comuns do que fazer depois do Ensino Médio. Hoje, vamos falar um pouco sobre cada uma para te ajudar a descobrir qual é a melhor opção para você!
Por que não sair do Ensino Médio e partir para a viagem dos sonhos? Esse é um caminho caso não se sinta preparado para pular de paraquedas em uma decisão mais concreta sobre faculdade e futuro.
Estudar ou trabalhar em outro país amplia sua visão de mundo. Ter que se virar sozinho e se comunicar em outra língua são desafios que assustam, mas ajudam a desenvolver sua autonomia e proatividade. Sem falar na experiência incrível com uma cultura diferente!
Fazer intercâmbio é o seu objetivo? Escolha o destino, busque uma agência, planeje-se financeiramente e arrume as malas! Saiba tudo sobre o assunto aqui.
Os Cursos Livres envolvem um ciclo bem menor de estudo e que pode ser realizado, inclusive, a distância. Seja como for, estudar por meio de aulas específicas também ajuda na decisão de qual faculdade ingressar futuramente.
Além disso, você pode se matricular em cursos diferentes do que já planejou, justamente para testar seus gostos e habilidades. Dica extra: com o CredNEO, crédito educacional para Cursos Livres, você paga apenas parte da mensalidade enquanto estuda e o restante só após a conclusão.
O Curso Técnico tem duração média de dois anos, menos tempo do que uma faculdade. Essa formação também aumenta em 50% as chances de entrar no mercado de trabalho, e o salário pode ser até 30% maior em comparação ao de outros empregados, de acordo com dados do Senai.
Ficou interessado em fazer um Curso Técnico, mas não sabe como arcar com o valor e outros custos da vida estudantil? Conheça o CredTEC!
Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, brasileiro com diploma de Ensino Superior ganha, em média, mais que o dobro do que alguém só com o Ensino Médio. Outras vantagens do Ensino Superior são o aprofundamento de conhecimentos e a ampliação da sua rede de contatos.
Para auxiliar na escolha do curso, faça testes vocacionais, vá a feiras de profissões, converse com universitários e pesquise sobre o mercado de trabalho na área. Ah, e precisar de uma ajuda no pagamento, conte com o CredIES!
Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente, adquirir conhecimentos sempre será um diferencial profissional. Veja as vantagens de continuar estudando!
Profissionais que estão sempre se atualizando sobre as mudanças na sua área são pessoas mais preparadas para propor soluções diferentes e inovadoras. Por isso, se quer chamar a atenção dos recrutadores, não deixe de investir na sua formação.
O ato de estudar demanda disciplina, responsabilidade e autogestão. Além do mais, expande horizontes ao explorar diversos assuntos, ao mesmo tempo em que aprimora habilidades técnicas e emocionais, impulsionando um crescimento contínuo e uma compreensão mais profunda do nosso redor.
A formação superior e uma posterior especialização em determinada área permitirá que você construa uma carreira de sucesso e alcance cargos com melhores salários. Grande parte das empresas buscam profissionais capacitados para assumir posições maiores, incluindo aquelas de liderança.
Tecnologia, Mercado Financeiro, Marketing, Engenharia, Jurídico e Seguros são as áreas que indicam maior crescimento nos próximos anos. São várias vagas disponíveis e, em grande parte, é necessário ter diploma no Ensino Superior.
Existem duas formas de você ingressar na faculdade: Enem ou Vestibular. Os vestibulares ocorrem em Instituições públicas e privadas em datas definidas por cada uma.
O Enem é realizado anualmente e, a partir da nota no exame, os candidatos concorrem a vagas nas Instituições por meio de iniciativas do Governo Federal. Confira quais são.
Quando o assunto é FIES, existem opções no mercado que são similares e não exigem a nota do Enem, como o Crédito Estudantil da Fundacred.
Independente da sua escolha uma coisa é certa: não pare de estudar após concluir o ensino médio. Analise as vantagens e desvantagens de cada opção e escolha aquela que se alinha aos seus objetivos profissionais e sonhos. Seu futuro só depende de você!