in ,

AmeiAmei

Como traçar metas nutricionais alcançáveis para 2023?

De antemão, o hábito de traçar uma lista de metas para alcançar durante o ano ainda perdura culturalmente. De certo modo, isso é algo muito interessante para o desenvolvimento pessoal e de nossa saúde. Porém, essas metas devem ser bem elaboradas e pensadas para que sejam alcançáveis e não um motivo de frustração.

Leia também: Nova parceria Fundacred: por uma alimentação mais saudável

Nesse contexto, dentro da nutrição, as metas mais comuns são: emagrecimento, aumento do volume muscular, redução de gordura abdominal, iniciar atividade física, beber mais água, comer mais frutas e vegetais, dentre outras. 

Percebe-se que nenhuma é específica, e esse é um dos erros ao elaborar as metas. Veja, agora, como melhorar sua lista de objetivos e realmente alcançá-los por meio de três dicas!

1. Tenha metas alcançáveis

Leve em consideração sua rotina, estilo de vida e capacidades momentâneas (você pode e vai evoluir ao longo do tempo), bem como seu biotipo e desejos. Não idealize o corpo de Instagram como o ideal ou o peso de alguma blogueira famosa. Encontre o seu ideal, o que você quer e consegue com as condições atuais. 

Ao decorrer do tempo, você vai ir conquistando e podendo modificar suas metas, mas comece com pequenos passos. Quem sabe, ao invés de querer sair bebendo 3 litros de água por dia, você não aumente a cada dia ou semanalmente 500ml? Suas metas precisam ser viáveis para que sejam sustentáveis.

2. Tenha metas específicas

Querer emagrecer é muito amplo. Quanto você quer emagrecer? Em quanto tempo? Como fará isso? O que vai precisar? Quando começa? Por que quer isso? 

Essas são perguntas simples, mas com um valor enorme para o seu resultado. Especifique o que você quer em cada meta e monte um planejamento.

3. Tenha um planejamento e paciência

O emagrecimento ou qualquer outra mudança nutricional em nosso corpo requer dedicação, tempo, cuidado e paciência. Não busque resultados rápidos: o seu corpo responde no tempo dele, não existe regra.

Então, com essas 3 dicas, você conseguirá ter uma boa lista de metas e um começo para buscá-las em 2023. Durante o processo, não esqueça de se manter bem hidratado, praticar atividade física, comer frutas, legumes e verduras diariamente e cuidar da qualidade do seu sono.

Texto escrito pela nutricionista Lilian Teixeira

 🔊 Prefere ouvir a ler? É só clicar no play!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Nova parceria Fundacred: por uma alimentação mais saudável

Excel: veja as vantagens de aprender sobre a ferramenta