O Programa Universidade para Todos (Prouni), foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a cursarem o ensino superior. O programa conta com duas edições ao ano, em fevereiro e julho, não cobra taxa para fazer inscrição e já ajudou mais de 2 milhões de brasileiros a terem acesso ao ensino superior privado.
Todos os anos, desde então, são concedidas cerca de 250 mil bolsas pelo programa. Confira agora tudo que precisa saber sobre a bolsa do Prouni!
O Prouni oferece bolsas parciais (50%) e integrais para estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior privado, mas não têm condições de arcar com as mensalidades. Os beneficiários são escolhidos a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para participar da pré-seleção, além de atingir a pontuação mínima exigida no Enem mais recente, é obrigatório cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar. O resultado do exame deve ser de no mínimo 450 pontos na média das 5 (cinco) notas e a nota da redação não pode ser zero.
Importante: somente Instituições de Ensino reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do programa.
Além da comprovação de renda, como falaremos mais adiante, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições abaixo para obter uma Bolsa do Prouni
O Prouni oferece dois tipos de bolsas de estudo: integral e parcial. Na bolsa integral, o valor total da mensalidade é coberto, sem necessidade de qualquer pagamento. É direcionada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por membro da família.
Já na bolsa parcial, o desconto é de 50% no valor da mensalidade, ficando o restante a cargo do estudante. Essa modalidade é voltada para indivíduos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Aqueles que obtêm esse benefício têm a opção de explorar outras alternativas para cobrir o restante do valor, como o crédito educacional.
O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do programa. O período para se inscrever, em cada processo seletivo, é divulgado em Cronograma publicado em Edital.
Para saber a documentação necessária para inscrição e pré-seleção, acesse o site do Prouni.
A nota de corte do Enem determina a pontuação mínima para obter uma bolsa do Prouni. Quando há muitas pessoas concorrendo a mesma vaga, essa pontuação é estabelecida pelo último aprovado.
Os candidatos são classificados de acordo com suas notas e, para garantir a vaga, devem alcançar ou superar essa pontuação. Aqueles que passam da nota de corte avançam nas etapas do processo. Os demais vão para a lista de espera.
Há regras exigidas pelo programa que os estudantes devem se atentar durante todo o curso de graduação. Caso contrário, podem perder a bolsa do Prouni. Confira a seguir:
Quem é estudante Prouni precisa comparecer às aulas. Se faltar a mais de 25% das aulas por período, de acordo com a grade curricular, é considerado evasão escolar.
Mesmo quem possui bolsa integral ou parcial, a regra é a mesma: todos devem ter aprovação de, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas.
Caso um beneficiário da bolsa esteja matriculado em outra Instituição de Ensino, seja pública ou privada, o Governo Federal entende que essa pessoa não precisa do benefício.
Assim como todos os alunos, é preciso ficar atento às datas de matrícula e rematrícula. O bolsista que, por algum motivo, não conseguir cumprir com os prazos da instituição de ensino em questão, estará sujeito ao cancelamento da bolsa do Prouni
Sem dúvidas, uma bolsa de estudos é muito atrativa. No entanto, o processo é longo e só ocorre após o Enem. Para quem quer iniciar a faculdade o quanto antes, o crédito educacional é uma ótima opção: pode ser solicitado a qualquer momento do ano, já que não exige a nota do Enem.
A Fundacred, fundação de crédito estudantil sem fins lucrativos, está aqui para apoiar cada passo da sua jornada! Com o benefício, a mensalidade é dividida em dois momentos: uma parte durante o curso e o restante após o encerramento da sua jornada com a Instituição de Ensino. É sem juros remuneratórios e estudante negativado também pode solicitar!
Saiba como entrar na faculdade com crédito educacional: acesse o Portal da Fundacred!
O Prouni tem sido uma ferramenta vital na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando oportunidades para milhões de estudantes de baixa renda realizarem seus sonhos acadêmicos.
Para aqueles que buscam alternativas ou desejam iniciar seus estudos sem depender de períodos específicos de inscrição, o Crédito Educacional da Fundacred surge como uma opção flexível e acessível.