in ,

É possível cursar duas faculdades ao mesmo tempo?

Sobretudo, fazer um curso de faculdade já é um grande desafio para algumas pessoas. Nesse sentido, fazer duas faculdades ao mesmo tempo pode parecer um filme de terror para aqueles que já sofrem com apenas uma.

Sabemos que um curso de graduação no currículo é essencial para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre esse assunto.

Leia também: MBTI: que curso escolher de acordo com sua personalidade?

Ah, e se o seu desejo é cursar duas faculdades ao mesmo tempo, também iremos dar algumas dicas para ajudar você nesse processo e mostrar como essa decisão pode trazer ótimos resultados.

Spoiler: boa vontade e interesse genuínos são indispensáveis, mas também não dá para deixar sua saúde mental de lado!

Por que é interessante cursar duas faculdades juntas?

De antemão, é importante que entendamos o porquê é interessante cursar duas faculdades ao mesmo tempo. Afinal de contas, ninguém abraçaria esse grande desafio simplesmente porque quer, não é mesmo?

Mais à frente, iremos abordar algumas das vantagens dessa decisão mais a fundo. Porém, antes, é importante que entendamos a influência que um diploma de graduação possui no currículo de uma pessoa, principalmente dos mais jovens.

Seja o jovem que deseja trabalhar com a prestação de serviços elétricos em geral ou até mesmo como advogado, fazer um curso de faculdade é essencial para o seu desenvolvimento como profissional e para o seu reconhecimento no mercado.

Por outro lado, existem aqueles estudantes que sonham em ter o seu próprio negócio e trabalhar em duas áreas distintas ao mesmo tempo. É dessa ideia que surge o desejo de fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Cursos que se interligam

Acontece que a maioria dos estudantes que tomam essa atitude fazem isso com dois cursos que se interligam. Ou seja, que podem ser usados em paralelo para o melhor desenvolvimento profissional desse aluno. Segue abaixo alguns exemplos:

  • administração e moda;
  • marketing e publicidade;
  • jornalismo e direito;
  • medicina e engenharia;
  • letras e pedagogia;
  • psicologia e nutrição;
  • fisioterapia e medicina.

Conseguimos perceber que cada dupla possui semelhanças, não é mesmo? Afinal, existem pontos abordados em um curso que podem ser úteis para o outro.

Para o estudante que deseja abrir uma rede de empresas de projetos elétricos, por exemplo, fazer o curso de engenharia elétrica em paralelo ao de administração pode ser uma ótima opção para que ele já consiga abrir sua rede assim que se formar.

Neste cenário, fazer duas faculdades ao mesmo tempo pode ser muito interessante, pois o estudante conseguirá sair dos cursos apto a atuar em diferentes áreas. Isso é um ponto-chave para uma carreira de sucesso.

Claro que isso não exclui todo o esforço e os desafios que existem por detrás do processo. Só quem abraça a ideia de fazer duas faculdades ao mesmo tempo entende o quão difícil esse processo é e o tanto exige de cada estudante.

Entretanto, no fim das contas, vale a pena finalizar dois cursos e poder respirar com tranquilidade. A partir dessa formação, será possível construir a carreira que deseja, sendo em uma área específica ou unindo dois cursos em prol de algo novo.

Dicas para fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Seja para o aluno que deseja prestar uma consultoria fiscal com ênfase no ramo alimentício ou até mesmo para o psicólogo que deseja trabalhar na área criminal, existem algumas dicas que podem facilitar a rotina de quem estuda dois cursos ao mesmo tempo.

Sabemos bem que estudar é uma ação que requer muita energia, disposição e concentração por parte do aluno. Quando se trata de dois cursos de faculdade ao mesmo tempo, esse cenário pode ser ainda mais complicado.

Sendo assim, selecionamos algumas dicas que podem lhe ajudar a organizar melhor sua vida, rotina, mente e saúde para lidar com os grandes desafios que envolvem fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Confira:

Organize a sua rotina

A primeira delas, por mais óbvia que possa parecer, é justamente a organização da sua rotina, que deve ser bem divida entre as atividades de cada curso, os horários de cada aula e também outras funções.

Assim como o vendedor de lubrificante industrial precisa organizar bem a sua rotina para dar conta de tudo, o estudante deve organizar o que precisa fazer em cada dia e semana para que não se perca e não deixe nada passar batido.

Esteja dentro do seu orçamento

Existem alguns alunos que desejam abraçar o mundo com dois braços bem pequenos, mas isso é bem difícil. Por mais que o seu maior sonho seja fazer duas faculdades ao mesmo tempo, veja se isso está na sua condição financeira atual. Se optar pelo ensino privado e precisar de uma ajuda com as mensalidades, o CredIES está aí para isso!

Faculdade, mesmo se tratando de uma pública, é algo que exige investimento e dinheiro por parte do aluno, e mais de uma significa mais dinheiro da sua parte. Sendo assim, abrace esse desafio apenas com a certeza de que está dentro do seu orçamento do momento.

Saiba priorizar atividades

Muitas vezes, o estudante acredita firmemente que consegue dar conta de tudo, mas isso nem sempre é verdade. Somos seres humanos e precisamos de descanso, comida e momentos de tranquilidade. Cuidado para não ter um burnout!

Por isso, uma empresa de controle de acesso se preocupa em ajudar seus funcionários a priorizarem suas atividades, e é o mesmo que um estudante de dois cursos deve fazer: listar o que é mais urgente a ser feito e fazê-lo o quanto antes.

Separe tempo e energia para cada curso

Quando se decide fazer dois cursos de faculdade ao mesmo tempo, é normal que o aluno disponha toda a sua energia e disposição para resolver pendências de ambos os cursos na mesma hora, mas isso só irá lhe deixar mais cansado e confuso.

Sendo assim, o mais recomendado é que você separe um tempo na semana e energia para se dedicar às coisas de cada curso. Desse jeito, você tem certeza de que está dando o seu melhor em cada um deles e evitando esgotamento mental e físico.

Conte com uma rede de apoio

Por fim, mas não menos importante, contar com uma rede de apoio é sempre bom para ajudar a passar por essa fase tão delicada da melhor forma possível. Seja a sua família, seus amigos, sua comunidade, seus professores ou qualquer outra pessoa em que confie.

Assim como um bom serviço de hidrojateamento só acontece com um trabalho feito em grupo, saiba quando pedir ajuda e dizer que não está bem. Com certeza, haverão pessoas dispostas a ajudar com o que for preciso e estiver ao alcance delas.

Leia também: Estratégias para Melhorar a Aprendizagem Estudando em Casa

Vantagens de fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Agora que você já conhece algumas das dicas que servem justamente para lhe ajudar a lidar com a rotina insana que é fazer duas faculdades ao mesmo tempo, chegou o momento de conhecer algumas das vantagens que todo esse trabalho traz. Confira:

Mais oportunidades no mercado

A primeira delas, obviamente, é o aumento de oportunidades no mercado de trabalho, pois os donos de empresa já valorizam quem possui um diploma de graduação, então quem possui dois tem ainda mais chances de ser bem-visto no mercado.

Propriedade em diferentes assuntos

Além disso, você também se forma tendo prioridade em diferentes áreas, fazendo com que esteja apto para trabalhar em qualquer uma das duas e ministrar sobre ambos os assuntos, pois estudou cada um deles a fundo e sabe como proceder.

Otimização de tempo

Por fim, a otimização de tempo, pois assim você consegue dois diplomas de uma só vez, em um período que era para conseguir apenas um, fazendo com que você seja bem-visto por fornecedores de produtos químicos ou outras empresas da sua área de formação.

Essas são apenas algumas das diversas vantagens que você conquista ao realizar duas faculdades ao mesmo tempo. Mesmo sendo difícil, o processo vale a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Fundacred e Estúdio TPM pela saúde e o bem-estar

Enola Holmes e profissões para trabalhar com investigação