in

EJA: como funciona a Educação de Jovens e Adultos?

O EJA é um dos principais programas de ensino do Brasil e dá às pessoas uma nova oportunidade para que possam aprender mais e oferecer novas chances de aprenderem o que não conseguiram quando eram mais novas.

Infelizmente, vivemos em um país onde a educação é um dos setores com mais defasagem e falta de investimento. Isso prova que ainda há muito que precisa ser feito para que as crianças, jovens e adolescentes possam aprender com qualidade.

A pandemia do novo coronavírus veio para mostrar como o país precisa melhorar em alguns aspectos. Um dos principais é justamente a educação, o que define o futuro dos jovens do país.

Empregabilidade e estudos

Atualmente, para que uma pessoa consiga trabalhar em uma fabrica de paleteiras, por exemplo, independentemente de qual seja o cargo, o mínimo pedido pelos empreendedores é a finalização do ensino médio.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a exigir cada vez mais dos jovens e adolescentes. Entretanto, o Brasil também é um dos países com a maior taxa de evasão escolar, ou seja, a falta da presença contínua de alunos nas escolas. Dessa forma, a evasão afeta diretamente o desempenho e o processo de aprendizagem.

Muitos chegam à maioridade sem terminar o ensino básico e não conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho. Tal fator faz com que muitos comecem a trabalhar de maneira informal ou até mesmo entrem para o mundo do crime.

Cada aluno de uma escola, seja ela pública ou particular, tem a capacidade de ser uma autoridade dentro de uma empresa de placas de sinalização de trânsito, por exemplo. Todavia, é preciso do mínimo de educação para tal.

Pensando nisso, o Governo Federal criou um programa que promete ajudar jovens, adolescentes e até mesmo as pessoas mais velhas. Como? Recuperando o tempo perdido e voltarem a estudar de onde pararam.

E hoje iremos conhecer mais sobre esse programa, que já tem feito a diferença em todo o país. Ele tem entregado aos mais diversos tipos de pessoas uma nova oportunidade de estudar e de se qualificar para o mercado de trabalho.

Entenda o que é o EJA

EJA é a sigla para o programa Educação de Jovens e Adultos, que tem como objetivo abraçar jovens e pessoas já adultas. A ideia é oferecer uma nova oportunidade para aprender o que não tiveram tempo ou chance antes.

Nunca é tarde para aprender, e assim como uma pessoa consegue entender o processo realizado em uma fabrica de sacolas personalizadas em que começa a trabalhar, ela também pode entender as matérias da escola.

Tendo em vista o grande número de jovens e adolescentes que faltam às aulas com frequência e até mesmo aqueles que abandonam os estudos, o Governo Federal criou o programa para evitar esse tipo de problema.

Por mais que a rotina seja um tanto quanto cansativa para alguns, não há como negar que ela é essencial para a vida acadêmica e profissional de cada pessoa. Por isso, pensar em sair da escola ou faltar com frequência é algo que prejudicará o estudante.

O EJA é um programa que recebe jovens e adultos que tiveram que parar os estudos ou os abandonaram por alguma razão. Nesse sentido, ensina o necessário para finalizar tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio.

Assim como existem cursos e empresas que ensinam sobre moldura de madeira, existem escolas públicas e privadas que ajudam nesse processo. Logo, a pessoa aprende o básico que precisa para obter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Dessa maneira, podemos entender que o EJA surge com a proposta de ajudar jovens e adultos a retomarem os estudos de maneira acessível e gratuita, preparando-os para futuros extraordinários.

A importância do EJA nos dias atuais

O EJA se tornou extremamente importante nos últimos tempos. Por meio dele, muitas pessoas se recolocaram no mercado de trabalho. Tanto em uma empresa de atendimento quanto em supermercados e outros tipos de negócios.

Sem contar que o número de pessoas que conseguiram entrar em um curso de graduação após finalizar o EJA é enorme. Isso mostra que o programa não serve apenas para as pessoas aprenderem o que precisam, mas se preparar para o novo.

Não é à toa que muitos estudantes, após finalizar o EJA, abriram a própria empresa de maquete eletrônica. Algo que, para muitos parecia impossível, se tornou possível com a finalização do ensino básico.

Existem muitas pessoas que tiveram que parar de estudar quando jovens para trabalhar. A maioria delas fez isso para ajudar a pagar as contas em casa ou até mesmo garantir o sustento da família. Por isso, também não obtiveram boas oportunidades no mercado de trabalho.

O EJA surge como uma inovação, uma forma de fazer as pessoas mais velhas voltarem a estudar e completarem o ensino básico. Seja para abraçarem novas oportunidades de trabalho ou para se sentirem orgulhosas de si mesmas por finalizarem essa etapa.

Em suma, o EJA é extremamente importante para preparar pessoas para trabalharem tanto com um sistema de entregas rápidas quanto com computadores e máquinas que entreguem a elas mais oportunidades de trabalho e mais educação.

Objetivos do EJA

Agora que você já sabe o que é o EJA e a importância desse programa nos dias de hoje, chegou o momento de conferir alguns dos principais objetivos dele. Confira:

Preparar jovens para o mercado de trabalho 

O primeiro objetivo do EJA é preparar os jovens para o mercado de trabalho, visto que ainda são pessoas jovens e que conseguem abraçar ainda mais oportunidades.

Por isso, o EJA possui uma grande presença em escolas estaduais para incentivá-los a não abandonarem os estudos e, se isso vier a acontecer, eles já saberem onde recorrer.

Levar acessibilidade de educação

Nos dias de hoje, a acessibilidade é uma característica da geração. Por meio da internet, dá para encontrar desde janelas blindadas para casa até mesmo professores do EJA que ensinam a distância.

Com o EJA, a educação se tornou ainda mais acessível para as pessoas, permitindo que todas conseguissem ter a oportunidade de aprender. Aprendizado em uma escola presencial ou através do ensino online.

Oferecer oportunidade de estudos

Por fim, mas não menos importante, o EJA ainda oferece novas oportunidades de estudo e trabalho aos estudantes. A iniciativa permite que eles estejam prontos para abraçarem chances que poderão mudar suas vidas.

Esses são apenas alguns dos diversos objetivos do EJA, mas que já provam os motivos pelos quais o programa se tornou um dos melhores do país. Afinal, o foco é naquilo que faz a diferença em todo o mundo: a educação.

Saiba como funciona o EJA

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre o funcionamento desse programa, pois assim como um serviço de monitoramento de cameras 24 horas possui o seu devido funcionamento, o EJA também possui.

Pessoas que já passaram dos 18 anos podem recorrer ao EJA para aprender desde o ensino fundamental até o ensino médio. Para isso, basta encontrar uma escola acessível para você, ver os horários disponíveis e levar os devidos documentos para matrícula, que são:

  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Comprovante de endereço;
  • Fotos 3×4;
  • Histórico escolar, se tiver.

Com isso, você já irá conseguir dar início aos seus estudos novamente. Recupere o tempo pedido e investindo na sua educação e no seu preparo para uma vida melhor e com oportunidades mais justas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Síndrome do impostor: como combater?

Veja as profissões em alta para 2023