in

Me formei em Farmácia ou Fisioterapia, e agora?

Nem sempre a gente conclui a graduação já sabendo no que quer atuar, né? Por isso, ao pegar o canudo no final da faculdade, você pode se perguntar: “Me formei, e agora?”.

Em áreas da saúde, como Farmácia e Fisioterapia, isso pode ser ainda mais frequente, afinal, são inúmeras carreiras que existem, das mais específicas às mais gerais. Se você acabou de concluir seu curso e é um profissional de algum desses dois campos, esse texto vai te ajudar a guiar sua atuação! 

Vem com a gente: 

Me formei em Farmácia, e agora?

É comum associarmos Farmácia apenas a profissionais que trabalham dentro de uma drogaria, por exemplo. No entanto, existem diversas áreas de atuação para quem deseja exercer a carreira de farmacêutico(a) em outras vertentes. 

Segundo matéria divulgada pelo portal Assistência Farmacêutica Avançada, especializado na área, a profissão ocupou a terceira posição no ranking das que mais contrataram com carteira assinada em 2018, entre carreiras de nível superior.

Farmacêutico Veterinário, Hospitalar, Criminal, Nuclear, Oncológico ou Clínico são apenas alguns títulos para você seguir com esse ofício, já que o Conselho Federal de Farmácia dispõe de cerca de 135 especializações regulamentadas. 

A variedade também se encontra nos locais de trabalho em que é possível desempenhar a profissão de farmacêutico: Bancos de Órgãos ou Sangue, Hospitais públicos e privados, Indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos, institutos de pesquisa, enfim…a lista é gigante! 

Reflita sobre o que você gosta de desempenhar e sobre as funções pelas quais você quer ser lembrado(a). Com certeza vai ser mais fácil responder a dúvida: “Me formei, e agora?”. 

Me formei em Fisioterapia, e agora? 

Da mesma forma que na profissão anterior, a Fisioterapia geralmente é atrelada ao profissional fisioterapeuta tradicional, que trata de lesões ou orienta em laudos médicos. Em contrapartida, existem diversas formas de explorar essa carreira, sem optar pelo caminho usual.

De acordo com dados divulgados pelo site Educa Mais Brasil, em 2015 os planos de saúde já registravam um crescimento de 43% na procura por estes profissionais. As informações, portanto, representam um aumento de oportunidades de trabalho na área, que abrange várias possibilidades de carreira. 

Fisioterapia do Trabalho, Desportiva, Neurológica e Cardiorrespiratória são apenas algumas opções disponíveis dentro do atendimento a pacientes. 

Fora isso, você, formado em fisioterapia também consegue atuar em Saúde Preventiva, Ortopedia, Traumatologia e até mesmo na Indústria de Equipamentos, aplicando seus conhecimentos ao desenvolvimento de novas ferramentas da área. 

Unindo o conhecimento, que agora você tem de algumas funções, à definição de onde você quer chegar, com certeza a pergunta “me formei, e agora?” não será mais um problema! 

Você também pode empreender 

Ainda que tenhamos abordado várias opções para você trabalhar com Farmácia ou Fisioterapia, também é importante ressaltar que é possível ser empreendedor nos dois casos. 

A abertura de negócios é uma tendência que vem crescendo com o passar dos anos e pode ser um caminho considerado, principalmente no pós-pandemia. 

Essa ascensão do empreendedorismo cresce desde meados de 2019, quando a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae, apontou que o Brasil  atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca do país.

Se você não pensa em fazer parte de uma equipe já estruturada, talvez seja interessante considerar a abertura do seu próprio consultório, farmácia ou centro de saúde!

Depois da decisão 

Agora que você já determinou sua carreira em Farmácia ou Fisioterapia, é só correr para o abraço! 

O próximo passo pode estar na sua pós-graduação: lato sensu e stricto sensu são opções disponíveis, já pensou em qual cursar? Aqui no blog abordamos o assunto e ajudamos quem está passando por essa fase de especialização. 

A Fundacred também pode auxiliar nesse período com os serviços do CredIES, um crédito educacional com juros zero que permite o pagamento das mensalidades da sua pós com benefícios. Você paga só uma parte enquanto estuda, e o restante quando finalizar. 

Assim fica muito mais simples definir sua carreira e se preparar para o que vem depois do “me formei”. Acesse o Portal da Fundacred e simule valores de forma 100% online!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

CredIES: da solicitação à aprovação do crédito estudantil

De acordo com a sua área de estudo, qual seria sua casa em Hogwarts?