Sobretudo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a principal porta de entrada para a faculdade. Então, se você pretende se tornar um universitário em breve, o friozinho na barriga bate só de ouvir essa sigla, não é mesmo?
Afinal, esse é um momento decisivo para sua jornada acadêmica e, consequentemente, profissional. A pressão por resultados positivos vem tanto de pais como de professores. Porém, lembre-se de não deixar sua saúde mental de lado durante o período.
Assim, trouxemos um compilado de informações sobre o Enem 2022 que você precisa estar por dentro antes e depois da prova. Anote, planeje-se (especialmente se essa for a sua primeira vez) e evite a ansiedade!
Em primeiro lugar, o Enem 2022 ocorrerá nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro. Em ambos os dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. O exame começa às 13h30.
Portanto, não deixe de conferir o local de prova com antecedência e organizar seu deslocamento. Você não quer se tornar meme por se atrasar igual estudantes em anos anteriores, certo?
Também vale relembrar que, fora a redação, as provas são objetivas e contam com 45 questões cada.
Confira as áreas do conhecimento e o tempo de prova de cada dia:
Áreas: Redação; Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas
Tempo de prova: 5h30 (término às 19h)
Áreas: Ciências da Natureza; e Matemática
Tempo de prova: 5h (término às 18h30)
Antes de mais nada, é possível utilizar a nota do Enem 2022 para se inscrever em vagas de universidades públicas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Então, fique atento(a): as inscrições do Sisu 2023 estarão abertas entre 15 e 18 de fevereiro. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 22 do mesmo mês.
E olha que bacana: até mesmo instituições de Portugal aceitam a nota do Enem! Confira a lista dos locais.
Nesse sentido, também há o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas. Além do mais, temos o Financiamento Estudantil (Fies). Dessa forma, é importante que você confira os editais de cada um desses programas e não deixe as oportunidades escaparem!
Por fim, caso você não zere a redação e atinja uma pontuação maior ou superior a 450 pontos nas provas objetivas, é possível se isentar do vestibular tradicional de algumas universidades privadas.
Existem outras alternativas de ingressar na faculdade! Com o CredIES, nossa solução de crédito educacional para ensino superior, você paga apenas uma parte da mensalidade enquanto estuda, e o resto depois de concluir o curso.
Sendo assim, temos as menores taxas do mercado e os juros remuneratórios são ZERO. O melhor? A nota do Enem não é exigida!
Acesse o Portal do Estudante e saiba mais!
Não! Pelo menos, não mais. Em 2017, as certificações para o ensino médio passaram a ser obtidas por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), bem como para o ensino fundamental.
Dessa maneira, o estudante que desejar concluir o ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos. Aos que desejam terminar o ensino médio, a idade mínima é 18 anos. O exame, geralmente, é aplicado em agosto. As inscrições para o Encceja são gratuitas.