in

ENEM 2021: relembre as datas e prepare-se!

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2021 já teve altos e baixos.

Para quem não se recorda, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza as provas, havia informado que a próxima edição só ocorreria em 2022. 

Em contrapartida, recentemente o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as provas ocorrerão ainda em 2021, mais precisamente em 21 e 28 de novembro.

Depois de confirmadas as datas mais importantes, outras informações também podem ser adicionadas ao seu calendário, caso você esteja se preparando para o Exame. 

A segunda mais importante delas é a data de inscrições, anota aí: elas já iniciaram e vão até o dia 14 de julho. Depois de inscrever-se, lembre que você também tem um prazo para pagar a taxa. Neste caso, é até o dia 19 do mesmo mês. 

Confira outros detalhes importantes:

  • Solicitação de atendimento especializado: até 14 de julho
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: de 19 a 23 de julho
  • Resultados sobre o atendimento especializado: 27 de julho
  • Resultado nome social: 30 de julho
  • Previsão de resultado das provas: janeiro ou fevereiro de 2022

Agora que você já sabe o cronograma completo, que tal algumas orientações para se preparar até o dia de testar seus conhecimentos? 

Elabore um cronograma realista

Nem precisamos comentar que você precisa estudar – e muito! Isso não é novidade. Porém, o ideal é que o seu planejamento de estudos seja realista, de acordo com o tempo e o possível até novembro. 

Revise bem as matérias que você já tem facilidade e se esforce nas mais difíceis. Ah, e não se esqueça de acrescentar, neste cronograma, um tempo para descanso e lazer. Afinal, você só se sairá bem no Enem se tiver saúde mental durante o ano inteiro!

Combinado?

Refaça provas anteriores

Ainda falando sobre os estudos até a prova, uma boa opção para se preparar é realizando simulados e refazendo edições passadas do Enem. Já experimentou?

Para ter acesso a esse material, você pode entrar no próprio Portal do Inep, que disponibiliza tanto as provas, quanto os gabaritos. Ainda na internet, outros sites também dão acesso às edições antigas, como o Guia do Estudante, por exemplo. 

Já falando especificamente de simulados, o Descomplica ou o Brasil Escola são portais excelentes para que você aplique seus conhecimentos. Aproveite!

Utilize resumos e mapas mentais

Resumos para estudo já são de praxe para quem está se preparando para o vestibular ou Enem, mas você já tentou utilizar mapas mentais? Eles podem ser extremamente úteis, na hora da prova, se sua memória for mais visual

Na internet você encontra vários sites que podem ajudar nesse processo, caso veja dificuldades em fazê-lo manualmente, o que também é uma opção. 

O MindMeister, por exemplo, é uma ótima ferramenta e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e até emojis. Já o Draw.io é preferível se você quiser armazenar mapas após criá-los, considerando que ele é conectado a uma nuvem. 

Escolha o que melhor se adequa a sua rotina!

E não se preocupe se não for bem…

Existem outras opções! A Fundacred, por exemplo, possui várias modalidades de crédito educacional para você investir nos estudos com tranquilidade financeira. 

Com o CredIES, por exemplo, você paga apenas uma parte das mensalidades da graduação enquanto estuda. O resto fica para depois da formatura! 
Acesse o Portal do Estudante e saiba mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

FIES e saúde mental: como manter o equilíbrio?

Em qual habilidade da Viúva Negra você mais se encaixa?