Iniciar uma graduação é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. No entanto, problemas como dificuldade de pagar as mensalidades, falta de tempo para estudar, indecisão sobre o curso e pressão acadêmica podem fazer o estudante trancar a faculdade.
Primeiramente, vamos esclarecer as coisas: trancar a faculdade significa a suspensão da matrícula na instituição de ensino por até dois anos. Durante esse período, você não frequentará as aulas e nem pagará as mensalidades.
Já pensou nessa hipótese? Pode admitir, sem julgamentos por aqui! Brincadeiras à parte, é melhor pensar duas vezes antes de suspender sua matrícula, viu?
No post de hoje, vamos mostrar três motivos para convencer você a não trancar a faculdade e tentar resolver os obstáculos de outras formas.
Retomar os estudos após uma pausa pode ser uma tarefa difícil por diversos motivos. Quando ficamos afastados da rotina acadêmica, perdemos o hábito de estudar regularmente, o que torna a volta mais desafiadora. Além disso, ao longo do tempo, é natural que esqueçamos alguns conceitos aprendidos em semestres anteriores.
Como já falamos aqui no blog, estar estudando é obrigatório para estagiar. Ou seja, caso esteja nessa etapa e decida trancar a faculdade, seu contrato de estágio será cancelado. Isso significa abdicar da oportunidade de colocar conhecimentos em prática e deixar de receber por isso, em caso de estágio remunerado.
Assim como diz o ditado popular, sempre há uma luz no fim do túnel. Veja agora soluções para não parar de estudar!
Se a sua insegurança é quanto ao curso, considere migrar para outro. Nem todo mundo acerta de primeira e não tem nada de errado com isso, ok? O importante é fazer o se gosta. Inclusive, temos algumas dicas para ajudar você na escolha da graduação, caso ainda se sinta meio perdido(a). Confere lá!
Trancar a faculdade por falta de tempo é algo bastante comum. Uma alternativa é migrar para a educação a distância (EaD), já que os horários costumam ser mais flexíveis. Assim, você estuda no seu ritmo, sem precisar sair de casa, conciliando trabalho e faculdade.
A questão financeira é o que mais pesa para você? Que tal optar por um crédito educacional? Com essa solução, você paga uma parte da mensalidade enquanto estuda e o restante após concluir o curso.
A Fundacred, por exemplo, não cobra juros remuneratórios e tem a menor taxa do segmento: apenas 0,35% ao mês. Além disso, não exige nota do Enem e não analisa a renda do estudante.
Você pode simular o valor das mensalidades sem compromisso em portal.fundacred.org.br. É rápido, gratuito e 100% online!