in ,

Como estudar para o vestibular e trabalhar ao mesmo tempo?

Passar no vestibular é uma tarefa que requer muito estudo e dedicação. As provas costumam ser bem extensas, além de ter um nível de cobrança bem alto.

Se pensarmos no Enem, por exemplo, tudo se torna ainda mais complicado. Em dois dias, o estudante deverá resolver 180 questões, divididas em 4 áreas que englobam ainda mais matérias, além de fazer uma redação.

A preparação para essas provas é fundamental, mas, infelizmente, nem sempre contamos com os dias livres para nos dedicar. Então, como estudar para o vestibular e trabalhar ao mesmo tempo?

Se você trabalha e pretende estudar para o vestibular, é preciso se atentar em alguns pontos e otimizar seu dia, ainda mais se ainda estiver no ensino médio. Mesmo com uma rotina cansativa, o esforço é a única saída para quem quer se dar bem.

Neste texto iremos apresentar 12 dicas para você conciliar as coisas, conseguir trabalhar e fazer faculdade. Faça uma boa leitura e se prepare para as provas!

1. Crie uma rotina

Não tem como, se você pretende fazer várias coisas no seu dia, só será possível com muita organização. É preciso se programar para dar conta de tudo, sabendo em qual momento você irá desenvolver cada atividade.

Você deve colocar no papel o horário que você precisa para o trabalho e, então, checar o tempo que você poderá estudar. Só otimizando seu dia será viável respeitar suas responsabilidades e mandar bem no vestibular.

2. Estabeleça um plano de estudos

Se organizar é um realmente uma das maiores armas de quem pretende passar no vestibular, mas, além de preparar a rotina, é preciso montar também um plano de estudos. Uma prova de vestibular cobra um conteúdo extenso, geralmente de diversas disciplinas, sendo imprudente menosprezar alguma área.

Você deve programar quando verá cada matéria e, se possível, determinar o momento de estudar cada assunto. Dê mais tempo para as disciplinas que possui mais dificuldade, para no fim ir bem em todos os conteúdos.

3. Saiba suas prioridades

Se é o momento necessário para estudar e trabalhar, essas duas atividades devem vir antes de todas as outras. Demais ocupações podem ser mantidas, mas elas deverão se adaptar a sua nova rotina, que está focada no vestibular.

Cursos de idiomas, academia, televisão e cinema são ótimas atividades, mas elas podem ser reduzidas ou esperar um novo momento. Priorize seu trabalho e os estudos!

4. Fuja das distrações

Se o tempo é corrido, não dá pra desperdiçá-lo com besteiras. O sucesso dos estudos só se dá com foco, ainda mais para quem tem uma rotina apertada.

Se você se distrai muito, procure um lugar tranquilo, em que não tenha contato com outras pessoas. Além disso, tome muito cuidado com celular e notebook; a internet conta com um mundo à parte que pode nos deixar horas ali.

5. Organize seu espaço

Sempre que possível, estabeleça um ambiente organizado para se preparar para o vestibular. Mantenha tudo que você precisa para se estudar nesse espaço, pois assim você economiza tempo sem precisar procurar e buscar seus materiais.

É claro que, com uma rotina corrida, às vezes se torna complicado ter um lugar adaptado para os estudos. Para minimizar esse problema, aperfeiçoe o seu espaço em casa para ter o máximo de tranquilidade possível.

6. Faça a internet de aliada

Se as inúmeras opções com a internet podem ser um problema quanto às distrações, seu tamanho também pode se tornar um forte aliado. É preciso aprender a utilizar a web para maximizar os estudos, conhecendo as melhores ferramentas.

Além de ferramentas que podem otimizar seu tempo, como diversos aplicativos para planejamento, você pode investir também em outros conteúdos. Podcasts e vídeos são uma boa, ainda mais que podem ser ouvidos em diversos lugares e encontrados de graça.

7. Resolva provas antigas

No vestibular, não basta apenas saber a matéria que será cobrada. Para se destacar de verdade — e, óbvio, tirar uma boa nota — é preciso conhecer a prova.

A melhor forma de se preparar para uma prova é resolvendo as edições antigas. Deste modo, além de conhecer os conteúdos que são mais cobrados e a forma que o exame se apresenta, você ainda poderá se preparar para fazer o vestibular dentro do tempo delimitado.

8. Treine a redação

Com certeza, nos maiores vestibulares, a redação estará presente em sua prova. Ela é um importante critério de avaliação da escrita, interpretação e domínio da argumentação dos estudantes.

Se pensarmos no Enem, a redação se torna ainda mais importante. A confecção do seu texto vale 20% da nota, além de ser a prova mais fácil de ir bem. Vale ou não a pena focar nela?

9. Estude com os amigos

Em alguns momentos, a falta de companhia se torna o maior de todos os fatores desmotivadores, seja em qualquer atividade. Uma boa saída para se manter no plano de estudos é ter um grupo que acompanha sua rotina.

Se o seu horário é apertado, provavelmente o de seus colegas também será. Por isso, é fundamental procurar alternativas. Vocês podem combinar de estudar de noite e também no final de semana. A distância também não precisa ser um obstáculo, afinal, já nos habituamos com as reuniões virtuais.

10. Aproveite os minutos vazios

Com um dia corrido, cada minuto pode ser de grande ajuda. Seja nas pausas ou no deslocamento de um lugar para outro, estude sempre que possível. Invista em conteúdos em áudio e vídeo sempre que não puder se concentrar em um texto.

11. Tenha momentos de lazer

Por mais que sua prioridade seja o trabalho e os estudos, para conciliar as coisas, se torna necessário se distrair um pouco. O esforço não deve se tornar uma tortura, por isso, mantenha em seu dia algumas atividades que você faça por prazer.

12. Se motive

Não tem outra forma, sem realmente querer a aprovação no vestibular, você não irá se adaptar aos estudos junto com o trabalho. É fundamental estar motivado, pensar em como sua vida será com a tão sonhada aprovação. Para te ajudar, que tal ver fotos da universidade que você quer estudar? Ver relatos dos estudantes também é bem interessante. Além disso, conheça profissionais de sucesso e reacenda sempre que preciso a paixão pelo seu futuro curso.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
geraco_z_no_mercado_de_trabalho

O que a Geração Z preza no mercado de trabalho?

dicas_estudando_De_Casa

Estratégias para Melhorar a Aprendizagem Estudando em Casa