in

4 razões para você investir em cursos livres

Já publicamos aqui no blog um post completo sobre cursos online gratuitos e com certificado. Mas, ainda que o assunto de hoje seja parecido, não é exatamente igual: vamos falar de cursos livres!

Para começar, que tal conceituarmos o assunto? Cursos da modalidade de ensino livre são, geralmente, aqueles com a carga horária reduzida e direcionada para um conhecimento específico

Outra característica desse tipo de estudo é que as aulas não exigem um diploma de graduação para serem assistidas e, muitas vezes, nenhum conhecimento prévio. Ou seja, ainda que você não esteja na faculdade, pode se matricular.

Agora que já resumimos um pouco do que estamos falando, queremos listar algumas razões para você considerar investir nesse tipo de curso. Dá uma olhada!

1. Ajudam na escolha da faculdade

Como dito anteriormente, você não precisa ser uma pessoa formada para se matricular em cursos livres. Sendo assim, caso tenha dúvidas antes de optar por uma graduação, essa carga horária extra pode ajudar a compreender qual área se encaixa com seu gosto

Quer se formar em moda? Aulas de desenho técnico são uma boa pedida antes de ingressar. Considerando a arquitetura? Introduzir conhecimentos sobre os softwares utilizados na faculdade pode ser uma forma de entender se o campo é para você.

Em resumo, utilize o ensino médio, ou mesmo o tempo vago antes da graduação, para estudar campos específicos e que podem auxiliar na sua decisão. Essa é uma escolha muito importante!

2. São ótimos para incrementar o currículo 

Mesmo sem ingressar na faculdade, você também pode utilizar cursos livres para complementar seu currículo. Com uma esfera de atuação definida, essa carga horária específica acrescentará mais experiência ao CV.

Por outro lado, na hipótese de você ainda estar delimitando sua carreira, algumas aulas livres de conhecimentos mais gerais também podem funcionar. 

Investir em cursos de informática, excel ou outras ferramentas administrativas tende a ser boa ideia, já que a maioria das empresas atuais lidam com mecanismos que os envolvem. 

Do mesmo modo, é possível optar por cursos que foquem nas suas habilidades como profissional. Um exemplo são aulas de dicção e oratória, liderança, gerenciamento de projetos e até empreendedorismo. 

Todos os citados são boas opções a serem aplicadas na sua carreira, abrangendo várias áreas e mercados, sem distinção.

3. Podem ser feitos também em EAD

Cursos livres costumam ser procurados a distância, graças à facilidade, ainda que os presenciais também sejam uma opção. Considerando a carga horária, torna-se mais rápido e confortável acessar esse tipo de aula no computador, concorda?

Segundo dados da iSpring, empresa especializada em e-learning (modelo de ensino não presencial apoiado na Tecnologia da Informação), algumas áreas de cursos online estão sendo mais procuradas em 2021. 

As informações são voltadas para quem deseja ofertar o ensino, e não cursar, mas são um bom índice para analisar as tendências atuais e procurar um curso livre, em EAD, que seja interessante.

Aulas de negócios, marketing, carreira, arte, design, criatividade, finanças pessoais e renda extra são algumas das que aparecem nas primeiras posições.

4. Ficam mais acessíveis com crédito estudantil 

Sim, existem os cursos livres gratuitos, mas nem todos são sem custos, principalmente se você optar por instituições de ensino como universidades, faculdades e centros acadêmicos que já oferecem outros tipos de aulas.

Para os casos pagos, a Fundacred pode ajudar! O CredNEO, crédito estudantil para cursos livres, é uma alternativa acessível caso você esteja procurando investir nessa opção. 

Ele funciona como os outros serviços da Fundação: você paga uma parte enquanto estuda e o restante só depois de concluir o curso. Os benefícios, neste caso, também são os mesmos! 

Tudo com zero juros remuneratórios, a menor taxa administrativa do país e a possibilidade de contratar o crédito mesmo estando com CPF negativo, já que a renda analisada é apenas a do fiador(a). 
Agora ficou mais fácil ainda investir nos estudos, não acha? Acesse o Portal da Fundacred, simule valores e saiba mais sobre esse benefício.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Biomedicina Estética: o que é e quanto ganham os profissionais?

Responda em qual tipo de estudante você se encaixa e diremos qual vacina você deve tomar!